Vitória do inglês da McLaren é consolidada a seis voltas do fim. Com tática ousada, Massa faz boa corrida, supera Alonso novamente e chega em sexto
Parecia que o GP da China seria um filme de terror para Lewis Hamilton. Afinal, seu carro teve um problema de vazamento de combustível a poucos minutos da largada e o inglês quase teve de partir dos boxes. Só que os mecânicos da McLaren conseguiram sanar o problema já no grid e ele pôde largar. Após uma corrida inteligente com a tática de três paradas, Hamilton superou Sebastian Vettel a seis voltas do fim, quebrou a hegemonia do alemão na Fórmula 1 e venceu em Xangai. O líder do campeonato, que sofreu com problemas no Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers), foi o segundo com a RBR. Após prova de recuperação, Mark Webber completou o pódio.
A corrida
O GP da China já começou de forma diferente antes mesmo da largada. Com um vazamento de combustível em seu carro, Hamilton ficou ameaçado de precisar largar dos boxes. Os mecânicos e engenheiros trabalharam freneticamente para resolver o problema e o liberaram a 30 segundos do fechamento dos boxes. Finalmente, já no grid, a falha foi sanada antes da volta de apresentação.
Na largada, com sol e temperatura de 22ºC, Vettel teve problemas no acionamento do Kers e acabou superado pelos dois carros da McLaren, com Button em primeiro e Hamilton em segundo. Rosberg se manteve em quarto e Massa assumiu a quinta posição, superando mais uma vez o companheiro Alonso na largada, assim como aconteceu nos GPs da Austrália e da Malásia.
O primeiro trecho da corrida teve Button, Hamilton e Vettel disputando a primeira posição separados por menos de dois segundos. Um pouco mais atrás, Rosberg segurava o ritmo das duas Ferrari, com Massa à frente de Alonso. Enquanto isso, Webber, que havia largado na 18ª posição, estava começando sua recuperação e assumiu o 15º posto na quinta volta ao superar Barrichello.
A primeira rodada de pit stops começou na décima volta. Rosberg acabou parando cedo, na 13ª, mas o trabalho rápido da Mercedes acabaria lhe dando a liderança após os trabalhos de boxes. O alemão ficou à frente de Vettel, o segundo; Massa, o terceiro; Button, o quarto; e Hamilton, o quinto. Alonso demorou um pouco em seu pit stop e perdeu posições, indo para trás de Schumacher.
A corrida ficou mais animada após a primeira rodada de pit stops. Vettel, Massa e Alonso acabaram apostando em uma arriscada tática de duas paradas, enquanto os rivais partiram para três. Enquanto Hamilton, Button e Rosberg entravam nos boxes pela segunda vez para colocar os macios, o piloto da RBR e a dupla da Ferrari se mantinha na pista, nas três primeiras posições.
Com a segunda parada já feita, Rosberg começou a se aproximar de Alonso e assumiu a terceira posição na 29ª. O espanhol começou a perder desempenho e acabou superado rapidamente por Button e Hamilton. Na frente, Vettel fez novo pit stop na 31ª, duas antes do espanhol da Ferrari e três antes de Massa. Os três voltariam para as primeiras posições a partir da 38ª volta, quando a janela de parada da tática de três pit stops foi aberta e a dupla da McLaren entrou.
Vettel em primeiro e Massa em segundo começaram a perder rendimento em relação a Hamilton e Button. O brasileiro até tentou brigar contra o campeão de 2008, mas acabou sendo ultrapassado com facilidade. A história se repetiu com Button, Rosberg e Webber. Ele caiu para a sexta posição, à frente de Alonso, que também sofria com o desempenho dos pneus duros.
Na frente, Vettel começou a ser ameaçado por Hamilton e segurou a posição por algumas voltas. Mas o alemão não resistiu à pressão e acabou cedendo a ponta na 52ª volta da corrida. O inglês abriu rapidamente 5s2 e caminhou com tranquilidade para a vitória. Vettel chegou em segundo e Webber, em terceiro, após uma bela corrida de recuperação e de passar Button na penúltima volta.
O GP da China já começou de forma diferente antes mesmo da largada. Com um vazamento de combustível em seu carro, Hamilton ficou ameaçado de precisar largar dos boxes. Os mecânicos e engenheiros trabalharam freneticamente para resolver o problema e o liberaram a 30 segundos do fechamento dos boxes. Finalmente, já no grid, a falha foi sanada antes da volta de apresentação.
Na largada, com sol e temperatura de 22ºC, Vettel teve problemas no acionamento do Kers e acabou superado pelos dois carros da McLaren, com Button em primeiro e Hamilton em segundo. Rosberg se manteve em quarto e Massa assumiu a quinta posição, superando mais uma vez o companheiro Alonso na largada, assim como aconteceu nos GPs da Austrália e da Malásia.
O primeiro trecho da corrida teve Button, Hamilton e Vettel disputando a primeira posição separados por menos de dois segundos. Um pouco mais atrás, Rosberg segurava o ritmo das duas Ferrari, com Massa à frente de Alonso. Enquanto isso, Webber, que havia largado na 18ª posição, estava começando sua recuperação e assumiu o 15º posto na quinta volta ao superar Barrichello.
A primeira rodada de pit stops começou na décima volta. Rosberg acabou parando cedo, na 13ª, mas o trabalho rápido da Mercedes acabaria lhe dando a liderança após os trabalhos de boxes. O alemão ficou à frente de Vettel, o segundo; Massa, o terceiro; Button, o quarto; e Hamilton, o quinto. Alonso demorou um pouco em seu pit stop e perdeu posições, indo para trás de Schumacher.
A corrida ficou mais animada após a primeira rodada de pit stops. Vettel, Massa e Alonso acabaram apostando em uma arriscada tática de duas paradas, enquanto os rivais partiram para três. Enquanto Hamilton, Button e Rosberg entravam nos boxes pela segunda vez para colocar os macios, o piloto da RBR e a dupla da Ferrari se mantinha na pista, nas três primeiras posições.
Com a segunda parada já feita, Rosberg começou a se aproximar de Alonso e assumiu a terceira posição na 29ª. O espanhol começou a perder desempenho e acabou superado rapidamente por Button e Hamilton. Na frente, Vettel fez novo pit stop na 31ª, duas antes do espanhol da Ferrari e três antes de Massa. Os três voltariam para as primeiras posições a partir da 38ª volta, quando a janela de parada da tática de três pit stops foi aberta e a dupla da McLaren entrou.
Vettel em primeiro e Massa em segundo começaram a perder rendimento em relação a Hamilton e Button. O brasileiro até tentou brigar contra o campeão de 2008, mas acabou sendo ultrapassado com facilidade. A história se repetiu com Button, Rosberg e Webber. Ele caiu para a sexta posição, à frente de Alonso, que também sofria com o desempenho dos pneus duros.
Na frente, Vettel começou a ser ameaçado por Hamilton e segurou a posição por algumas voltas. Mas o alemão não resistiu à pressão e acabou cedendo a ponta na 52ª volta da corrida. O inglês abriu rapidamente 5s2 e caminhou com tranquilidade para a vitória. Vettel chegou em segundo e Webber, em terceiro, após uma bela corrida de recuperação e de passar Button na penúltima volta.
Fonte: GLOBOESPORTE
Disponível no(a):GLOBOESPORTE.COM Xangai, China
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