Conheça modelos de produção de automóveis que se destacaram em suas épocas pelo design e tecnologias do futuro
1 - Renault Avantime
Em 2001, a Renault
queria inovar com um carro que fosse um meio termo entre cupê e minivan.
E os problemas começaram exatamente pela falta de identidade. Um design
moderno mas esteticamente errado pode trazer resultados desastrosos. E
foi o que aconteceu com o Avantime, que em dois anos vendeu apenas 8.000
unidades. Com três portas, o automóvel tinha um espaço interior
surpreendente e foi oferecido com a motorização 3.0 L V6. Em maio de
2003, diante do fracasse de vendas, a marca francesa decidiu parar a
produção do Avantime .
2 - Lancia Stratos
Primeiro veículo
projetado para ser um carro de rally e com o único objetivo de ganhar o
Campeonato Mundial de Rally. Para isso, a Lancia decidiu produzir 500
unidades do modelo, quantidade necessária para competir no Grupo 4 do
campeonato. E venceu a competição em 1974, 1975 e 1976.
3 - McLaren P1
O superesportivo capaz
de atingir 915 cv tem duas responsabilidades: substituir a McLaren F1,
um dos maiores superesportivos da história, e competir com rivais como o
novo Porsche 918 Spyder e a LaFerrari. O resultado não poderia ser
melhor: as 375 unidades que serão produzidas já estão vendidas ou
reservadas. O carro vem equipado com dois motores, um elétrico de 178 cv
que trabalha em conjunto com o poderoso 3.8 litros V8 com 737 cavalos.
4 - Aston Martin Lagonda
A controversa série
Lagonda 2 foi lançada em 1976 e , acredite ou não , seu sucesso foi tão
grande que fez as ações Aston Martin dispararem. A enorme quantidade de
encomendas para o carro aconteceu em função de ter sido o primeiro
quatro portas fabricado pela marca britânica e os primeiros no mundo a
oferecer instrumentos computadorizados e displays digitais. A interface
eletrônica custou quatro vezes mais do que o resto do carro e, no final,
o carro levou fama de falhar demais em seus comandos digitais.
5 - Mercedes 300 SL
Um dos primeiros
superesportivos construídos na história dos automóveis. O modelo de dois
lugares é conhecida por suas distintas portas do tipo “asas de gaivota”
e por ser o primeiro carro equipado com um motor a gasolina de injeção
direta de combustível. É considerado um dos modelos da Mercedes-Benz
mais procurados por colecionadores, com os preços chegando a cerca de um
milhão de dólares, o equivalente a R$ 2,3 milhões. Sem qualquer dúvida,
é um dos carros mais bonitos de todos os tempos.
6 - Bugatti Veyron
Superesportivo
projetado e desenvolvido pela Volkswagen. Lançado em 2005, se destaca
pela tecnologia inovadora e o instigante design tanto exterior quanto
interior. É considerado o carro mais rápido do mundo.
7 - Porsche 959
Este belo serviu de
base para o primeiro Porsche 911 Carrera com tração integral. Durante o
seu tempo de produção, o superesportivo tinha como rival solitária a
poderosa Ferrari F40.
8 - DeLorean DMC 12
Este carro brilhou nas
telas do cinema na trilogia "De Volta para o Futuro". A idéia de portas
tipo “asas de gaivota” e corpo de metal em aço inoxidável foi o ponto
de partida para o desenvolvimento do modelo. Chegou ao mercado em 1981 ,
mas a quebra da DeLorean no ano seguinte pôs fim à produção do modelo.
9 - Chrysler Turbine
No início da década de
1960, diante do alto custo e da poluição resultantes do consumo
excessivo de combustível , a Chrysler procurou uma alternativa para
movimentar seus veículos. Em 1963, introduziu o Turbine, um carro movido
a turbina capaz de funcionar com diferentes combustíveis derivados de
petróleo ou álcool. O motor produzia 130 cv a 3.600 rpm e foi acoplado a
um câmbio automático de três velocidades . Era um veículo de tração
traseira e não tinha radiador. Seu design e tecnologia eram extremamente
avançados para os carros da época.
10 - Citroën DS
O DS foi o sucessor do
Traction Avant e, como ele, o trouxe grande tecnologia para seus
modelos. Primeiro foi o sistema de suspensão hidropneumática, capaz de
ajustar a altura do carro a ponto de permitir sua circulação até sem uma
das rodas traseiras. O sistema de freio a disco começou a se
popularizar a partir do DS. Mas, com tudo isso, se tornou um veículo de
manutenção complicada e cara.
Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário