26 de jan. de 2014

JAC T6

Primeiro carro mundial da marca, ele chega no fim do ano para colocar a marca no mais cobiçado segmento brasileiro
Por Ulisses Cavalcante | Fotos Christian Castanho

A categoria dos SUVs está em festa no Brasil. Pelo menos oito lançamentos estão confirmados para estrear até 2016 e a JAC Motors não quer ficar de fora das comemorações.
Quem garantirá um convite ao cobiçado segmento de utilitários esportivos é o T6. Ele é o primeiro modelo mundial da marca e integra uma nova geração de produtos da JAC. No último trimestre de 2014, o galã chinês dará check-in no showroom das concessionárias para abocanhar um pedaço do bolo.

 ir para JAC T6

Qualidade do acabamento interno é melhor que a dos JAC atuais. Direção tem assistência elétrica e só haverá opção de transmissão manual


Lançado em março de 2013, algumas unidades vindas da China já rodam por aqui em testes, pois a engenharia brasileira da JAC está trabalhando na tropicalização do carro. Com exclusividade, QUATRO RODAS teve acesso à novidade.

 ir para JAC T6

Completo, quadro de instrumentos tem combinação discreta de cores

O T6 é um SUV compacto que será posicionado entre o Ford EcoSport e o Hyundai ix35. Com 4,47 metros de comprimento e 1,84 de largura, tem porte maior que o do Eco (4,24 metros) e praticamente igual ao do ix35 (4,41). Com ele, a JAC pretende tomar alguns clientes da versão topo de linha do modelo baiano e seduzir quem não está disposto a desembolsar quase 100 000 reais com o coreano. Se dólar e IPI se mantiverem no patamar de dezembro, o T6 deve custar cerca de 75000 reais - próximo ao de um Chevrolet Tracker, de 72 190 reais.

Mais uma vez, a estratégia da JAC será conquistar o cliente com o famoso "mais por menos" - no caso, o T6 traz mais espaço, porta-malas e itens de série quando comparado ao Eco Titanium. O pacote de equipamentos ainda não está definido, mas alguns são certos, como controle de estabilidade, assistente de rampa (mantém o carro freado ao tirar o pé do pedal), auxiliar de descida (contém a velocidade em declives íngremes), câmera de ré e monitor de pressão dos pneus. Embora o ar-condicionado deste carro seja convencional, o do futuro T6 será digital.

Aqui também teremos um controle de cruzeiro (o popular piloto automático). Entre os itens não confirmados está um sistema de partida sem chave.

Na unidade cedida à revista, ainda sem as intervenções da JAC brasileira, o nível de ruídos e vibrações não estava no mesmo patamar dos SUV à venda hoje. "Vamos nos concentrar nisso e adequar o NVH ao gosto brasileiro", diz Sergio Habib, presidente da JAC Motors do Brasil. No "engenheirês", a sigla refere-se ao controle de ruídos, vibrações e aspereza de funcionamento do motor. Não é a primeira vez que a equipe de Habib faz esse tipo de trabalho. Todos os modelos vendidos aqui sofreram modificações solicitadas por ele aos chineses. O acabamento e as cores dos materiais e do sistema de iluminação também estão na mira do empresário. O T6 brasileiro não terá o couro caramelo nos bancos e nas portas. Até a chave será modificada. A atual, comum e com aparência barata, será substituída por um modelo canivete, como os da linha J.

De frente, não dá para negar a semelhança com o ix35. De traseira, a imagem de um Audi Q5 vem à mente, por causa de um corte horizontal que começa na altura das lanternas e divide a tampa do porta-malas. São duas referências de design que fizeram bem ao T6. O visual da carroceria mostra-se equilibrado e bem-resolvido.


 ir para JAC T6

No centro, comandos do controle de estabilidade e entradas USB e auxiliar


Por dentro, novamente se percebem as influências do Hyundai, como as saídas de ar instaladas verticalmente e em posição elevada, comandos concentrados na parte superior do painel e esmero na textura das superfícies plásticas. Em comparação com os materiais utilizados no J3, J5 e J6, há um avanço nítido na qualidade de construção. A razão dessa melhoria são as futuras intenções da JAC: o T6 é o primeiro modelo mundial da empresa chinesa, que pretende vender o SUV na América Latina, Rússia, Leste Europeu e Oriente Médio.

 ir para JAC T6

Acabamento em dois tons, com mescla de caramelo, não será usado no futuro T6


Andamos noT6 equipado com motor 2.0 turbo de 177 cv, ligado a uma transmissão manual de seis velocidades. Apesar de a potência soar interessante aos ouvidos e ao acelerador, não é essa configuração que teremos por aqui. No Brasil, o SUV terá um 2.0 bicombustível com comando variável de válvulas e 154 cv, sem sobrealimentação. A transmissão será manual de cinco marchas.

Por enquanto, esqueça a possibilidade da transmissão automática. "Enquanto nossa fábrica não ficar pronta, temos um limite em nossa cota de importação - que vale para todos os modelos", diz Habib. Com o volume de vendas reduzido por causa dessa limitação, o presidente da empresa afirma que não haveria como bancar os custos da caixa automática.

Na rua, o T6 atraiu olhares e agradou em um primeiro contato. A direção com assistência elétrica facilita as manobras, mas poderia ser mais direta e filtrar melhor as vibrações que sobem pela coluna - ambas considerações que a engenharia brasileira promete resolver até o lançamento. Apenas o vidro do motorista conta com função um-toque e funciona apenas para abrir a janela. Seria interessante que o recurso estivesse disponível em todas as janelas, tanto para abrir como para fechar os vidros. A coluna de direção também ganharia pontos se tivesse ajuste de profundidade, o que seria um grande diferencial, já que nem o ix35 conta com essa vantagem.


 ir para JAC T6

Assento traseiro é bipartido e reclinável


O ar-condicionado destacou-se pela eficiência, assim como no hatch J3. Mesmo em dias quentes, manteve a ampla cabine bem refrigerada. Com a troca pelo modelo digital, será mais fácil controlar a temperatura. O sistema de som conta com comandos no volante e tela central sensível ao toque. O software do aparelho é intuitivo à primeira vista, mas limita-se às funções do rádio. O modelo atualizado deverá também exibir as imagens da câmera traseira. Há porta USB e entrada auxiliar, mas falta um leitor de CDs.

 ir para JAC T6

Traseira lembra as formas do Audi Q5. Design é imponente e bem-equilibrado


Assim como os demais JAC, haverá apenas uma versão, sem opcionais. No meio do caminho entre o Eco e o ix35, o T6 deve preencher uma lacuna de mercado que existe hoje. Mas essa brecha ficará bem congestionada nos próximos anos.


VEREDICTO

Se o T6 custar mesmo cerca de 75000 reais, será forte concorrente para Tracker e Eco Titanium, por trazer mais espaço e itens de série.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Muito Obrigado! Disponível no(a):http://quatrorodas.abril.com.br/

Nenhum comentário: