Multa R$ 1,5 milhão será aplicada por lentidão no anúncio da convocação.Caoa foi multado por dois casos envolvendo a marca Subaru, diz DPDC.
O governo federal decidiu multar a Toyota e a distribuidora de veículos Caoa em cerca de R$ 1,5 milhão por lentidão no anúncio de recalls de veículos feitos no ano passado. As multas, decididas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao Ministério de Justiça, referem-se a demoras na convocação de recalls dos modelos Corolla, da Toyota, e da montadora japonesa Subaru, vendidos pela Caoa. O DPDC não informou o modelo no caso do grupo Caoa.
Toyota demorou dois meses para anunciar o recall do Corolla por causa de tapete (Foto: Divulgação) |
O governo federal decidiu multar a Toyota e a distribuidora de veículos Caoa em cerca de R$ 1,5 milhão por lentidão no anúncio de recalls de veículos feitos no ano passado. As multas, decididas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao Ministério de Justiça, referem-se a demoras na convocação de recalls dos modelos Corolla, da Toyota, e da montadora japonesa Subaru, vendidos pela Caoa. O DPDC não informou o modelo no caso do grupo Caoa.
"Quando o fato envolve a saúde e segurança do consumidor, não pode haver demora", afirmou a diretora do DPDC, Juliana Pereira. "O Código de Defesa do Consumidor é absolutamente claro ao determinar que a comunicação deve ser imediata."
Enquanto isso, o grupo Caoa foi multado duas vezes. Em um caso, a empresa levou 60 dias para realizar um recall após tomar conhecimento de problema na suspensão traseira. No segundo caso, a multa se deveu ao tempo de 25 dias para a convocação de clientes para solução de problema em sistema eletrônico.
Representantes da Toyota e da Caoa não estavam disponíveis para comentar o assunto. No entanto, no final da tarde desta quinta-feira (17), a Toyota divulgou uma nota de esclarecimento à imprensa. Confira o comunicado abaixo:
"A Toyota do Brasil tomou conhecimento da publicação feita pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) no Diário Oficial da União do dia de hoje. Neste momento, a empresa busca aprofundar o entendimento sobre tal decisão.
A Toyota tem e continuará praticando sua filosofia de satisfazer os consumidores com veículos de alta qualidade, seguros e confiáveis."
Fonte: G1
Disponível no(a):http://g1.globo.com/carros/
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