Os
testes de impacto do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS)
agora também irão considerar as tecnologias que evitam colisões
A entidade norte-americana de segurança viária Insurance Institute for Highway Safety
(IIHS) adicionou uma nova exigência em seus testes de colisão, a fim de
melhor qualificar os veículos avaliados e facilitar a escolha mais
segura para o comprador comum. A nova exigência irá qualificar melhor os
carros novos dotados de sistemas capazes de evitar um impacto. Veículos
que possuem essas tecnologias podem obter o reconhecimento adicional
denominado "Top Safety Pick +". Uma vez que a melhor maneira de
sobreviver a uma colisão é evitá-lo, o IIHS desenvolveu um procedimento
específico de análise de sua eficiência, bem como um sistema de
classificação para os vários dispositivos criados para evitar colisões,
que são oferecidos atualmente por vários fabricantes de automóveis.
Para participar desse teste, o veículo é obrigado a ter um sistema
de advertência de colisão frontal (FCW pela sigla em inglês) que inclua
tecnologia autônoma de frenagem em emergência. A unidade é colocada para
correr a uma velocidade entre 20 km/h he 40 km/h e em seguida, é
mensurado o quanto os os dispositivos atuaram para prevenir ou reduzir a
velocidade de impacto. As classificações fornecidas são Superior,
Avançado e Básico. Para obter o reconhecimento "Top Safety Pick +", o
carro deve ter obtido uma pontuação de, pelo menos, Básico.
Para começar com o novo procedimento, o IIHS realizou testes com 74
veículos vendidos em os EUA. Apenas seis carros conseguiram a
classificação Superior. A Subaru ganhou nota máxima com o Legacy e
Outback, que são equipados com sistema EyeSight. A Cadillac brilhou com
seu sistema de preparação automática de colisão nos modelos ATS e SRX. E
a marca sueca Volvo também fez bonito com os modelos S60 e XC60,
equipados com o City Safety, que inclui alerta de colisão com frenagem
autônoma, além de detecção de pedestres. A Mercedes-Benz Classe C, com
seu dispositivo Distronic Plus, se habilitou a estar entre os sete
veículos avaliados que receberam a pontuação Avançada. Um total de 25
carros terminaram avaliados com o nível Básico. Espera-se que as novas
exigências do IIHS estimulem a implantação de tecnologias anticolisão
nos futuros lançamentos.
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