5 de out. de 2013

WRC: na França, Latvala lidera batalha dura pela vitória na reta final

Finlandês da Volkswagen tomou a ponta de Sordo no estágio que encerrou penúltimo dia de competição, mas tem vantagem de só cinco segundos em relação ao 4º colocado, Loeb

Jari-Matti Latvala, da Volkswagen, durante o Rali da França (Divulgação/WRC)Jari-Matti Latvala, da Volkswagen, durante o Rali da França (Divulgação/WRC)

Contando com um furo no pneu traseiro esquerdo de Thierry Neuville, que praticamente tirou o belga da luta por sua primeira vitória no WRC (Mundial de Rali), Jari-Matti Latvala venceu um duelo particular com Dani Sordo e terminou o penúltimo dia do Rali da França, 11ª etapa da temporada, na liderança.

No entanto, o finlandês da Volkswagen está em meio a uma batalha como há tempos não se via pelo primeiro lugar na Alsácia, ponteando uma lista que tem quatro competidores separados por apenas cinco segundos na ponta da tabela.
Líder da sexta-feira, Neuville iniciou a disputa deste sábado ampliando sua dianteira na parte da manhã, mesmo sem ter vencido nenhum dos estágios, disputados sob chuva e neblina. A péssima condição climática da região, aliás, levou os organizadores a interromperem a prova de Soultzeren, terceira e última do período matutino.

Quando abriu o primeiro percurso da tarde, em Hohlandsbourg, o competidor da M-Sport tinha 13s3 de vantagem sobre o próprio Latvala, mas perdeu cerca de um minuto e meio com o problema em seu pneu, caindo de uma só vez para quinto. A partir de então, o nórdico se intercalou na liderança junto com Sordo, que vinha mostrando bom rendimento a bordo de seu Citroen DS3, até o fim do dia.
Ao mesmo tempo, o recém-coroado campeão Sébastien Ogier, companheiro de Latvala na Volks, venceu cinco dos seis percursos validados, recuperando-se do desempenho ruim na sexta e se recolocando na luta pela coroa de vencedor, em terceiro. Já o eneacampeão Loeb, que faz sua despedida do rali com a Citroen, também se manteve o tempo todo na cola dos ponteiros.
Assim, Latvala abre o dia decisivo da competição com ínfimos quatro décimos de vantagem sobre Sordo, enquanto a vantagem para Ogier é de um segundo e meio. Quarto colocado, Loeb também segue vivo na batalha, a 5s do escandinavo. O ex-F1 Robert Kubica já administra sua larga liderança na classe WRC2, mantendo a mesma diferença de três minutos e meio sobre Elfyn Evans.
Neste domingo, os competidores encerram o Rali da França com a realização de mais seis especiais, em um total de 56,58 quilômetros cronometrados.
Rali da França – parcial após 14 de 20 estágios (dez primeiros):

Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Jari-Matti Latvala (FIN/Volkswagen) 2h18min58s3
2º. Dani Sordo (ESP/Citroen) a 0s4
3º. Sébastien Ogier (FRA/Volkswagen) a 1s5
4º. Sébastien Loeb (FRA/Citroen) a 5s0
5º. Thierry Neuville (BEL/M-Sport Ford) a 1min10s4
6º. Evgeny Novikov (RUS/M-Sport Ford) a 2min16s4
7º. Mikko Hirvonen (FIN/Citroen) a 2min43s1
8º. Mads Ostberg (NOR/M-Sport Ford) a 2min57s2
9º. Andreas Mikkelsen (NOR/Volkswagen) a 3min19s2
10º. Martin Prokop (TCH/Jipocar Ford) a 5min25s2

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: