Sedã chega em agosto com novo motor 1.8 Ecotec e vai enfrentar os líderes Corolla e Civic
Ricardo Sant'Anna, de Buenos Aires
Cruze foi projetado pela Chevrolet na Coreia e tem a dura missão de bater os também os asiáticos Corolla e Civic |
A missão do Cruze será ocupar o lugar do Vectra no portfólio da GM – embora esse talvez sobreviva em versão básica, voltada para o mercado de frotistas. Além de um projeto inteiramente novo em termos de plataforma e carroceria, o consumidor brasileiro será brindado com (enfim!) um moderno motor Ecotec 1.8 16V. Ninguém ficará com saudade do "cansado" 2.0 8V do Vectra, com seus 140 cv. A potência do novo motor é de 141 cv a 6.300 rpm, na versão a gasolina. Mas no Brasil ele será flex, o que deve elevar esse número para 148 cv com etanol.
Design com linhas arrojadas é marca registrada dos coreanos |
A direção hidráulica tem respostas rápidas, com sensibilidade na medida certa para trocas de faixa em rodovias ou manobras em vagas apertadas. É guiando o Cruze que se tem a certeza de estar a bordo de um coreano: confortável e sóbrio, sem uma grande usina sob o capô e com bons requisitos de segurança. Traz freios ABS de série e até controle de tração na versão topo de linha. Olhando para ele, é ainda mais fácil notar o DNA oriental. A frente é intimidadora, sem perder um quê de Chevrolet, graças à grade com barra central típica da marca. Embora menor, ele lembra a atual geração do Honda Accord.
Cruze posa no bairro de La Boca e também na charmosa região de Puerto Madero. Modelo chama atenção na Argentina |
As melhores surpresas do Cruze estão no interior. O painel moderno difere de tudo que a Chevrolet oferece no Brasil. A estrutura central parece um Y. O rádio tem todos os controles na porção superior, facilitando a ergonomia. Traz entrada auxiliar, mas deve a USB, cada vez mais comum no Brasil. O ar-condicionado, por sua vez, é controlado na parte inferior. As informações de ambos aparecem no mesmo visor digital, na parte mais alta do painel.
Painel do Cruze é muito mais moderno que o dos carros da GM no Brasil. O mesmo vale para o motor e o câmbio |
Motor 1.8 Ecotec deverá render 148 cv com etanol |
Quem viaja atrás encontra bom espaço para as pernas, mas os mais altos saem prejudicados com o teto curvado. Segundo a Chevrolet, o porta-malas tem capacidade de 450 litros, equilibrado com os 470 l do Corolla e muito superior aos 340 l do Civic. Mas inferior aos 526 l do Vectra (mediremos direitinho quando ele chegar ao Brasil).
A produção em larga escala começa no fim do primeiro semestre em São Caetano do Sul (SP). No fim do ano será a vez do Cruze hatch. Se a GM ainda prolonga a vida de modelos defasados como Corsa e Classic, o Cruze chega para ser referência do que a montadora é capaz em outros mercados. Isso, somado aos 600 pontos de venda e assistência técnica da marca no país, eleva as chances de o Cruze atingir bons números frente aos concorrentes asiáticos. Coisa que o Vectra só conseguiu nos primeiros meses após seu lançamento, em outubro de 2005.
Cruze tem bom espaço interno e instrumentos de visual moderno e iluminação em azul
Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário