2 de abr. de 2011

Qual Comprar? Kia Cerato em questão


Quero comprar um hatch médio automático e estou em dúvida entre três carros. Como Focus e i30 são de quatro marchas, meu favorito é o Cerato hatch seis marchas. Em segundo lugar penso no Focus, pelo conforto e custos pós-venda. A previsão de lançamento do Cerato era entre o fim de 2010 e primeiro trimestre de 2011. No Salão do Automóvel o carro foi destaque, e fizeram diversas reportagens e testes. Mas daquela época para cá não escreveram mais sobre ele. Afinal, o lançamento do Cerato foi adiado? O seguro dele dever ser caro ou na média dos outros (imagino que seja similar ao seguro do i30)? Vale a pena comprar esse carro recém-lançado, por causa do preço de lançamento e por ser só a gasolina? Ou espero lançarem a versão flex, que vai demorar ainda mais?
Iuri Lima
Temos um Kia Cerato e.213, que era a versão top manual na época. Se considerarmos os 4,53 metros do Cerato, percebemos que ele é um sedã médio, porém em vários sites automotivos ele raramente é considerado como uma opção no segmento. Civic e Corolla são de fato campeões de venda, mas o Cerato conseguiu por alguns meses manter a 3ª colocação, de acordo com a própria Autoesporte. Hoje o carro perdeu o seu charme do custo-benefício, devido principalmente a chegada de novos concorrentes como o Fluence e 408, mais bem equipados e por menos de R$ 60 mil.
Onde o Cerato peca? Na falta de um motor mais potente? Fico triste ao perceber que pagando menos do que paguei pelo Cerato (R$ 64.000 com bancos de couro) compra-se um carro mais equipado e potente, embora considere que no quesito visual o carro da Kia seja imbatível. Não me arrependo da escolha, pois adoro o carro, mas gostaria de saber: vocês concordam que para ganhar espaço nos comparativos a Kia deveria trazer um Cerato mais bem equipado, com botão de partida, teto solar e o motor 2.0 do Koup?
Uma alternativa para a Kia seria trazer o Optima na versão básica, com um preço atraente posicionado entre o das versões intermediárias e tops do Civic, Corolla, Fluence, entre outros.

Leandro Rodrigues Lien
A promessa de lançar o Cerato hatch em março foi por água abaixo. A importação está suspensa por enquanto, mas há possibilidade de que o carro venha em 2012. Daí, já daria tempo para vir com o motor 1.6 flex que está previsto para a versão sedã no segundo semestre deste ano. Segundo a Kia, a demanda pelo hatch está muito elevada no mercado internacional e, além disso, ele teria de dividir espaço no volume do sedã. Ou seja, para vender o hatch, a marca teria de sacrificar as vendas do sedã. Portanto, Iuri, melhor você levar o Focus ou o i30 do que ficar na espera pelo Cerato.
Quanto à questão do Leandro, o presidente da Kia no Brasil, José Luiz Gandini, já disse à Autoesporte que pretende trazer uma versão mais completa do Cerato, com o motor 2.0 16V de 156 cv do Koup. É justamente para fortalecer a imagem do sedã, hoje mais ligada aos modelos de entrada. A versão 2.0 viria para ficar entre o Cerato 1.6 e o Optima, que teve o lançamento postergado para outubro. Para não brigar com o Cerato 2.0, o Optima só estará disponível no Brasil com motor 2.4 – no exterior também há um modelo 2.0.


Fonte: blogdaautoesporte
Disponível no(a):http://colunas.autoesporte.globo.com/blogdaautoesporte/

Nenhum comentário: