Nissan GT-R perde peso e passa a ter 600 cv de potência na preparação da Nismo
Em 2007, ano em que foi lançado, o Nissan GT-R abalou o mercado de superesportivos. Possuía números iguais ou até melhores que Ferrari e Lamborghini em termos de desempenho e custava três vezes menos que os bólidos italianos.
Desde então, os
engenheiros da Nissan apenas refinaram a atual geração R35 com mudanças
sutis ao seu estilo, suspensão, potência do motor e algumas edições
especiais foram lançadas como o Black Edition e o Track Pack, mas nunca
uma versão preparada pela Nismo – a divisão esportiva da marca japonesa.
Quase sete anos depois, o GT-R volta a fazer “barulho” novamente. Com
direito à presença do velocista e garoto-propaganda Usain Bolt, a Nismo
aproveitou o fator “casa” e mostrou no Salão de Tóquio, no Japão, a
versão mais “hardcore” da história do GT-R.Em 2007, ano em que foi lançado, o Nissan GT-R abalou o mercado de superesportivos. Possuía números iguais ou até melhores que Ferrari e Lamborghini em termos de desempenho e custava três vezes menos que os bólidos italianos.
A “pressão” era grande em mexer no superesportivo já consagrado e bastante potente. Mas como manda a tradição de carros modificados por divisões esportivas, a da Nissan tratou logo de fazer sua mágica no motor. Ele usa o mesmo V6 3.8 litros com dois turbocompressores que equipa o GT-R “civil”. Porém, os engenheiros japoneses usaram a expertise adquirida em competições – com as 24 Horas de Nurburgring – e conseguiram extrair adicionais 50 cv e deixar o “Godzilla” – como é apelidado – com 600 cv de potência a 6.800 rpm. Para conseguir o ganho extra de “cavalaria”, a Nismo instalou turbocompressores maiores e aperfeiçoou o controle do ponto de ignição de cada um dos seis cilindros. O torque também cresceu e saiu dos atuais 64,5 kgfm para 66,5 kgfm. Tudo é gerenciado pelo câmbio sequencial de seis relações e duas embreagens.
Ainda na mecânica, a suspensão recebeu novas molas, amortecedores mais rígidos fornecidos pela Bilstein e barras estabilizadoras mais grossas. São três modos de ajuste: Comfort, para uso urbano, Normal, e Race, específico para voltas rápidas em circuitos fechados. A marca nipônica não divulgou os números de desempenho, mas o GT-R Nismo mostrou a que veio. O bólido completou a tradicional volta nos mais de 20 km do tradicional circuito alemão de Nurburgring em 7min8s. Com esse tempo, o modelo deixou para trás nomes como o Dodge Viper ACR, com seus 7min12s e superou fácil os 7min14s do Lexus LFA, além de ser 11 segundos mais rápido que o GT-R “normal”. Atualmente entre os carros de produção, GT-R Nismo só perde para o recente Porsche 918 Spyder e seus mais de 800 cv.
A Nismo manteve a essência visual do GT-R, mas promoveu algumas alterações para melhorar a aerodinâmica do modelo e reduzir o peso. Partes dos para-choques dianteiro e traseiro e o generoso aerofólio são em fibra de carbono. Além da dieta de 65 kg, as mudanças geraram um ganho de 100 kg de downforce a 300 km/h – em comparação à versão de rua. Já as rodas de 20 polegadas e seis raios envoltas em pneus especiais da Dunlop vieram da categoria GT500 em que a Nissan compete com o GT-R no Japão contra as compatriotas Lexus e Honda.
