Porsche Macan Turbo
Foi em 2002 que as coisas começaram a mudar radicalmente na Porsche, quando a fabricante lançou o seu primeiro SUV, o Cayenne. Para uma empresa que havia se notabilizado por seus cupês esportivos, o lançamento de um utilitário deixou muitos de seus fãs decepcionados. O tempo, porém, mostrou que a decisão foi correta, já que, a partir do Cayenne, a Porsche voltou a crescer e a ser lucrativa.

Agora, a Casa de Stuttgart quer inovar novamente, e com um novo SUV. Mas, enquanto o Cayenne compartilha a plataforma com o VW Touareg, o Macan (nome que deriva da palavra tigre, na Indonésia) é feito sobre a base do Audi Q5. Além disso, o Porsche difere muito mais de seu “irmão” que o Cayenne da Volkswagen. Para se ter ideia, basta dizer que menos da metade dos componentes do Audi equipam o novo utilitário.
O novo utilitário — que será produzido na fábrica da Porsche em Leipzig, na Alemanha — tinha a sua primeira aparição mundial marcada para o Salão de Los Angeles, mas nós pudemos conferir as primeiras impressões com o modelo (sem qualquer disfarce) bem antes do evento americano.
Porsche Macan e Audi Q5
À primeira vista, a impressão que se tem é de que o Macan é bastante parecido com o Cayenne, pois ambos possuem faróis com o mesmo desenho, assim como a grade. Mas basta se aproximar um pouco mais para perceber que o “irmão mais novo” tem identidade própria.
Na lateral, destaca-se a traseira bastante inclinada, o que confere à carroceria um formato mais próximo do de um cupê (quase como o do BMW X6). Atrás, as lanternas são mais afiladas e horizontais que no Cayenne.
Voltando à dianteira, chama a atenção o estilo inusitado do capô, que se estende por toda a parte frontal, incluindo os para-lamas, e traz recortes para os faróis. De acordo com a fabricante, esse recurso proporciona um melhor fluxo de ar dentro do cofre, contribuindo para o arrefecimento do motor.
Audi Q5 e Porsche Macan
Na parte interna, a origem em comum com o Audi Q5 fica evidente quando se compara o entre-eixos. Ambos têm exatamente a mesma medida: 2,81 m. Mas o Porsche é mais comprido (4,69 m contra 4,63 m) e mais largo (1,92 m diante de 1,90 m) que o Audi. Na altura, porém, o Macan “perde” para o Q5, com 1,62 m frente aos 1,65 m do “irmão”. Essa última medida se deve à intenção dos técnicos da Porsche em dotar o modelo de uma posição mais esportiva de dirigir.
A intenção pode ter sido boa, mas, na prática, a menor altura do carro, aliada ao já citado desenho “estilo cupê” da traseira prejudicam o conforto para quem viaja no banco de trás, principalmente o espaço para as cabeças.
Com o carro em movimento, foi possível perceber que a suspensão (multibraço na dianteira e na traseira) trabalha muito bem, assim como a direção com assistência elétrica.
O 3.6 V6 biturbo presente no Macan Turbo entrega 400 cv
O motor da unidade avaliada era um V6 com injeção direta de combustível, derivado daquele usado no Panamera, com a (grande) diferença de ser biturbo. Com isso, foi possível aumentar a potência para 400 cv. Já o torque é de excelentes 56 ,1 mkgf.
Com um propulsor com esses valores e uma posição mais baixa de dirigir, não é difícil ficar entusiasmado ao volante do Macan. O acabamento — como era de se esperar — é esmerado e tem muitas semelhanças com o do Cayenne.
Durante o nosso percurso, preferimos dispensar o trecho de terra disponível, pois a própria Porsche afirma que os compradores do Macan raramente utilizarão o modelo nessas condições. Mesmo assim, o técnico que conduz o carro durante a nossa avaliação lembra que o veículo tem muitas qualidades para enfrentar diversas situações off-road.
Porsche Macan Turbo
Ainda é cedo para afirmar, mas pelo que pudemos perceber, o Macan poderá se tornar o novo sucesso de vendas da Porsche. Ainda mais se a versão a diesel mantiver as qualidades dinâmicas exibidas pela Turbo. Ou seja, a fabricante não deverá ter muita dificuldade para escoar as 50.000 unidades do Macan que devem sair de Leipzig a cada ano. No Brasil, o Macan está previsto para chegar em maio e, como o Cayenne parte de R$ 299.000 na versão S, a novidade deverá ser posicionada com valor inferior.
DESEMPENHO
A versão Turbo do Macan conta com um novo motor V6 com injeção direta e 400 cv que promete uma boa dose de esportividade
DIMENSÕES
Com o mesmo entre-eixos do Audi Q5, o Macan é mais comprido, largo e baixo, o que lhe confere um perfil dinâmico e ousado
CAPÔ
Cobre toda a parte dianteira e melhora o fluxo de ar dentro do cofre do motor. Os faróis possuem LEDs, mas as luzes diurnas não estão integradas ao conjunto
PESO
Mesmo com o uso intensivo de alumínio em sua estrutura, o Macan deve pesar cerca de 1,8 tonelada, como o Q5
MOTORES
A gama de propulsores turbo terá de 258 cv a 400 cv. Posteriormente, também está prevista a chegada de motores 4 cilindros superalimentados
Audi Q5 e Porsche Macan lado a lado
Porsche Macan e Audi Q5
CONJUNTO MOTRIZ
Audi Q5: a gama Q5 conta com uma boa variedade de motores e opções com tração integral permanente. As configurações com maior destaque são as versões diesel com 313 cv à disposição e a híbrida (gasolina/elétrica), com 245 cv.
Porsche Macan: as versões do Porsche Macan equipadas com motores a gasolina terão de 340 cv a 400 cv à disposição e serão bem mais potentes que o Audi. A tração integral contará com acionamento elétrico.
ESPAÇO INTERNO
Audi Q5: além de oferecer uma cabine muito espaçosa (tanto para as pernas quanto para a cabeça dos ocupantes) e requintada, o Audi Q5 ainda conta com um porta-malas bastante amplo, versátil e fácil de ser carregado
Porsche Macan: No Macan, quem viaja atrás tem bom espaço para as pernas, mas não tanto para a cabeça, devido ao desenho da traseira do veículo. Também por isso, o porta-malas não é tão espaçoso para a utilização familiar
Porsche Macan
Conclusão
Audi Q5: racionalmente, ele transporta seus passageiros de maneira mais confortável, mesmo não sendo um SUV grande. Mas, emocionalmente, perde na dirigibilidade e no prazer ao conduzir para o Macan.
Porsche Macan: ele não é melhor, mas sim mais esportivo que o Q5. O primeiro contato com o veículo indica que ele pode se tornar o SUV mais ágil de sua categoria, mesmo não sendo o mais prático.
Porsche Macan