BMW emancipa cupê e faz nova Série 4 com visual mais esportivo e personalidade marcante
A BMW sempre fez versões cupê da Série
3 – que inclusive foi criada como um sedã de duas portas. No entanto,
em 2013 a fabricante alemã resolveu iniciar uma nova linha para
diferenciar mais a variação de sua origem de quatro portas. A nova Série
4 foi mostrada em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha, oito
meses depois da apresentação do primeiro conceito, ainda no Salão de
Detroit, nos Estados Unidos. Ele traz pequenas mudanças visuais em
relação ao Série 3, mas conserva o perfil esportivo, adicionado ao
charme das duas portas.
Em comparação ao sedã, o Série 4 é
somente 1 cm mais comprido, mas substanciais 6 cm mais baixo – redução
na altura que dá caráter ao novo carro. O teto rebaixado confere ainda
mais esportividade ao conjunto, mais agressivo que no Série 3. As linhas
gerais são idênticas, mas o cupê tem parachoques com entradas de ar
maiores e vincos mais pronunciados. Já a grade, faróis e capô são os
mesmos do quatro portas. Atrás, as diferenças são mais marcantes. O
vidro traseiro é mais inclinado e as lanternas são achatadas, num
arranjo ainda elegante. O perfil é mais esbelto, impressão reforçada
pelas portas sem moldura superior.
A versão topo, 435i, vem com o já
conhecido motor a gasolina 3.0 litros turbinado de seis cilindros em
linha. Ele produz os mesmos 306 cv e 40,7 kgfm de torque vistos em toda a
gama que utiliza esse propulsor. Acoplado a ele, um câmbio manual de
seis marchas ou automático de oito. Bastam 5,1 segundos para acelerar de
zero a 100 km/h e segue até a máxima de 250 km/h – limitados
eletronicamente. Há ainda as configurações 420i, de 184 cv, 428i, com o
2.0 turbo de 245 cv, e outras três opções diesel, com potências entre
184 cv e 313 cv – a maior potência extraída de um 3.0 litros de seis
cilindros.
Por dentro, o usual da BMW. A variante
mais potente movida a gasolina oferece uma lista extensa de
equipamentos de série. Itens como ar-condicionado de duas zonas,
sensores crepuscular e de chuva, além do iDrive, que controla diversas
configurações do carro, fazem parte do pacote básico. A BMW não cobra
barato pelo 435i Sport. Na Europa, ele custa 51.650 euros, cerca de R$
166 mil. O valor é em média 2 mil euros – quase R$ 6.500 – mais caro que
um 335i equivalente – que no Brasil custa R$ 290 mil. O cupê deve ser
apresentado no Brasil no segundo semestre de 2014, ainda sem preço
definido.
Primeiras impressões
Senso apurado
por Carlo Valente
do Infomotori/Itália
exclusivo para Auto Press
Mônaco/Principado de Mônaco –
Logo nos primeiros quilômetros rodados, os 306 cv do BMW 435i mostram
que o carro foi construído para dar prazer ao dirigir. Os seis cilindros
tem temperamento alegre na maior parte do tempo e dá sempre pistas que é
capaz de impulsionar o elegante cupê com decisão surpreendente. O
desempenho é bastante linear, com força de sobra em praticamente
qualquer regime. Esse comportamento é ajudado pelo excelente câmbio
automático de oito marchas, que tem trocas muito suaves e extrai sempre o
melhor do conhecido seis em linha.
A direção é precisa e todo o conjunto
passa bastante robustez. É possível andar bem rápido com o modelo sem a
necessidade de habilidades especiais ao volante. As respostas são
afiadas e o cupê aponta com facilidade para onde o motorista quiser, e
ainda tolera uma condução vigorosa sem perder a compostura. Os pneus
225/50, montados em rodas de 17 polegadas fazem par com a suspensão bem
acertada para segurar o carro em curvas acentuadas e transmitir muita
segurança para o motorista.
O interior bem pensado ajuda quem vai
ao volante a se sentir à vontade. A posição de dirigir é baixa, bastante
esportiva, e todos os comandos estão à mão. Há diversos “gadgets” para
auxílio ao motorista, que pouco sofre para dirigir o cupê. Isso, no
entanto, não isenta quem está ao volante de usar bem a cabeça antes de
pisar fundo no 435i.
Ficha Técnica
BMW 435i Sport
Motor: A gasolina,
dianteiro, longitudinal, 2.979 cm³, seis cilindros em linha, twin-turbo,
quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote e sistema de
abertura variável de válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio automático de oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 306 cv a 5.800 rpm.
Torque máximo: 40,7 kgfm a entre 1.200 e 5 mil rpm.
Diâmetro e curso: 89,6 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 10,2:1.
Aceleração de zero a 100 km/h: 5,1 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Suspensão: Dianteira
independente em alumínio do tipo double wishbone e amortecedores a gás.
Traseiro tipo five-link e amortecedores a gás. Barras estabilizadoras na
frente e atrás. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 225/50 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Cupê em
monobloco, com duas portas e cinco lugares. Com 4,63 metros de
comprimento, 1,82 m de largura, 1,36 m de altura e 2,81 m de
entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.510 kg.
Capacidade do porta-malas: 445 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Munique, Alemanha.
Lançamento mundial: 2013.
Itens de série: Ar-condicionado automático,
direção com assistência elétrica, vidros, travas e retrovisores
elétricos, computador de bordo, rádio/CD/MP3/iPod/Bluetooth, bancos
dianteiros com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de
cortina, freios ABS com EBD, alarme, faróis e lanterna de neblina.
Preço na Europa: 51.650 euros, o equivalente a R$ 166 mil.
por Igor Macário
Auto Press
com colaboração de Carlo Valente
do Infomotori/Itália
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Disponível no(a):http://motordream.uol.com.br
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