Volkswagen prepara lançamento do Up! nacional para tentar se reinventar no mercado brasileiro
A
Volkswagen do Brasil quer “acordar” para o segmento de subcompactos. Na
faixa até R$ 30 mil, ela briga apenas com o decadente Gol G4, com
versões espartanas da antiga geração de seu campeão de vendas. Para
substituí-lo, a marca irá lançar por aqui o pequeno Up!, já conhecido
dos europeus desde 2012. O carrinho está programado para chegar às ruas
em janeiro de 2014 e sua missão é recolocar a marca alemã nos holofotes
de quem procura um carro de entrada. Com a produção confirmada para a
fábrica de Taubaté, no interior paulista, ele passou por simplificações e
mudanças para atender ao gosto e bolso local – tanto que o preço
inicial deve ficar na casa dos R$ 28 mil.
Ele
será equipado com o motor 1.0 litro de três cilindros que hoje roda no
Fox Bluemotion – atual cobaia para o propulsor no Brasil. Ele gera 82 cv
e 10,7 kgfm de torque a 3 mil quando abastecido com etanol – na Europa,
são mais modestos 75 cv e 9,7 kgfm movidos apenas a gasolina. Esse
motor é bem diferente do vetusto 1.0 de quatro cilindros ainda oferecido
nas linhas Gol, Voyage e no próprio Fox. Ele descende da linha EA211, a
mesma dos 1.4 TSI turbinados, que chegam ao Brasil no Golf Highline.
Inicialmente, o Up! nacional deve chegar apenas com câmbio manual de
cinco marchas. No Velho Continente ainda há opção por uma caixa
automatizada de embreagem simples – como nos I-Motion nacionais –, mas o
sistema ainda não foi confirmado pela filial daqui.

O
visual correto também deve ser basicamente preservado no Up! “made in
Brazil”. A frente tem grandes faróis de parábola única, que agregam as
luzes de direção e posição. No entanto, a traseira deve perder a pouco
usual tampa de vidro em troca de uma peça mais simples, com chapa e um
vidro menor, mais simples. As janelas das portas traseiras também
deverão abrir normalmente, em vez de apenas bascularem – solução comum
em subcompactos europeus. Além disso, especula-se que o entre-eixos e o
balanço traseiro sejam ligeiramente maiores, para mais espaço para
passageiros atrás e porta-malas mais amplo.
Já
por dentro, nada deve mudar. O painel simples e funcional tem três
círculos separados e o central grande com o velocímetro em destaque. O
maior toque de modernidade fica por conta de uma pequena central
multimídia com tela sensível ao toque acoplada no topo do painel, quase
como um GPS comprado à parte – certamente um item opcional. O sistema
incorpora, além do próprio navegador, um computador de bordo mais
completo e conectividade com telefones via Bluetooth. Porém,
equipamentos de segurança ativa como o City Safety, que é capaz de frear
o carro sozinho na iminência de uma colisão em baixa velocidade, não
devem estar no carrinho nacional. Por aqui, só os essenciais airbags
frontais e freios ABS. Ainda assim, trata-se de um belo avanço em
relação ao arcáico Gol Geração 4.
Primeiras impressões
Conceito elevado
O
interior, no entanto, é surpreendentemente arejado e espaçoso.
Motoristas com até 1,90 m de altura conseguem se acomodar sem tanta
dificuldade na frente e ainda deixar algum espaço viável atrás para
pessoas menores. O painel tem leitura excelente e a simplicidade dos
comandos e informações apresentadas descomplica bastante o uso do
pequeno carro no dia-a-dia.
O
motorzinho 1.0 de três cilindros e 75 cv tem boa distribuição de torque
e valentia para levar sem sufoco os 929 kg do Up!. O câmbio manual de
cinco marchas é ótimo, com engates precisos e relações bem escalonadas. A
suspensão dá ao carro respostas rápidas e ágeis ao volante – até
surpreendentes para um subcompacto –, além de absorver com competência
as poucas irregularidades do asfalto alemão.

Ficha técnica
Volkswagen Up!
Motor: A gasolina,
dianteiro, 999 cm³, três cilindros e quatro válvulas por cilindro.
Injeção eletrônica multiponto seqüencial e acelerador eletrônico.
Transmissão: Câmbio manual de cinco velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira. Oferece controle eletrônico de tração.
Potência máxima: 75 cv a 6.200 rpm.
Aceleração 0-100 km/h: 13,2 segundos.
Velocidade máxima: 171 km/h.
Torque máximo: 9,6 kgfm entre 3 mil e 4.300 rpm.
Diâmetro e curso: 74,5 mm x 76,4 mm. Taxa de compressão: 10,5:1.
Suspensão: Dianteira
independente do tipo McPherson, com braços triangulares transversais,
molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos e barra
estabilizadora. Traseira interdependente, com braços longitudinais,
molas helicoidais e amortecedores telescópicos hidráulicos. Oferece
controle eletrônico de estabilidade.
Pneus: 185/65 R14.
Freios: Discos ventilados na frente e discos à tambor atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Hatch
compacto em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 3,89 metros de
comprimento, 1,46 m de largura, 1,65 m de altura e 2,46 m de
entre-eixos. Oferece airbag duplo como opcional.
Peso: 929 kg em ordem de marcha.
Capacidade do porta-malas: 251 litros.
Tanque de combustível: 35 litros.
Produção: Bratislava, Eslováquia.
Lançamento mundial: 2011.
Itens de série:
Vidros dianteiros elétricos, travas elétricas,
rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, banco do motorista com ajuste de altura,
computador de bordo, direção hidráulica, freios ABS, airbag frontais,
laterais e de cabeça, ar-condicionado, regulagem de altura para o
volante, retrovisores, sistema de frenagem automática na cidade,
Preço na Europa: 13.525 euros (cerca de R$ 33 mil)
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