26 de mai. de 2011
Garagem dos sonhos: Morgan Aero 8
Influenciados por aquele post sobre carros feios que muita gente acha lindos (e vice-versa), temos uma questão de suma importância para o imaginário de nossos leitores. Trata-se do Morgan Aero 8, um dos melhores e ao mesmo tempo mais estranhos veículos esportivos já fabricados pelo bicho homem. A questão é: pode um carro de visual tão longe da unanimidade fazer parte de nossa Garagem dos Sonhos?
A Morgan é uma dessas empresas que você deveria admirar. Para todos os efeitos, ela é uma espécie em extinção, uma empresa que pesa igualmente a busca pelo lucro e a paixão de artesões e fãs. Quando o mundo ficou louco e abandonou tudo o que havia de tradicional, a Morgan insistiu, produzindo o curioso Morgan Plus 8, com estrutura da carroceria de madeira, um carro lendário por si só, reconhecido por seu comportamento e personalidade. Mas ainda que desenhos de meio século atrás atraiam um certo tipo de consumidor, todos acabam sentindo a sede de desbravar novas trilhas, e a Morgan decidiu reconstruir sua imagem com o Aero 8.
A história do Aero 8 é o típico exemplo de quando um grupo de tradicionalistas procuram novos caminhos, saindo de sua mentalidade fechada e reconsiderando o que poderiam fazer com o seu conhecimento. Semelhante a como todas as fabricantes começaram a fazer duas décadas atrás, a Morgan começou a usar computadores. Não só usaram computadores, como usaram direito. A estrutura da carroceria é construída com alumínio em conjunto com o freixo e coberto com alumínio.
Já que seu tradicional fornecedor de motores, a Rover, seguia ladeira abaixo, um novo motor se tornou necessário para garantir o desempenho do carro. Há uma citação atribuída a um engenheiro da BMW que, ao ver o protótipo pela primeira vez, comentou “finalmente, um carro à altura de meu motor” e assim foi feito. O coração do Aero 8 é um V8 4.4 fornecido pela BMW que desenvolve robustos 330 cavalos, e considerando que o carro pesa 1133 quilos, a potência é positivamente estupenda. Toda essa força é aproveitada por uma suspensão que mais lembra a de um carro de corrida, e é completamente independente com molas e amortecedores montados inboard por toda a parte.
Nós poderíamos continuar falando sobre como este carro percorre traçados rápido o bastante para bater a maioria dos concorrentes em ou acima de sua faixa de preço, como ele abocanha curvas como um pequeno pit Bull, ou como o interior é banhado por vacas e aço… Todas estas coisas certamente são motivos para admiração, mas o óbvio é óbvio – ele é vesgo. Você até poderia imaginar que a imprensa britânica faria um carnaval quando o carro estreou no Salão de Genebra do ano 2000, mas não foi bem o que aconteceu.
O Daily Telegraph de Londres o chamou de “estupendamente feio”. Não poderíamos concordar e discordar mais a respeito. O Aero 8 é feio, mas é feio porque pode – ele veste sua lataria com uma pompa que somente um carro estupendamente feio com uma herança estupendamente incrível e desempenho estupendamente impressionante poderia. O mundo é um lugar chato quando tudo se parece com uma Ferrari ou um Porsche. Pilote um desses e você saberá que não está seguindo a manada. Não só este carro ri da estética moderna dos carros, como esmaga noções do que deveria ser um esportivo.
O Morgan Aero 8 é uma interpretação moderna de tudo o que há de bom e puro no automóvel. É um testamento de 4,1 metros à ideia de que carros não precisam fazer sentido ou serem belos para serem espetaculares. O Aero 8 é o único carro que você pode comprar zero que faz você procurar por aqueles óculos para dirigir quando a capota está recolhida, e é por isso que o queremos na Garagem dos Sonhos.
E a propósito, se não for pedir muito, queremos outro produto Morgan nela também: o sensacional 3-Wheeler.
Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário