15 de abr. de 2011

Domínio em mais um capítulo Por Rafael Lopes


Sebastian Vettel voa nos treinos livres para o GP da China
A sexta-feira de treinos livres para o GP da China continuou com um velho conhecido na primeira posição após as duas sessões. Com um domínio impressionante, Sebastian Vettel foi o mais rápido pela manhã e à tarde, deixando poucas chances para seus adversários, principalmente as McLarens, já que Mark Webber, seu companheiro na RBR foi apenas o décimo colocado do dia e esteve longe de ameaçar o alemão, atual campeão do mundo. Ainda é cedo, foram apenas os primeiros treinos livres. Mas será difícil tirar a vitória da equipe austríaca e de Vettel neste fim de semana. Mais um capítulo da supremacia do alemão neste início de 2011.

Apesar da vantagem não ter sido tão grande – 169 milésimos – vale lembrar que a RBR nao forçou muito no segundo treino e andou com os pneus macios com o tanque cheio. Por isso, a diferença para as McLarens de Lewis Hamilton e de Jenson Button, terceiro e quarto, respectivamente, ficou aquém do esperado. No primeiro treino, por exemplo, Vettel ficou mais de 2s1 à frente da dupla da equipe inglesa. Apesar do crescimento das rivais, a RBR ainda reina absoluta na temporada. Acho que só veremos outro quadro se a tão esperada chuva – que deu um alarme falso na Malásia – resolver aparecer no treino classificatório ou na corrida.
Por outro lado, a Ferrari continua naquele mesmo atoleiro demonstrado desde a primeira corrida. As atualizações não surtiram muito efeito nesta sexta-feira e, de quebra, Fernando Alonso ainda perdeu quase toda a segunda sessão por causa de um problema hidráulico. Como se não bastasse, o espanhol ainda não pôde usar a asa traseira móvel (Drag Reduction System, DRS, no inglês) por causa de uma falha no carro. A equipe italiana só liberou o bicampeão no fim da sessão e ele acabou em 14º, oito posições atrás de Felipe Massa, seu companheiro, o sexto colocado. A fase do time vermelho realmente não é das melhores.
Nick Heidfeld bate no treino livre em Xangai
Quem parece estar bem na China é a Mercedes, que andou bem na segunda sessão com Nico Rosberg e Michael Schumacher, quarto e quinto, respectivamente. Tudo bem que são apenas os treinos livres de sexta, mas já é uma evolução em relação às primeiras corrida do ano, onde o W02 teve um problema grave com a asa móvel. A Renault-Lotus também andou bem, apesar das barbeiragens de Nick Heidfeld. O “Quick Nick” saiu duas vezes da pista e acertou a barreira de pneus, quebrando duas asas dianteiras. Além do prejuízo, ele perdeu muito tempo de pista. Vitaly Petrov, por sua vez, foi mais discreto e andou mais.
E ainda tem a Williams… A equipe inglesa continua vivendo um inferno astral neste início de temporada. Nem a estreia do novo sistema de escapamento, similar ao lançado pela RBR, ajudou o desempenho do carro. Segundo Rubens Barrichello, o carro não melhorou e o time vai estudar até o terceiro treino livre se vai usar a novidade na corrida. Já Pastor Maldonado (ou “Maldanado”, segundo as más línguas) fez o normal para ele: rodou na primeira sessão e ficou preso na zebra. Mais uma trapalhada para o currículo do venezuelano, que já está cheio de marcas como essa mesmo com apenas duas corridas disputadas em sua carreira na F-1.
Para encerrar vale destacar a estreia do baiano Luiz Razia em treinos livres na Fórmula 1. Ele não deu muita sorte por causa da quebra da suspensão de sua Lotus, mas andou bem até o problema. Tomara que a equipe lhe dê mais chances ao longo da temporada. Quanto à pole, ainda acho que Sebastian Vettel será o dono dela, assim como apostaria nele para a vitória. Quero ver o que a McLaren pode fazer em condições de corrida na China, mas ainda acho que ficará um pouco distante da RBR, como vimos na Austrália e na Malásia. Renault-Lotus e Ferrari vão lutar muito para conseguir uma vaguinha no pódio neste fim de semana.

Fonte: voandobaixo
Disponível no(a):http://globoesporte.globo.com/platb/voandobaixo/

Nenhum comentário: