18 de mar. de 2011

Volkswagen Fox: Compacto pra quem vê, gigante pra quem anda. Será?

 Fox. Qual será o segredo de seu espaço?
Na verdade, o Fox nada tem de compacto (por isso utilizei "aspas" anteriormente)! O Fox é uma farça, porém, uma farça inteligente!
Não entendeu nada? Calma, vamos devagar!


A Volkswagen foi muito esperta na hora de fazer o desenho do modelo. O carro simplesmente é "grande", mas com uma modelagem que nos dá a sensação de ser um hatch pequeno e popular, que brigaria no mercado brasileiro com o Gol, Celta e Pálio, por exemplo. Posso provar essa minha proposta com dados da ficha técnica do Fox e compará-lo à outros modelos.
Observe na tabela abaixo que o maior trunfo do "falso compacto" são as medidas da altura e comprimento, que são superiores aos números de seus oponentes na comparação que se segue.


Os dados dessa tabela são provenientes dos sites oficiais das marcas de cada carro (modelo 2011). A ficha técnica completa você encontra no final deste post.

 O que é mais relevante entre esses números é a altura. Quando um automóvel é alto, não é necessário um comprimento tão longo, já que as pernas conseguem se acomodar perfeitamente (justamente devido à altura elevada). Ou seja, há o que podemos chamar de compensação; quando o carro é alto as pernas conseguem se manter "relaxadas", já que há uma dobra bem considerável dos joelhos; quando o carro é baixo, há necessidade de um comprimento maior para uma melhor acomodação das pernas, já que o joelho dobra pouco. E o Fox é alto e comprido, como mostram os números da tabela acima, ou seja, não é um compacto; é o seu desenho que nos dá essa impressão!
Aumentando o nível de comparação do VW, o comprimento do Fox é apenas 42 mm menor do que o Ecosport.
A interpretação desse texto nos dá uma lição: Saber fazer uma boa propaganda, ter um bom slogan; ser inteligente na hora de criar e lançar um produto e saber divulgá-lo faz toda a diferença!
Agora, depois de tudo, fica uma interrogação: O SpaceFox é uma perua ou uma minivan?
Fonte: minhaproposta
Disponível no(a):http://minhaproposta.blogspot.com

Nenhum comentário: