25 de mai. de 2011

Dez belíssimos carros feios (ou vice-versa)


Alguns carros são tão feios que depois de um tempo você passa a encará-los de outro jeito e aprende a gostar deles. Outros têm um propósito tão específico que passam a ser bonitos por sua função. Aqui estão os feios mais bonitos escolhidos por vocês.

Pagani Zonda

Por que é um feio bonito?  Ele é um conjunto de formas e ângulos bizarros que o tornam bem esquisito aos olhos, como o aerofólio bipartido e o cockpit deslocado para a frente. Mas tudo fica belíssimo em seu propósito. Se você quer curtir um supercarro sem cair no óbvio e não abre mão de um diferencial estético, o Zonda é o seu carro.

Bugatti Veyron
Por que é um feio bonito? Ok, ok. Eu sei. “Você não pode colocar o Veyron aí. Ele é muito rápido/potente/importante/tecnologicamente avançado/etc/bla-bla-bla”. Nada disso. Ele parece um besouro. É um carro de cócoras. É gorducho demais para se autoproclamar “esportivo” e certamente algumas combinações de cores pra lá de duvidosas não ajudam em nada. Mas nós daríamos um rim para dirigi-lo.

Fiat Coupe
Por que é um feio bonito? A combinação de cortes aleatórios, as linhas diagonais forçadas, uma traseira quadrada e dianteira com cara de peixe do Fiat Coupé certamente não venceria nenhum concurso de beleza. Mas quando seus elementos feiosos se juntam em um todo, ele começa a ficar aceitável. Hmm… um carro com traços aleatórios que quase funciona, exceto pela traseira. Quem poderia ter projetado algo assim? Chris Bangle.

TVR Sagaris
Por que é um feio bonito? A boa notícia: se você tiver uma súbita vontade de comer queijo gratinado durante uma viagem, o capô do Sagaris serve perfeitamente. A má notícia é que o carro é feio. Ele é irregular onde não deve ser, o spoiler traseiro parece frágil demais para ser funcional e eu não imagino quem achou que aquelas pontas de escape viradas para o lado seriam uma boa ideia, porque elas parecem um piercing que deu errado. Mas, se você ver este carro em ação, se você ouvir este carro, será impossível não desejá-lo.

Lotus Europa
Por que é um feio bonito?  Mesmo depois de 45 anos, o mundo ainda não é capaz de compreender as estranhas linhas da metade traseira do Europa. Apenas aceitamos este desenho porque trata-se de um Lotus. Um Lotus que sintetiza a eterna filosofia de Colin Champan: simplifique, adicione leveza e faça-o correr como nunca. Maravilhosamente simples e leve.

Jaguar XJS
Por que é um feio bonito? Qualquer Jaguar pareceria feio depois do E-Type – que é uma espécie de Monica Belucci em forma de carro – mas no caso do XJS há um estilo realmente “peculiar”. Contudo, o V12 sob o capô e sua vocação para grand tourer fazem dele um legítimo carro para cavalheiros, e suas linhas distintas e conservadoras podem não ser belas, mas são inegavelmente elegantes. E Tom Walkinshaw teve a manha de transformá-lo em um baita carro de corrida.

Citroën C4 VTR/VTS
Por que é um feio bonito? Clássico exemplo do design “ame ou odeie”. De cara você estranha a traseira incomum e ousada. Com o tempo você vai se acostumando com aquilo até perceber que essa excentricidade flui naturalmente em um Citroën, e lembra que foi ela que fez todos os Citroëns do passado tão belos e marcantes.

Fiat Dobló
Por que é um feio bonito? Difícil imaginar o que os designers da Fiat tinham em mente quando traçaram as formas da carroceria do Dobló. Da dianteira cortada ao meio por um friso à traseira absolutamente quadrada (e às vezes com uma roda pendurada), cada traço dessa van parece ter sido feito sem pensar no atrativo estético. Mas ela tem uma beleza interior: espaço enorme e incrível facilidade de acesso. E o visual é tão diferente que se torna destaque simpático nas ruas – além de ser bem menos repugnante que o Fiat Multipla.

Alfa Romeo Spider
Por que é um feio bonito? Da mesma forma que o Fiat Coupe, este Alfa é uma mistura de traços retos, curvos, vincos diagonais, dianteira arredondada como a testa de um careca e traseira quadrada com a lanterna mais sem graça da história da Itália. Mas ele é um Alfa Romeo, é conversível, tem um V6 que soa como um Alfa Romeo e foi o último dos verdadeiros Alfas, antes da adoção dos motores V6 de origem GM.

Lamborghini Espada
Por que é um feio bonito? Ele tem o mesmo tipo de corcunda que deforma o Porsche Panamera, o que faz com que pareça um alongamento mal feito do Urraco. Mas estamos na Itália de 1968 e suas duas filhas querem conhecer a França nas férias. Coloque a família no Espada e viaje pela Europa embalado pelo mesmo V12 do seu Miura para descobrir que a beleza dos carros também está no que eles nos proporcionam. Quer mais uma justificativa? Trata-se de um autêntico Lambo. Ponto final.

Toyota AE86
Por que é um feio bonito? O projetista deste Toyota tinha alguma fixação por quinas, vincos e linhas retas. Com a óbvia exceção das rodas e volante, não há um mísero traço curvo em todo o AE86. Talvez isso tenha ajudado a manter o equilíbrio do carro, que tem a distribuição de peso ideal em cada eixo (50/50). Com 130 cv para girar as rodas traseiras e mover seus 900 kg, o AE86 fez bonito nas pistas e nas curvas japonesas (e nos games) e acabou tornando-se um dos reis do drift.

Fonte:jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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