Antes, vamos te colocar dentro do contexto. R$ 4 mil é um valor inacreditavelmente alto para um videogame. Um PS3 custa, em média, R$ 1.100 (procurando bem você consegue encontrar um por menos de R$ 1000). O Xbox One, futuro concorrente do PS4, já teve seu valor no Brasil anunciado em R$ 2.199 — praticamente a metade do preço. Com essa verba, você consegue montar um PC da Nasa. Qual é, Sony?
A empresa justifica o valor com o discurso de sempre: impostos de importação. Segundo a Sony, algo entre 60% e 70% do preço final do console no Brasil corresponde a impostos sobre importação. Sei.
Vamos lá: nos EUA, o PS4 custa US$ 400 (cerca de R$ 860). Com base nisso, o G1 calculou qual seria o preço real do console, considerados todos os impostos e tributos — importação, PIS, Cofins, ICMS, IPI —, e o resultado foram muito mais palatáveis R$ 2.075.
Mas não estamos aqui para debater (muito) sobre o preço do PS4 — parece ser um baita console e temos certeza de que haverá muitos lançamentos fantásticos. Estamos aqui para falar do que você pode fazer com os R$ 4.000 que a Sony pede por ele. Talvez você já tenha até lido uma lista nesse espírito, mas certamente não sob o ponto de vista gearhead. É aí que a gente entra.
Vamos lá?
Com o preço de um PS4, você pode…
Começar uma coleção gigantesca de carrinhos em miniatura
Considerando que um carrinho da Hot Wheels custa R$ 5, você pode comprar 800 deles!
Começar um curso de pilotagem na Advanced Driving School, no Velopark
O curso parte de R$ 3.700 e você pilota um Volvo C30 com 180 cv e pneus slick Pirelli. Se quiser prosseguir no curso, você ainda pode participar de uma competição oficial. Mas aí as coisas ficam mais sérias — e caras: a Advanced Driving School Cup custa R$ 9.400 por etapa.
Equipar seu carro para um track day
Um jogo de pneus Toyo R888 195/55 R15 (R$ 2.340 pelos quatro), mais rodas Scorro S-215 (R$ 1.180 pelo jogo) — o mesmo setup do Gol do Márcio Murta — para colocar no seu carro e levar para um track day saem por R$ 3.380 E ainda sobra um troco para a gasolina e a inscrição. E para um lanchinho na volta.
Comprar este Chevette para se divertir na chuva
Só R$ 3.500 — com o troco você dá uma levantada no bichinho! Tração traseira, entre-eixos curto… diversão garantida.
Comprar um PS3, Gran Turismo 5 e um volante bacana
PS3: R$ 1.100
Gran Turismo 5: R$ 70
Volante Logitech G27: R$ 800
São R$ 1.970. Imagine quantos saquinhos de Doritos e garrafas de Coca-Cola você pode comprar com o que sobrar!
Começar a turbinar seu carro
Quer brincar mais sério? Uma turbina Spa .50 custa R$ 990. O kit turbo (tendo como referência o motor AP), composto de coletor, dutos, juntas, abraçadeiras, intercooler, etc), sai por R$ 2.579. Para alimentar o conjunto, uma bomba de combustível de alta vazão varia entre R$ 300 e R$ 400.
Obviamente, isto é só o começo: há os gastos com junta do coletor de escape, velas novas (para diminuir a detonação) é inevitável que um carro não-turbinado de fábrica sofra mais desgaste em certos componentes mecânicos — como opcional, os preparadores costumam instalar um kit de embreagem mais resistente. No total, o gasto supera os R$ 4.000, mas com eles já dá para fazer de 60% a 70% do serviço. Lembrando que estamos falando de um kit básico — com mais pressão, você terá que partir para um jogo de pistões e bielas forjados, uma retífica para deixar tudo alinhado, mão de obra… Mais uma vez, a dica é do nosso brother Márcio Murta, do AltaRPM!
Comprar um motor para swap
Se não quiser turbinar, há uma boa variedade de motores custando menos de R$ 4.000 — completos e parciais. Não dizem que não há nada melhor do que aumentar o deslocamento?
Obviamente, a troca de um motor não é um processo simples, e comprar um motor é só o começo. Nosso editor-chefe Juliano Barata já explicou os pormenores, mas aqui vai um resumo: é melhor manter tudo em casa — não misturar marcas diferentes e tentar usar componentes de motores da mesma família já ajuda manter o custo mais baixo. É menos arriscado partir para uma receita consagrada, pois as chances de encontrar ajuda técnica na internet são maiores.
E a trocar um motor não é um serviço plug and play — é preciso levar em consideração os sistemas elétrico e de arrefecimento, transmissão, tanto em termos de custo quando viabilidade da adaptação/conversão. De qualquer forma, ter o motor já é um grande passo!
Comprar uma bike bacana
Uma Specialized básica custa em média R$ 3.000, mas já existem modelos muito bons na faixa dos R$ 1.000 — já dá para comprar uma mini-frota de bikes!
E por que uma bike? Se você acompanha o site, sabe que a gente gosta de bikes, e que o próprio Juliano Barata é um ciclista e vai para o trabalho de bicicleta pelo menos três vezes por semana.
Para quem percorre distâncias não muito longas e está a fim de se exercitar, economizar combustível e se livrar do trânsito, uma bike pode ser a solução. Indicamos uma leve, resistente e pau-para-toda-obra.
Ir para os EUA, comprar um PS4, e voltar para o Brasil
A aventura sai por R$ 3.593, segundo calculado pelo Uol Jogos: R$ 2.668 de ida e volta, mais R$ 925 pelo console. O troco você usa para comer e se divertir por lá antes de voltar. Para nós, um belo negócio. Você também pode investir uma grana e virar um traficante de PS4. Mas se for preso, não vai dizer que leu no Jalopnik, hein!
E, se você acha que só nós estamos de onda com o preço do Playstation 4, saiba que até mesmo o Banco do Brasil entrou na brincadeira:
… embora a gente ache que comparar a compra de uma TV com a de um videogame não seja o melhor caminho para mostrar que dá para fazer várias coisas bacanas com R$ 4.000.
Além disso, nosso leitor WallaceALFA fez um comentário bastante sensato, dizendo que as pessoas estão esquecendo que, na época do lançamento, o PS3 custava quase R$ 6 mil — e o salário mínimo era menor. Obviamente, na época do lançamento os consoles custam mais caro, e a dica dele é esperar um ou dois anos — e fazer qualquer outra coisa com seus R$ 4.000. Até lá, o PS4 deverá custar bem menos.
Então, o que mais você faria com os R$ 4.000 de um Playstation 4?
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário