Há quase trinta anos, a BMW Technik foi fundada para “desenvolver carros-conceito inovadores, pensados para o futuro” como essa shooting brake Z1 nunca antes vista. Ver estes conceitos, que nunca entraram em produção, é como enxergar um mundo onde a BMW não virou uma BBW.
A Technik é basicamente um laboratório secreto da empresa, uma parte da BMW responsável por investigar novas tecnologias e ideias, formando o futuro da marca. Infelizmente, o futuro com esportivos exóticos e hatches malucos que a divisão enxergou se transformou em um presente repleto de crossovers obesos como o modelo GT da série 5. Por um instante pelo menos, vamos ignorar o presente e ver como poderia ter sido.
BMW E1
Não é a velocidade máxima de 120 km/h ou a autonomia de 200 km do E1 elétrico que nos anima, mas seu estilo e tamanho compacto. É como um filho esquecido, horrivelmente desfigurado, de um Honda CRX e um BMW série 8. Imagine se a série 1 fosse pequena, leve e prática ao invés de, bem, como é hoje.
Aparentemente, há um BMW elétrico de tração dianteira a caminho. Provavelmente seu visual não será tão legal quanto o deste.
BMW Z1 Shooting Brake
A BMW chama esta shooting brake de Z1 Coupe, mas ele é o antecessor do BMW Z3 M Coupe. A Technik desenvolveu uma versão com tração nas quatro rodas, que não tinha sido vista em público até agora. Resumindo: monocoque de aço, carroceria e portas de plástico, portas verticais, dois lugares, traseira de perua, metade E30, metade E36. Se o resultado não for igual a incrível, não sabemos o que seria.
BMW Z13
Um hatch de motor traseiro com assentos estilo McLaren F1 – o motorista fica ao centro com um passageiro em cada lado – e espaço de carga suficiente para esquis de dois metros. O Z13 pesava apenas 830 kg; seu motor de 83 CV tinha consumo de 17 km/l.
BMW Z18
Na década de 90, os norte-americanos começaram a comprar SUVs no lugar de carros esportivos. Intrigados, os engenheiros da Technik encontraram uma maneira de combinar a falta de praticidade de esportivos com a fraca dirigibilidade de um SUV. Talvez tenha parecido surreal demais na época. Mesmo assim, nós ainda preferimos isso ao GT da série 5.
A carroceria de plástico do Z18 lembra um barco, permitindo ao carro andar em terrenos alagados. A potência vinha de um motor V8 de 360 CV. Sinceramente, quanto mais pensamos nisso, mais acreditamos que a BMW estava no caminho certo.
BMW Z22
Com um visual que se parece com um protótipo distante do GT série 5, o Z22 era na verdade muito mais que só um corpo feio. Equipado com direção e freios eletrônicos, retrovisor com câmeras panorâmicas, leitor de impressão digital e uma tela digital de informações, o Z22 procurou explorar soluções tecnológicas para problemas que não existiam. Ah, é a BMW de hoje que tanto admiramos. Havia duas áreas nas quais o Z22 não era infeliz: peso e espaço interno. Tinha o entre-eixos da série 7, mas não era maior que um série3. Graças ao chassis em carbono, pesava 30% menos que a série 5 e tinha um consumo de 17 km/l.
BMW Just 4/2
Com apenas 550 quilos, o Just 4/2 é 1715 quilos mais leve que um BMW X6 M. A motivação vem de um motor quatro cilindros da moto BMW K1100, com 101 CV. Os 100 km/h levavam seis segundos. O Just 4/2 é obviamente uma cópia do Lotus 7, mas seria incrivelmente divertido.
BMW Z29
Uma BMW com portas da Lamborghini?!? O Z29 foi projetado em 2001, muito antes dos mauricinhos metidos a tuner saberem o que é isso. Guardado a sete chaves, o Z29 foi criado para explorar métodos de construção de baixo peso. Equipado com um seis cilindros em linha emprestado do M3 E46 com 348 CV, o Z29 pesava apenas 1160 kg, praticamente 400 kg mais leve que o M3. O habitáculo era de carbono e plástico com quadros em alumínio à frente e atrás. O peso foi reduzido com o aproveitamento de funções dos componentes internos – as saídas de ar, por exemplo, sustentam o painel.
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