17 de nov. de 2013

F-1:Vettel vence nos EUA e quebra marca de vitórias seguidas de Schumi

Alemão não teve problemas para confirmar seu oitavo triunfo no ano e o 38º na carreira; Massa faz prova apagada e termina em 13º

Sebastian Vettel, da Red Bull, em Austin (Foto: David J. Phillip/AP)Sebastian Vettel, da Red Bull, em Austin (Foto: David J. Phillip/AP)

Sebastian Vettel novamente disputou uma corrida à parte na F1 e venceu na tarde deste domingo o GP dos Estados Unidos, em Austin, confirmando seu oitavo triunfo consecutivo em 2013.

A marca é histórica: desde os anos 1950, um piloto não emplacava uma sequência tão vitoriosa. Naquela década, Alberto Ascari, com a Ferrari, faturou nove GPs seguidos entre 1952 e 1953 – algumas fontes levam em consideração apenas sete triunfos do italiano pela inclusão das 500 Milhas de Indianápolis no calendário (entenda aqui por que o Tazio discorda de tal avaliação).

Nem por isso, contudo, Vettel saiu do fim de semana sem nenhum feito. Nos Estados Unidos, o alemão quebrou o recorde do ídolo Michael Schumacher, que venceu sete provas seguidas entre os GPs da Europa e da Hungria em 2004, e agora só precisa igualar Ascari no GP do Brasil, na semana que vem, para ter em mãos uma marca antes considerada quase inatingível na F1.
Vettel não foi ameaçado em nenhum momento no circuito das Américas. Na 38ª vitória da carreira, o alemão fechou o percurso com folga de 6s2 para Romain Grosjean, que obteve seu melhor resultado com o E21 da Lotus na temporada. Mark Webber, a bordo do RB9 #2, tentou tomar a vice-liderança do francês nos minutos finais, mas perdeu rendimento e teve que se contentar com a terceira posição.
Mais atrás, Lewis Hamilton, da Mercedes, e Fernando Alonso, da Ferrari, fecharam em quarto e quinto, respectivamente, enquanto Felipe Massa teve uma apresentação apagada e encerrou em 13º – a mesma posição na qual se posicionou no grid de largada.
Vettel recebe a bandeira quadriculada em Austin (Foto: Darron Cummings/AP)
Vettel recebe a bandeira quadriculada em Austin (Foto: Darron Cummings/AP)
Volta-a-volta
Largada – Vettel parte na frente, acompanhado de Grosjean e Hamilton. Webber despenca para quarto, pouco à frente de Hulkenberg, enquanto Alonso cai para sétimo. Mais atrás, Sutil se enrosca com Maldonado e bate num muro de concreto. A direção de prova envia o safety car à pista.
5ª volta – Os carros relargam em Austin. Pérez tenta passar Hulkenberg na área do DRS, enquanto Webber se mantém na cola de Hamilton. No fim da volta, Vettel abre 1s9 para Grosjean, assim como este dispara em relação à Mercedes no confronto pela vice-liderança.
8ª volta – Por conta do toque com Sutil, a asa dianteira do FW35 de Maldonado se arrasta no asfalto do Texas. A direção de prova aciona a bandeira preta e laranja e ordena o venezuelano a parar nos pits. No giro seguinte, Maldonado põe um novo bico e pneus duros e retorna ao páreo na última colocação.
12ª volta – Vettel amplia vantagem em relação a Grosjean para mais de 4s. Hamilton e Webber continuam se enfrentando pelo terceiro posto, enquanto, mais atrás, um “trenzinho” se forma atrás de Hulkenberg, com Pérez, Alonso e Bottas atrás.
13ª volta – Em ótima manobra, Webber usa o DRS para superar Hamilton na curva 12 e assumir a terceira colocação. Hulkenberg se livra dos aspirantes ao top 5 e se aproxima da Mercedes.
26ª volta – Hamilton abre a janela de paradas para os líderes em Austin. O inglês põe pneus duros e retorna à pista em sexto, com perda total de 23s9. Duas passagens depois, Vettel e Hulkenberg vão às garagens. O piloto da Red Bull retorna em terceiro, atrás de Grosjean e Webber, enqaunto o representante da Sauber volta em quinto, na sombra de Hamilton.
Largada do GP dos EUA em Austin (Foto: David J. Phillip/AP)
Largada do GP dos EUA em Austin (Foto: David J. Phillip/AP)
29ª volta – Grosjean é o último a parar entre os líderes nos pits. O francês volta 9s atrás de Vettel e já leva pressão de Webber, este último virando a passagem mais rápida da corrida. O australiano da Red Bull quase passa o piloto da Lotus na primeira curva, mas na sequência recua.
43ª volta – Após uma série de giros sem muitas ultrapassagens, Alonso chega em Hulkenberg. O ibérico da Ferrari faz a melhor primeira intermediária do percurso, ronda a Sauber por mais duas voltas e dá o bote na primeira curva, assumindo o quarto posto. Ele então passa a perseguir Hamilton.
45ª volta – Após um breve momento de letargia, Webber volta a virar mais que Grosjean. O australiano aparece no retrovisor do franco-suíço três voltas depois, mas não consegue confirmar a ultrapassagem.
49ª volta – Charles Pic, da Caterham, leva um drive through por ignorar uma bandeira azul.
52ª volta – Grosjean continua a ser pressionado por Webber. O australiano usa toda a potência do Kers para passar o adversário na curva 11, mas novamente fica para trás.
56ª volta – Vettel fecha a prova com 6s2 de folga para Grosjean. Webber, Hamilton e Alonso completam a lista dos cinco primeiros colocados em Austin.
Grosjean, Vettel e Webber no pódio (Foto: Darron Cummings/AP)
Grosjean, Vettel e Webber no pódio (Foto: Darron Cummings/AP)