O interior também tem inspiração nas
pistas de corrida. O habitáculo é um autêntico cockpit, com bancos
Recaro em fibra de carbono e o volante de três raios recebeu
revestimento em Alcântara. A cor vermelha está presente em toda a parte
interna como painel central e das portas, alavanca de câmbio, volante e
com mais força nos assentos. O bólido chega no fim de fevereiro de 2014
no Japão. Europa, Estados Unidos e outros mercados terão que esperar
mais um pouco para receber o mais novo superesportivo da Nissan. Segundo
informações recentes, é provável que a Nissan não produza mais de 200
unidades/ano do GT-R Nismo e que cada unidade custe em torno de US$ 200
mil – o equivalente a R$ 470 mil.
Primeiras impressões
Veloz e furioso
Chiba/Japão - Antes de efetivamente testar o carro no Circuito de Sodegaura, a Oeste de Tóquio, os engenheiros da Nismo deram uma breve explicação sobre o traçado seguida por uma volta de reconhecimento a bordo de uma minivan. Já dentro do GT-R Nismo e com alguns minutos ainda restando para sair à pista, o ajuste da suspensão é colocado em modo Race e os controles de tração e estabilidade são ativados. Fora dos boxes e quase na reta principal, é hora de pisar fundo. E é aí que o GT-R mostra suas qualidades. A aceleração é brutal e faz o corpo “colar” no banco com uma força surpreendente. O ritmo cardíaco sobe juntamente com os giros do motor V6 de 600 cv.
Na reta principal, o GT-R chega a pouco mais de 200 km/h. As trocas de marchas são rápidas e feitas pelos paddle-shifters atrás do volante. Na sequência de curvas é possível constatar que a volta de reconhecimento feita pela minivan não serviu de nada. O GT-R Nismo é veloz e o que chama atenção é a aderência. Ela parece infinita e se junta à direção extremamente precisa e comunicativa. O superesportivo só necessita de uma correção depois de fazer um pequeno S se o piloto pressionar o pedal da direita com determinação. O poderoso torque de 66,5 kgfm faz o carro escorregar ligeiramente, mas os controles eletrônicos tratam logo de agir e devolvê-lo a trajetória correta. Apesar de ser um verdadeiro superesportivo e usar tecnologias avançadas, o Nissan GT-R Nismo é um “animal” que exige respeito.
Ficha técnica
Motor: A gasolina,
dianteiro, longitudinal, 3.799 cm³, seis cilindros em V, dois
turbocompressores, comando variável de válvulas no cabeçote, comando
variável de válvulas na admissão e injeção eletrônica multiponto
sequencial.
Potência máxima: 600 cv a 6.800 rpm.
Torque máximo: 66,5 kgfm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: Não informado..
Velocidade máxima: Não informado.
Transmissão: Câmbio automático sequencial de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.
Suspensão: Dianteira independente do tipo double wishbone. Traseira independente do tipo multilink. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 255/40 R20 à frente e 285/35 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Cupê com duas portas e dois lugares. Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,37 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos.
Peso: 1.720 kg.
Produção: Sunderland, Reino Unido.
Lançamento: 2013.
Itens de série: Não informado.
Preço estimado: US$ 200 mil – o equivalente a R$ 470 mil.
Potência máxima: 600 cv a 6.800 rpm.
Torque máximo: 66,5 kgfm.
Aceleração de 0 a 100 km/h: Não informado..
Velocidade máxima: Não informado.
Transmissão: Câmbio automático sequencial de dupla embreagem com seis marchas à frente e uma a ré. Tração integral. Oferece controle de tração.
Suspensão: Dianteira independente do tipo double wishbone. Traseira independente do tipo multilink. Oferece controle de estabilidade.
Pneus: 255/40 R20 à frente e 285/35 R20 atrás.
Freios: Discos ventilados na frente atrás. Oferece ABS com EBD.
Carroceria: Cupê com duas portas e dois lugares. Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,37 m de altura e 2,77 m de distância entre-eixos.
Peso: 1.720 kg.
Produção: Sunderland, Reino Unido.
Lançamento: 2013.
Itens de série: Não informado.
Preço estimado: US$ 200 mil – o equivalente a R$ 470 mil.
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