Confira a avaliação do novo compacto de entrada que chega em seis versões, com motor 1.0 três cilindros flex de 82 cv
Os preços oficiais serão divulgados apenas no dia 4 de fevereiro, mas a VW já adiantou que a tabela inicial será faixa dos R$ 29 mil. “É o novo carro do povo”, aposta o diretor de design da marca, Luiz Alberto Veiga.
Produzido em Taubaté (SP) – a unidade recebeu investimento de R$ 1 bilhão para ser o “berço” do hatch –, o up! brigará com nomes de calibre do universo dos “populares”, como os Fiat Uno e Palio Fire, Chevrolet Celta, Ford Fiesta Rocam e até jovens feras de vendas como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Afinal, a versão topo de linha deve beirar os R$ 40 mil. E o veterano VW Gol? Pois é, o líder de emplacamentos há 27 anos vai perder terreno. “Estamos preparados para vender até 120 mil unidades nesse primeiro ano”, destaca o gerente de marketing da VW, Henrique Sampaio.
A chegada desse novo carro nacional encerra a jornada do Gol G4. É no up! que você deve pensar agora quando o assunto for o veículo de entrada da VW. Um modelo de visual simpático e agradável que sofreu poucas alterações em relação ao europeu. As mais significativas foram o aumento do porta-malas (de 221 litros para bons 285 l) e do tanque de combustível (50 l), a extinção da tampa traseira de vidro e o ganho de 2,6 cm na altura da carroceria.
Em número de versões, a oferta é grande. A Volkswagen fala em seis, mas na prática são quatro: take up! (entrada), move up! (intermediária), high up! (quase completa) e BWR (topo de linha). Esta última se ramifica em três (black, white e red) e se diferencia das demais por mimos como efeito cromado nos retrovisores, design exclusivo para as rodas de 15” e bancos estilizados. Quanto aos recursos práticos, só a opção BWR traz ar-condicionado de série.
Desde a take up!, porém, a novidade agrada na dirigibilidade e no nível de acabamento. Detalhes como três encostos de cabeça no banco traseiro, ajuste de altura para o assento do motorista e isofix e top tether para cadeirinhas de bebês são de fábrica para toda a gama. Assim como a qualidade na segurança, pois além dos obrigatórios freios ABS e airbag duplo, o VW traz o carimbo de nota máxima no crash test da Latin NCAP.
Longe das críticas está o espaço interno do up! Graças ao formato de caixinha, o interior com 2,42 metros de entre-eixos proporciona boa área para as pernas e cabeça de adultos com cerca de 1,82 m. Mesmo com duto central elevado, é possível levar três pessoas grandes no banco de trás sem muito aperto.
Ao dar a partida, o novato só decepciona pela vibração incômoda em marcha lenta. Essa sensação mais perceptível no volante, felizmente, melhora na medida que o motor tricilíndrico esquenta. Falando sobre o 1.0 12V, as impressões são animadoras, desde que você não se esqueça de que está a bordo de um modelo, digamos, de ritmo suave. Não é vocação da novidade deixar todos para trás em uma saída de semáforo. Na pista, o up! gastou menos tempo que o rival Uno para chegar aos 100 km/h.
As retomadas de velocidade são honestas, embora não arranque sorrisos do motorista. Mas o up! é o Fusquinha do século 21, lembra? Portanto, o arrojo merece nota positiva e tem como aliada a competente transmissão manual de cinco marchas. Com engates curtos, precisos e pouco ruidosos, ela gerencia bem os 10,4 kgfm de torque, disponíveis com 6.250 rpm.
O que anima de fato é a estabilidade do up! em curvas. A inclinação da carroceria é mínima e o condutor precisa ser muito agressivo para fazer o hatch sair de frente ou de traseira, tamanha a neutralidade do carro. Outro mérito é o isolamento acústico da cabine e o baixo nível de ruídos do propulsor de três cilindros. No pacote de virtudes, ainda se destacam a direção elétrica (de série a partir da versão high) de respostas ágeis e as suspensões, que conferem satisfatório conforto, filtrando as imperfeições do piso sem deixar o compacto molenga em excesso. Nos testes de frenagem, os resultados poderiam ser um pouco melhores. Com 958 quilos de massa, o up! tomou mais distância que o Uno para ir dos 100 km/h para a imobilidade.
O novo Volkswagen nasceu bem para o cenário brasileiro, com direito a opcionais atrativos como sensor de ré (de série para as versões high up! e BWR), bancos de couro e aparelho multimídia com navegador GPS e tela sensível ao toque (sem entrada para USB, lamentavelmente). Se ele vai desbancar o Gol na liderança das vendas, só o tempo e os preços oficiais que dirão.
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