6 de jan. de 2014

Teste: BMW 435i - Identidade própria

Fotos: Divulgação
Teste: BMW 435i - Identidade própria
BMW emancipa cupê e faz nova Série 4 com visual mais esportivo e personalidade marcante
 
 
A BMW sempre fez versões cupê da Série 3 – que inclusive foi criada como um sedã de duas portas. No entanto, em 2013 a fabricante alemã resolveu iniciar uma nova linha para diferenciar mais a variação de sua origem de quatro portas. A nova Série 4 foi mostrada em setembro no Salão de Frankfurt, na Alemanha, oito meses depois da apresentação do primeiro conceito, ainda no Salão de Detroit, nos Estados Unidos. Ele traz pequenas mudanças visuais em relação ao Série 3, mas conserva o perfil esportivo, adicionado ao charme das duas portas.
 
 
Em comparação ao sedã, o Série 4 é somente 1 cm mais comprido, mas substanciais 6 cm mais baixo – redução na altura que dá caráter ao novo carro. O teto rebaixado confere ainda mais esportividade ao conjunto, mais agressivo que no Série 3. As linhas gerais são idênticas, mas o cupê tem parachoques com entradas de ar maiores e vincos mais pronunciados. Já a grade, faróis e capô são os mesmos do quatro portas. Atrás, as diferenças são mais marcantes. O vidro traseiro é mais inclinado e as lanternas são achatadas, num arranjo ainda elegante. O perfil é mais esbelto, impressão reforçada pelas portas sem moldura superior. 
 
 
A versão topo, 435i, vem com o já conhecido motor a gasolina 3.0 litros turbinado de seis cilindros em linha. Ele produz os mesmos 306 cv e 40,7 kgfm de torque vistos em toda a gama que utiliza esse propulsor. Acoplado a ele, um câmbio manual de seis marchas ou automático de oito. Bastam 5,1 segundos para acelerar de zero a 100 km/h e segue até a máxima de 250 km/h – limitados eletronicamente. Há ainda as configurações 420i, de 184 cv, 428i, com o 2.0 turbo de 245 cv, e outras três opções diesel, com potências entre 184 cv e 313 cv – a maior potência extraída de um 3.0 litros de seis cilindros.
 
 
Por dentro, o usual da BMW. A variante mais potente movida a gasolina oferece uma lista extensa de equipamentos de série. Itens como ar-condicionado de duas zonas, sensores crepuscular e de chuva, além do iDrive, que controla diversas configurações do carro, fazem parte do pacote básico. A BMW não cobra barato pelo 435i Sport. Na Europa, ele custa 51.650 euros, cerca de R$ 166 mil. O valor é em média 2 mil euros – quase R$ 6.500 – mais caro que um 335i equivalente – que no Brasil custa R$ 290 mil. O cupê deve ser apresentado no Brasil no segundo semestre de 2014, ainda sem preço definido.
 
 
Primeiras impressões

Senso apurado

por Carlo Valente
do Infomotori/Itália
exclusivo para Auto Press
 
Mônaco/Principado de Mônaco – Logo nos primeiros quilômetros rodados, os 306 cv do BMW 435i mostram que o carro foi construído para dar prazer ao dirigir. Os seis cilindros tem temperamento alegre na maior parte do tempo e dá sempre pistas que é capaz de impulsionar o elegante cupê com decisão surpreendente. O desempenho é bastante linear, com força de sobra em praticamente qualquer regime. Esse comportamento é ajudado pelo excelente câmbio automático de oito marchas, que tem trocas muito suaves e extrai sempre o melhor do conhecido seis em linha.
 
 
A direção é precisa e todo o conjunto passa bastante robustez. É possível andar bem rápido com o modelo sem a necessidade de habilidades especiais ao volante. As respostas são afiadas e o cupê aponta com facilidade para onde o motorista quiser, e ainda tolera uma condução vigorosa sem perder a compostura. Os pneus 225/50, montados em rodas de 17 polegadas fazem par com a suspensão bem acertada para segurar o carro em curvas acentuadas e transmitir muita segurança para o motorista.
 
 
O interior bem pensado ajuda quem vai ao volante a se sentir à vontade. A posição de dirigir é baixa, bastante esportiva, e todos os comandos estão à mão. Há diversos “gadgets” para auxílio ao motorista, que pouco sofre para dirigir o cupê. Isso, no entanto, não isenta quem está ao volante de usar bem a cabeça antes de pisar fundo no 435i.
 
Ficha Técnica

BMW 435i Sport
Motor: A gasolina, dianteiro, longitudinal, 2.979 cm³, seis cilindros em linha, twin-turbo, quatro válvulas por cilindro, duplo comando no cabeçote e sistema de abertura variável de válvulas. Injeção direta e acelerador eletrônico. 
Transmissão: Câmbio automático de oito marchas à frente e uma a ré. Tração traseira. Oferece controle de tração.
Potência máxima: 306 cv a 5.800 rpm.
Torque máximo: 40,7 kgfm a entre 1.200 e 5 mil rpm.
Diâmetro e curso: 89,6 mm X 84,0 mm. Taxa de compressão: 10,2:1. 
Aceleração de zero a 100 km/h: 5,1 segundos.
Velocidade máxima: 250 km/h.
Suspensão: Dianteira independente em alumínio do tipo double wishbone e amortecedores a gás. Traseiro tipo five-link e amortecedores a gás. Barras estabilizadoras na frente e atrás. Oferece controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 225/50 R17.
Freios: Discos ventilados na frente e sólidos atrás. ABS, EBD, assistente de frenagem de emergência e controle de frenagem em curvas.
Carroceria: Cupê em monobloco, com duas portas e cinco lugares. Com 4,63 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,36 m de altura e 2,81 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
Peso: 1.510 kg.
Capacidade do porta-malas: 445 litros.
Tanque de combustível: 60 litros.
Produção: Munique, Alemanha.
Lançamento mundial: 2013. 
Itens de série: Ar-condicionado automático, direção com assistência elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, rádio/CD/MP3/iPod/Bluetooth, bancos dianteiros com ajuste de altura, airbags frontais, laterais e de cortina, freios ABS com EBD, alarme, faróis e lanterna de neblina.
Preço na Europa: 51.650 euros, o equivalente a R$ 166 mil.

por Igor Macário
Auto Press
com colaboração de Carlo Valente
do Infomotori/Itália
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