25 de abr. de 2011

Abarth 500 Motore Centrale: motor central, tração traseira e mais de 230 cavalos



O banco traseiro do Fiat 500 é um espaço deveras inútil e claustrofóbico para pessoas que não sofrem de nanismo. Aceita abrir mão dele em troca de uma verdadeira alma pocket rocket? Os italianos doidões da Lucarelli Monza oferecem a solução.


Tendo como base o já respeitável Abarth 500 de 135 cavalos, os caras resolveram criar um novo layout mecânico, como se o pequeno Cinquecento fosse virar um bólido de rali. O motor 1.4 turbo foi transferido para uma posição central, logo atrás do banco do motorista, e ganhou nova turbina Garrett, pistões e sistema de alimentação aprimorados, duas saídas de escape mais liberais, 233 cavalos de potência e um torque quase desproporcional de 33,6 kgfm. Foi em parte por causa desse torque que os preparadores decidiram mudar o equilíbrio de peso do carrinho e jogar a tração e tudo mais para trás, com direito a uma nova tomada de ar do lado esquerdo da carroceria.

O eixo traseiro é alimentado por uma transmisão manual de cinco marchas, com diferencial de deslizamento limitado com controle eletrônico. A nova suspensão traseira do tipo double wishbone ganhou amortecedores Bilsten, e os freios originais foram substituídos por discos maiores, com pinças de quatro pistões, tudo para dar mais controle à joaninha atômica que agora acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, com máxima de 240 km/h.

A Lucarelli Monza planeja construir 30 unidades do Abarth 500 Motore Centrale R230 por ano, mais uma quantidade indefinida da versão R280 Pista. Como o nome diz, será uma preparação para corridas com peso aliviado em 100 kg, estruturas internas de proteção, suspensão ajustável, data logger e mais de 280 cavalos de potência que devem alterar seus números de desempenho para 3,9 segundos no 0 a 100 km/h e máxima de 260 km/h.

Fonte: jalopnik
Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br/

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