24 de mar. de 2011

Renault entra em acordo com dona do Mégane

Sucesso do site Meu Carro Falha prova eficácia de reclamações na era das redes sociais
Tereza Consiglio
montagem/reprodução
Site Meu Carro Falha foi criado por advogada para expor problema com seu Mégane
Depois de quatro anos parado, o Mégane 2.0 de Daniely Argenton finalmente sairá da garagem. Pelo menos é isso que deverá acontecer, já que a Renault do Brasil, enfim, se comprometeu a resolver o problema da advogada.
“Eu não posso revelar os detalhes do acordo, mas eles vão me ressarcir”, revela. Além disso, a pedido de Daniely, a Renault aceitou doar um Clio zero quilômetro para a AACD. "É uma forma de agradecer todo o apoio que recebi via twitter e facebook”, diz.
O caso de Daniely ganhou repercussão graças ao site Meu Carro Falha, criado por ela em fevereiro deste ano com o objetivo de denunciar a postura da Renault, que se negou a dar assistência à consumidora quando foi constatado um problema de fabricação no seu Mégane recém-comprado. A advogada publicou fotos, vídeos e até um link para acompanhar o andamento de seu processo na justiça.
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Mégane de Daniely ficou parado por quatro anos
“Criar o site foi a última tentativa de ser ouvida e ter meu problema resolvido”, desabafou Daniely, que deveria esperar pelo menos mais seis anos pelo desfecho do processo judicial. A primeira resposta da Renault foi uma ordem judicial para retirar o site do ar, alegando danos morais e prejuízo à imagem da empresa. Daniely se recusou a atender a ordem até esgotar todas os recursos cabíveis.
No fim, a manifestação através do site e das mídias sociais como Twitter e Facebook resolveu a questão. Bastaram alguns dias para que diversos visitantes do site divulgassem seu endereço e elevassem o caso de Daniely aos mais comentados da internet. “É um grande alívio depois de tudo que eu passei”, conta a advogada.
A voz do consumidor
Como Daniely, outros consumidores insatisfeitos passaram a se manifestar no espaço livre da internet com a esperança de serem atendidos pelas empresas que os deixaram na mão. O publicitário Spartaco Puccia Filho, de Londrina, fez o último apelo à GM através de um vídeo do Youtube (que você vê abaixo) e do site Não Conte Comigo. Há 14 anos, Puccia espera que a montadora devolva o dinheiro do Ômega que foi adquirido por ele com um defeito de fabricação. “Foi a GM que pediu a perícia que apontou o problema no carro. Com base nesse resultado, o juiz ordenou que a empresa me devolvesse o dinheiro, mas eles recorreram”, relata.
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Blog do publicitário Spartaco relata problema com Ômega
Blog do publicitário Spartaco relata problema com Ômega
Até hoje, o Ômega de Spartaco permanece imóvel na garagem e o processo, em andamento. “O sonho de consumo se transformou em pesadelo”, conta. Para ele, esse tipo de manifestação presta um serviço público a outras pessoas “As empresas vão precisar repensar o cuidado com o consumidor”. Com o resultado positivo obtido por Daniely, é bem provável que esse tipo de manifestação prolifere ainda mais. Basta saber agora de que forma as empresas vão lidar com isso. Talvez seja hora de adotarem a seguinte máxima: na era da informação, o cliente tem sempre razão.

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com

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