25 de abr. de 2011

Passamos três dias numa pista de testes sobre um lago congelado

Descobrimos como são desenvolvidos o ABS e os controles de tração e estabilidade

Carlos Guimarães, de Arjeplog
Fiat
Você já imaginou como são desenvolvidos alguns sistemas eletrônicos de segurança, como o ABS dos freios e o controle de estabilidade (ESP)? Para responder a essa pergunta, fomos até a pequena cidade de Arjeplog, no norte da Suécia, quase na linha do circulo polar ártico. Lá, entre novembro e março, os vários lagos da região se congelam, e alguns deles se transformam em pistas de testes com coeficiente de atrito de 0,08 – dez vezes menor que o encontrado em asfalto seco! Cenário ideal para desenvolver os dispositivos que podem salvar vidas no mundo inteiro.

Sobre a camada de gelo com um metro de espessura, as pistas levam cerca de um mês para serem montadas. Uma delas conta com traçado em forma de círculo e dois tipos de piso: com flocos de neve e gelo polido para desenvolver não apenas o controle de estabilidade, mas também o de tração. Outra simula uma estrada sinuosa e uma terceira tem inclinações de até 20%. Antes de acelerar, é preciso calçar todos os carros com pneus especiais. Alguns tipos contam com ranhuras nos gomos para ficarem cheias de neve e aumentar a aderência (já que, segundo os engenheiros, o contato com materiais iguais gera mais atrito) e outros ainda vêm com pequenos pinos embutidos na banda de rodagem.

Fiat
Depois de nos preparar para um frio de 22 graus negativos (aliás, tivemos sorte, já que alguns dias antes os termômetros chegaram a marcar menos 30° C), fizemos manobras a bordo de vários modelos da Fiat e da Alfa Romeo, sempre orientado pelos engenheiros que passam meses por ano desenvolvendo uma série de equipamentos. Após algumas voltas, ficou claro por que uma boa parte dos campeões mundiais de rali nasceu na região da Escandinávia.
Estabilizando o velocímetro nos 80 km/h, e com os controles eletrônicos desligados, basta um movimento um pouco mais brusco no volante para o carro começar a dançar no gelo. Se a tração for dianteira e a traseira que estiver saindo de controle, basta acelerar um pouco e, ao mesmo tempo, dar um quarto de volta no volante para o lado que estiver perdendo aderência. Com a prática, você aprende a manter o carro sob controle e, principalmente, percebe a falta que fazem os sistemas eletrônicos.

Fiat
SEGREDOS GELADINHOS
Arjeplog também é conhecida como o paraíso dos fotógrafos de segredos. Com várias fabricantes desenvolvendo novidades, fica fácil encontrar modelos em testes. Andando pela cidade, foi possível fotografar um utilitário esportivo compacto da coreana SsangYong rodando disfarçado.
Fiat

Além dele, durante os três dias em que ficamos por lá, consegui identificar outros modelos camuflados, como o novo Porsche 911, que abastecia em um dos postos que vendem até E85 (mistura de 15% de gasolina e 85% de etanol).
Outros carros também foram vistos, como Chevrolet Aveo e o novo Saab 9-4X, que está na lista da marca sueca para ser vendido no mercado brasileiro.
Fonte:revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

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