PONTOS POSITIVOS
Grosjean, em nova apresentação sólida pela Lotus. O francês despachou Webber na largada e resistiu ao ataque do australiano para confirmar seu melhor resultado em 2013. Cada vez mais, o antigo “Louco da Primeira Volta” vai se mostrando um piloto capaz de lutar pelas primeiras posições com regularidade.
PONTOS NEGATIVOS
Pastor Maldonado. Reclamou do time no sábado e, no dia seguinte, se autodestruiu na corrida ao se enroscar com Adrian Sutil. Depois, já com a asa totalmente destruída, tomou uma bandeira preta e laranjada e foi parar no fim do pelotão. O único ponto em que não perdia para Valtteri Bottas era no Mundial de Pilotos: com os quatro tentos do finlandês, agora é hora de esquecer 2013.
CURIOSIDADE
Embora não tenha igualado Ascari em número de vitórias, Vettel se tornou o primeiro na história da F1 a obter oito triunfos consecutivos numa única temporada. Ele também marcou seu oitavo hat trick (vitória, pole e melhor volta) na carreira, igualando Alain Prost.
RESULTADO FINAL – GP dos Estados Unidos
Pole: Sebastian Vettel (Red Bull), 1min36s338
Melhor volta: Sebastian Vettel (Red Bull), 1min39s856
Líderes: Vettel (1-27), Grosjean (28-29) e Vettel (30-56)
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) 56 voltas
2º. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) a 6s2
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) a 8s3
4º. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) a 27s3
5º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) a 29s5
6º. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) a 30s4
7º. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) a 46s6
8º. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) a 54s5
9º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes) a 59s1
10º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) a 1min17s2
11º. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) a 1min21s0
12º. Felipe Massa (BRA/Ferrari) a 1min26s9
13º. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) a 1min31s7
14º. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) a 1min35s0
15º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) a 1min36s8
16º. Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari)* a 1min44s5
17º. Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) a 1 volta
18º. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) a 1 volta
19º. Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) a 1 volta
20º. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) a 1 volta
21º. Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) a 2 voltas

Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) abandonou
 *Após a corrida, Jean-Éric Vergne recebeu uma punição de 20 segundos em seu tempo total de prova por causar um acidente com Esteban Gutiérrez na última volta. 

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: