Falha em sensores pode acionar airbags laterais sem necessidade. Chamado envolve modelos RAV4 e Highlander.
Toyota RAV4 2008 (Foto: Divulgação |
Segundo a montadora japonesa, uma falha nos sensores pode fazer com que os airbags inflem arbitrariamente, embora isso não os impeça de encher em caso de colisão. A montadora diz que a abertura desnecessária dos airbags só aconteceria no caso raro de os dois sensores do sistema falharem ao mesmo tempo. Se houvesse problema em apenas um deles, a luz de alerta se acenderia. A fabricante diz que descobriu a falha em 2007 e, após encontrar a razão, corrigiu o defeito a partir de 2008.
Este é o terceiro grande recall da Toyota no ano. Em janeiro, foram convocados quase 2 milhões de veículos da marca no mundo por causa do risco de vazamento de combustível. O recall envolveu dezesseis modelos fabricados entre maio de 2000 e outubro de 200, incluindo a marca Lexus, vendidos no Japão, América do Norte, Alemanha, Rússia e Nova Zelândia.
Em fevereiro, a montadora chamou 2 milhões de veículos nos EUA na finalizar a verificação do tapete do lado do motorista, que poderia prender o pedal do acelerador. O mesmo defeito já havia provocado chamados desde 2009, inclusive no Brasil, num total de 12 milhões de convocações naquele ano. A montadora pagou mais de US$ 30 milhões em multa para pôr fim à acusação de que não teria demorado para corrigir o problema.
No mesmo mês, o Corolla foi alvo de novo recall no Brasil, atingindo 145,4 mil unidades. Desta vez o motivo foi um problema na mangueira do sistema de partida a frio, que poderia ocasionar vazamento de gasolina.
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros
Nenhum comentário:
Postar um comentário