29 de mar. de 2012

Teste: Nova Ram 2500 reina solitária entre as picapes gigantes



Teste: Nova Ram 2500 reina solitária entre as picapes gigantes

Agora sob a marca Ram, a grandalhona 2500 retorna ao Brasil para encarar versões top das picapes médias

Após um ano e meio longe do Brasil, a picape grande 2500 retorna em nova geração e agora vendida pela marca Ram, desmembrada da Dodge em 2010. O modelo é vendido em versão única, batizada de Laramie, por R$ 149.900 – mesmo preço da geração anterior, lançada por aqui em 2005 e vendida na versão SLT, com menos itens de série. O motor é o 6.7 litros turbodiesel 24V de 310 cv da Cummins, acoplado a uma transmissão automática de seis relações da ZF. A tração é integral, com opção por tração traseira.
Com o fim da Ford F-250 no Brasil, a nova Ram 2500 chega como única representante no segmento das picapes grandalhonas. A marca do Grupo Chrysler mira as versões mais completas dos modelos médios, como Toyota Hilux SRV Top – por R$ 141.920 – e Volkswagen Amarok Highline automática – por R$ 135.990. A meta da Ram é emplacar entre 1.800 e 2 mil unidades da picape grande até o final deste ano. O modelo já está à venda nas 33 concessionárias integradas do grupo, que reúnem também produtos das marcas Chrysler, Dodge e Jeep. 

Nos Estados Unidos, a Ram ganhará rede de distribuidores totalmente independente até o final de 2013, mas continuará dividindo os showrooms com outras marcas do Grupo Chrysler por aqui. O foco principal está em regiões onde há, tradicionalmente, mais demanda por picapes de grandes dimensões, como Centro-Oeste, Nordeste e interior de São Paulo. Cidades como Jaboatão dos Guararapes (PE), Feira de Santana (BA), Anápolis (GO), Londrina (PR), Ribeirão Preto (SP) e Campos dos Goytacazes (RJ) estão entre as cidades apontadas com grande potencial pela marca. 

De série, a nova Ram 2500 traz rodas em alumínio de 17 polegadas, ar-condicionado digital automático, sistema de entretenimento com tela de 6,5 polegadas, bancos do motorista e do passageiro com regulagem elétrica, sensor de estacionamento, airbags, grade, retrovisores e maçanetas cromadas, além de assentos e painel com revestimento em couro. A Mopar, marca do Grupo Chrysler responsável pelo desenvolvimento de acessórios e equipamentos, disponibilizará uma série de itens para a picape, como estribos e aerofólios.



Com kit de engate e reboque Mopar, a 2500 tem capacidade de tração de até 5.624 kg. A picape tem cabine dupla do tipo “crew cab”, com 9,2 centímetros a mais para os passageiros do banco traseiro em relação à geração anterior. A Ram traz a picape da fábrica do Grupo Chrysler em Saltillo, no México, e oferece três anos de garantia no mercado brasileiro. 

Os preços de revisão ainda não foram determinados, mas se seguirem a tabela da geração anterior, devem girar entre R$ 800 e R$ 1.200 na primeira. As revisões devem ocorrer em intervalos de 12 mil km – ou 6 mil km no caso de uso severo, em atividades que envolvam reboque de cargas pesadas. Já o seguro deve ficar entre R$ 4 mil e R$ 12 mil, de acordo com o perfil do proprietário. Para dirigir o modelo, que tem peso bruto total de 4.354 kg, é preciso ter carteira de habilitação na categoria C ou superior. 



Primeiras impressões

Caminhão de passeio
Rio de Janeiro – O primeiro contato com a nova Ram 2500 no Autódromo de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, permite compreender mais a preferência dos norte-americanos por veículos de dimensões desproporcionais. A cabine alta e imponente é um belo convite para explorar ao máximo a potência do motor Cummins de 310 cv, mas a picape grandalhona não tem apenas o desempenho como foco. Conforto também é palavra de ordem, e o cuidado com o tratamento aos ocupantes transforma a 2500 em uma “banheira sobre rodas” ideal para cruzar uma highway entre o Texas e o Arizona. 

No caso do Brasil, o principal apelo do modelo é cativar clientes que gostam de pegar a estrada e não raramente precisam de um veículo imponente para cruzar caminhos tortuosos do interior do país. Mas o acabamento impecável, com cromados saltando aos olhos nas maçanetas e retrovisores, além de painéis que simulam madeira por todos os lados, mostra que a picape gigante também tem vocação para conquistar consumidores mais exigentes.



A pista molhada do autódromo carioca revela que a preocupação com estabilidade é latente. Em modo 4X2, com tração traseira, a picape não vacila e consegue cumprir curvas mais acentuadas sem transmitir insegurança para o condutor. O controle de estabilidade atua de forma discreta, sem comprometer a graça de explorar o poderoso motor. A disponibilidade de 95% do torque máximo – 82 kgfm – logo aos 1.500 giros faz com que a 2500 tenha fôlego do início ao fim, sem demonstrar qualquer tendência ao esmorecimento.

O câmbio na coluna de direção também entrega a origem norte-americana e responde bem às demandas do acelerador, sem risco a vacilos que comprometam a condução. Apesar do desempenho satisfatório, é preciso considerar os custos que uma picape com 5,83 metros de comprimento total impõem. Os dados excessivamente otimistas da Ram falam em consumo médio de 9 km/l na estrada. Neste sentido, a nova 2500 pode evocar um ditado bem brasileiro e se tornar muita areia para qualquer caminhãozinho.





Fonte: Motor Dream
Disponível no(a): http://motordream.uol.com.br/
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Postado por: Ícaro Nunes

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