Ferrari anunciou que testou vários componentes no treino desta sexta-feira Foto: AFP |
"Estamos cientes do uso da asa traseira pela Ferrari e estamos discutindo isso com a equipe", disse Whiting, antes do GP da Espanha do fim de semana.
Quando questionado se o espanhol Fernando Alonso ou o brasileiro Felipe Massa poderiam usar a asa para o treino livre e o classificatório, Whiting disse: "Isto vai depender do que decidirmos hoje. É uma maneira muito inteligente de interpretar as regras e nós precisamos decidir se é uma boa maneira de interpretar as regras".
Whiting, que raramente dá entrevistas para a imprensa, explicou que a questão é uma possível contravenção do artigo 3.10.3 das regulamentações técnicas que determinam as especificações da asa.
"Há dispositivos que são normalmente apenas verticais, dois deles tipicamente em cada asa, que mantêm a distância constante entre os perfis", disse. "Estes separadores não podem estar mais do que 200 mm de distância um do outro... É uma interpretação alternativa das regras e estamos discutindo".
Whiting também defendeu a decisão da FIA de permitir que as equipes usem a asa traseira móvel no GP de Mônaco da próxima semana, apesar das preocupações em relação à segurança levantadas por alguns pilotos para o circuito de rua estreito e cheio de curvas.
"Eu falei com os pilotos algumas vezes sobre isso e ficou claro que a maioria deles preferia não usá-la em Mônaco", disse. "Não estamos esperando que ocorra um acidente, mas não há evidências para apoiar a teoria de que vai ser perigoso", acrescentou.
O diretor técnico assistente da Ferrari, Pat Fry, disse que a equipe italiana testou vários novos componentes no treino da sexta-feira, incluindo "novos conceitos aerodinâmicos".
O bicampeão mundial Alonso é a principal atração para a torcida na corrida em seu país, e chegou à Espanha com energia renovada depois do seu primeiro pódio da temporada na Turquia.
Fonte: terra.com.br
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