28 de mar. de 2011

Trulli credita resultado na Austrália a mudança dos pneus Pirelli

Experiente piloto de Fórmula 1, o italiano Jarno Trulli não poupou críticas à Pirelli pelo desempenho dos pneus produzidos pela fábrica oriunda de seu país para o Grande Prêmio da Austrália, etapa de abertura da temporada. Para ele, a nova fornecedora de pneus alterou o seu produto em relação ao apresentado no último teste de pré-temporada, em Barcelona.

Esperava-se que a degradação da borracha utilizada pelos italianos fizesse com que os times realizassem várias idas aos boxes durante a prova. No entanto, o mexicano Sergio Perez, da Sauber, chegou a fazer apenas uma parada em 58 voltas. Apesar disso, Trulli revelou problemas em sua Lotus durante a volta de aquecimento dos pneus, e não escondeu a insatisfação pelo ocorrido.
"O fator mais importante para ser dito é que qualquer resultado deste final de semana, positivo ou negativo, tem um culpado: os pneus da Pirelli. Eles nos deixaram chocados. Eu não falo sobre estar melhor ou pior do que esperávamos, mas completamente diferente, é como se tivessem sido alterados desde os testes de Barcelona", contou.
"Durante o inverno, todos nós, de todos os times, trabalhamos com os pneus que se desgastavam imediatamente. Era uma característica dos pneus, e existiram algumas polêmicas também. Então pensávamos que o problema persistiria por algum tempo. Em vez disso, chegamos a Melbourne com pneus que não tiveram problema de durabilidade, mas que precisaram de muito esforço para chegarem à temperatura ideal", explicou.
Trulli ainda negou que esta seja uma reclamação unilateral, por parte de um piloto de uma equipe modesta. O italiano revelou que as equipes grandes também sofreram com a mudança de pneus.
"Se os pneus não chegam à temperatura, é impossível atingir o máximo de sua performance. Durante a prova, apenas dois pilotos não tiveram problema com isso: (Lewis) Hamilton e (Sebastian) Vettel, segundo e primeiro colocados. Todos os outros, sem exceção, sofreram. Até (Mark) Webber. Na minha opinião, é o mesmo motivo pelo qual a Ferrari foi mal no treino qualificatório", analisou.
"Problema existe, a causa nós não sabemos. Você precisa somente de uma pequena diferença de acerto, balanceamento, na pista ou na temperatura do ar, e até em uma mesma equipe você vê reações opostas. Pense em Vettel e Webber. Sebastian dominou, enquanto em determinado momento, Mark perdia 1s por volta para Alonso. Então esse é o verdadeiro desafio: entender como usar os pneus. Acho que será um dos pontos principais da temporada", contou.

Fonte: terra.com.br
Disponível no(a):http://esportes.terra.com.br

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