19 de mar. de 2011

Qual Comprar? Jipes e picapes


Tenho necessidade de um carro que encare todo-terreno. Mas não gostaria de abrir mão do conforto. Minha dúvida reside entre a Hilux 4×4 cabine dupla e o Troller T4. Amigos que possuem ou possuíram o jipe cearense dizem que é muito duro, mas que não tem quem o encare no off-road. Por outro lado, a Hilux traz muito mais conforto, mas não sei ao certo se enfrenta a trilha por onde passa o Troller. Além dessas duas opções (em torno de R$ 100 mil), haveria mais algum carro que se enquadre nesses critérios e que possa complicar ainda mais a minha dúvida?
Ricardo Aragão
Gosto muito de jipes, principalmente do Troller T4, do TAC Stark e do Jeep Wrangler. Porém, não sei qual é o melhor. Também estive pensando em comprar uma picape média, nesse caso VW Amarok ou a Toyota Hilux. Essa duvida causou um grande nó em minha cabeça.
Silvia Daiana Medeiros
Se a ideia for encarar trilhas pesadas, os jipes são melhor opção, sem dúvida. Além de menores (mais ágeis em caminhos fechados), eles têm melhores ângulos de ataque e saída (que definem a capacidade de superar obstáculos sem bater os para-choques). Então, o Troller é mais indicado que a Hilux. A picape da Toyota também é valente na terra, mas ela tem problemas como a longa distância entre-eixos (que diminui o ângulo central) e o ângulo de saída, prejudicado pela caçamba. Fora isso, o curso de suspensão é menor que o do T4. Tanto que é fácil encontrar Hilux modificada nas trilhas, com a suspensão elevada e pneus lameiros.
Mas claro que, ao optar pelo Troller, você perderá conforto. A suspensão é realmente rígida e ele não oferece o mesmo isolamento acústico, sem falar nos bancos menos confortáveis. É um carro de trilha. No asfalto, não tem a mesma dirigibilidade de uma Hilux, e nem a mesma segurança. Não há airbags, ABS e a carroceria de fibra não absorve impactos como a carroceria de aço. Ou seja, se a ideia é ter um carro mais versátil, vá de Hilux.
Entre Troller, Wrangler e Stark, descarto o último porque ainda não tive oportunidade de testá-lo – e ainda não é possível saber da confiabilidade dele por se tratar de um projeto recente de uma marca novata. O Wrangler é sem dúvida o que melhor concilia valentia com conforto, mas o motor 3.8 V6 a gasolina é gastão se comparado ao 3.0 turbodiesel do T4. Fora isso, o modelo da Jeep tem custo de manutenção mais elevado, com peças importadas.
Por fim, entre a Hilux e a Amarok, eu ficaria com a picape da VW se fosse para passear e com a da Toyota se fosse para usá-la mais no off-road. Enquanto a Hilux já tem sua confiabilidade atestada, a recém-lançada Amarok ainda precisa provar que é tão confiável quanto a concorrente.

Fonte: revistaautoesporte
Disponível no(a):http://revistaautoesporte.globo.com/

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