Primeiro pony car da América, o Ford Mustang está comemorando 50 anos de história com um design completamente novo e a pretensão de ser um esportivo global (pela primeira vez ele será vendido na Ásia e Europa). Nesta quinta (5), a Ford está revelando a nova geração do cupê num evento simultâneo em Nova York, Los Angeles, Xangai, Sydney, Barcelona e sua cidade natal, Dearborn.
Ele começa a ser vendido no primeiro trimestre de 2014 nos Estados Unidos e nos meses seguintes chegará a Europa e Ásia.
É claro que o Mustang não é o best-seller da Ford, mas ele representa muito para a imagem da marca. “É uma conexão emocional com o resto da marca”, disse Jacques Brent, gerente de marketing do grupo para carros grandes e SUVs.
Quanto às vendas, a Ford está empolgada e diz que o Mustang pode se tornar o mais vendido entre os pony cars nos EUA. Apesar disso, o grande rival Chevrolet Camaro, que sofreu uma reestilização mais profunda em 2009, vendeu mais que o Mustang nos últimos três anos e deve repetir o feito em 2013.
Primeira renovação completa do Mustang desde 2005, esta foi uma tarefa difícil para a Ford: atualizar e dar frescor a um ícone sem irritar os fãs mais conservadores. Mais de 9 milhões de Mustangs foram vendidos desde 1964, e o carro tem centenas de fã-clubes, incluindo um exclusivamente para donos de Mustangs amarelos.
O resultado é um carro novo com muitas influências do antigo, e o resultado não é nada mau. O longo capô e a caída fastback ainda estão lá, bem como a grade em forma de trapézio com o logotipo Mustang original. Mas o novo carro fica mais baixo e mais largo, eo teto afilado dramaticamente na frente e atrás. Os faróis arredondados que são marca registrada, são menores, enquanto as tradicionais lanternas traseiras de três barras são agora tridimensionais.
O esportivo da Ford já é vendido em diversos mercados, mas pela primeira vez, ele foi projetado para atender às diversas normas de segurança e emissões internacionais. Com a nova geração, a Ford vai investir fortemente para torná-lo um carro global, e mesmo que os cupês representem menos de 1% do mercado mundial de automóveis, ainda assim são importantes para a imagem das marcas.
Nos Estados Unidos serão três opções de motores: V6 3.7 de 300 cv e 37,2 kgfm, 5.0 V8 de 420 cv e 53,8 kgfm, e um novo 2.3 litros EcoBoost de quatro cilindros que deve entregar 305 cv e 40,5 kgfm de torque. A Ford também vai oferecer uma atualizada caixa manual de seis velocidades e transmissões automáticas. Um dos principais destaques será a adoção da suspensão traseira independente, inédita no Mustang.
Entre as novidades na lista de equipamentos estão o controle de cruzeiro adaptativo, sistemas de detecção de pontos cegos e controle de tráfego, entre outros. O acabamento também evoluiu, com detalhes em alumínio escovado.
A versão conversível terá a capota acionada por controles totalmente elétricos, em substituição ao atual sistema hidráulico. Os preços ainda não foram divulgados, mas não devem ficar muito acima do atual, que custa a partir de 23 mil dólares (R$ 54,8 mil).
No Brasil, o modelo será exibido no Salão de São Paulo em 2014 e pode ser vendido aqui a partir de 2016.
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