Em 2009, o MIT SENSEable City Lab apresentou o projeto da Copenhagen Wheel. Trata-se de de uma roda especial, com novas funcionalidades, que é intruduzida na parte traseira da bicicleta. Cinco anos mais tarde, a ideia se desenvolveu e conseguiu tornar real a possibilidade de uma bike normal se tornar elétrica. O processo é simples: basta substituir a roda traseira original pela Copenhague Wheel que integra um motor elétrico, bateria de íons de lítio e sensores de torque no eixo da roda.
E a tecnologia não para por aí. Através de um sistema sem fio, a jante se conecta ao smartphone - que deve estar preso ao guidão - para funcionar como um painel digital que informa a carga da bateria, a potência do motor e até programa a velocidade. Para fazê-la funcionar é só pedalar. Quanto mais forte o fizer a roda armazenará a energia adicional. Se for necessário ajuda para manter a velocidade estipulada no celular, o motor fará o serviço.
Quanto às especificações técnicas, a Copenhagen Wheel tem motor elétrico de 350W na Europa e 250W na versão que será vendida nos Estados Unidos. A bateria funciona a 48 V e fornece uma autonomia média de 50 quilômetros com cada carga. A principal desvantagem desta primeira geração da "roda motorizada inteligente" é sua compatibilidade, pois só pode ser instalada em bicicletas de aro 26, sem marchas ou com câmbio de 9 ou 10 velocidades.
A Copenhagen Wheel está disponível para pré-venda com preço de 699 dólares - cerca de R$ 1700. O produto pertence à marca Superpedestrian. A previsão de lançamento é para março deste ano.
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