5 de out. de 2013

F-1:Raikkonen, 9º, reconhece erro em sua volta rápida; confira declarações

Finlandês da Lotus lamenta classificação ruim em Yeongam, mas confia em recuperação na corrida

Kimi Raikkonen, da Lotus, em Yeongam (Foto: AP Photo/Aaron Favila)Kimi Raikkonen, da Lotus, em Yeongam (Foto: AP Photo/Aaron Favila)

LOTUS
Romain Grosjean: 3º (1min37s464)
Kimi Raikkonen: 9º (1min38s822)
O final de semana de Kimi Raikkonen vem sendo difícil na Coreia do Sul. Após bater forte na sexta-feira, o finlandês ficou apenas com a nona colocação do grid da prova, após se beneficiar da punição de Mark Webber, enquanto seu companheiro de Lotus, Romain Grosjean, conquistou o quarto lugar. O campeão de 2007 admitiu um erro em sua volta rápida, mas mostrou confiança em se recuperar na corrida.

“Eu cometi um erro, então, sabia que a volta já era. Assim que as coisas são às vezes. Espero que seja um pouco melhor amanhã, melhor do que na última corrida, de qualquer forma, onde eu sofri com a frente do carro durante todo o final de semana”, disse Raikkonen.
Romain Grosjean era só alegria. Quarto na tomada de tempos, mas terceiro no grid por causa da punição de Webber, ele celebrou mudar para a linha do traçado na largada.
“É muito bom ficar em quarto. Obviamente ganhar uma posição [com a punição] não é a maneira como você gostaria, mas regras são regras e é positivo largar no lado limpo da pista. A corrida será longa e será interessante com o desgaste dos pneus, mas vamos tentar partir para o melhor resultado que pudermos, o que acho que é possível com o carro que temos no momento.”
RED BULL
Sebastian Vettel: 1º (1min37s202)
Mark Webber: 13º (1min37s464) (*)
(*) Punido com perda de dez posições após receber terceira reprimenda no ano
Embora tenha fechado a sessão com 0s2 de folga para Lewis Hamilton, Sebastian Vettel prevê uma disputa equilibrada na corrida de Yeongam, neste domingo. O piloto de 26 anos, que conquistou sua terceira pole consecutiva na temporada, alertou para o ótimo desempenho da Mercedes no segundo setor da pista.
Ciente da punição no grid, Mark Webber preferiu se concentrar no ritmo de corrida. O australiano ficou contente com seu desempenho. “Tivemos que tirar um pouco do ritmo de classificação, não muito, pois queríamos fazer um ajuste entre a classificação e a corrida amanhã [domingo]”, declarou. “Estou muito feliz. Poderia ter ficado duas posições à frente, mas com a punição seria um 11º em vez do 13º lugar. A corrida de amanhã vai ser interessante, estou fora de posição, mas vou lutar e retornar à briga.”
MERCEDES
Lewis Hamilton:
2º (1min37s420)
Nico Rosberg:
4º (1min37s531)
Descontente com a perda da pole position para Sebastian Vettel, Lewis Hamilton promete pressionar o germânico na briga pela vitória na corrida em Yeongam. Na classificação, o britânico, que parecia favorito à pole na sexta-feira, foi 0s2 mais lento que a Red Bull #1.
Nico Rosberg, que chegou a brevemente liderar o Q3, se disse desapontado com o quarto lugar. “Não achei o balanço adequado até agora e é por isso que estou um pouco decepcionado com o resultado de hoje [sábado]”, disse. “O primeiro setor da pista é bom para ultrapassagens, então espero que nos dê boas oportunidades nas primeiras voltas. No entanto, a Red Bull parece ter o domínio da pista no geral. Se conseguir uma boa largada como em Cingapura, posso encerrar a prova no pódio.”
Hamilton em Yeongam (Foto: Lee Jin-Man/AP)
Hamilton em Yeongam (Foto: Lee Jin-Man/AP)
FERRARI
Fernando Alonso:
5º (1min37s679)
Felipe Massa: 6º (1min38s038)
Tanto Fernando Alonso quanto Felipe Massa se mostraram bastante desmotivados com o desempenho da F138 em Yeongam. O espanhol, quase 0s5 mais lento que o pole Sebastian Vettel, disse que tentará atacar os adversários nas primeiras voltas para alcançar um resultado razoável. Já o brasileiro espera, ao menos, uma evolução no ritmo de corrida para sair do Extremo Oriente com pontos importantes na classificação.
SAUBER
Nico Hulkenberg: 7º (1min38s223)
Esteban Gutiérrez: 8º (1min38s237)
Nico Hulkenberg se mostrou feliz com seu desempenho no treino em Yeongam, embora tenha sofrido com a aderência do carro no Q3. “Foi um pouco mais difícil, pois fui 0s4 mais lento que no Q2. A aderência não era a mesma. [Mas] Começar em sétimo é muito positivo. O carro apareceu bem nas séries longas ontem [sexta-feira] e sinto que conseguiremos manter essa posição amanhã [domingo]”, declarou.
Classificando-se pela segunda vez para o Q3, Esteban Gutiérrez também se disse contente com o C32 em Yeongam. “Essa é a primeira vez que corro aqui [em Yeongam] e é ótimo obter um resultado como esse”, disse. “A corrida vai ser interessante. A temperatura da pista mudou no Q3 e tive alguns problemas com o equilíbrio do carro e a aderência traseira. Amanhã deve ser igual a hoje, então você precisa considerar isso para ter uma corrida consistente.”
MCLAREN
Sergio Pérez: 10º
(1min38s362)
Jenson Button: 11º
(1min38s365)
Sergio Pérez mostrou satisfação com a marca que fez durante a tomada de tempos deste sábado. Para o mexicano, a equipe ainda fez muitos avanços com o carro, o que o tornará mais competitivo para o domingo, deixando o piloto animado.
“Minha volta mais rápida não foi muito ruim. Então, creio que isso é tudo o que podíamos ter alcançado hoje. Desenvolvemos um ajuste bastante útil para amanhã a tarde, que nos permitirá realizar muitas ultrapassagens. Isso significa que estou ansioso para uma corrida animada amanhã. Realmente precisamos marcar pontos amanhã, e creio que estamos em uma boa posição para isso”.
Jenson Button mostrou desagrado por ter sido bloqueado por Kimi Raikkonen enquanto fazia sua volta rápida durante o Q2. Para o britânico, o adversário finlandês foi o responsável por sua saída precoce do classificatório, o que acabou o frustrando. “Na minha volta rápida, perdi 1s5 atrás de Kimi nas curvas 11 e 12. Isso é um pouco decepcionante, pois elas são de alta velocidade, e quando você está tão próximo do carro da frente, acaba atrapalhando sua volta. Espero que consigamos ir bem amanhã”, disse.
Sergio Pérez, da McLaren, em Yeongam (Foto: McLaren/Divulgação)
Sergio Pérez, da McLaren, em Yeongam (Foto: McLaren/Divulgação)
TORO ROSSO
Daneil Ricciardo: 12º (1min38s417)
Jean-Éric Vergne: 16º (1min39s781)
Daniel Ricciardo mostrou extrema frustração com o resultado final que conquistou no classificatório deste sábado. De acordo com o jovem australiano, ter uma diferença tão pequena para os tempos do Q3 o frustrou. Porém, mantendo o otimismo, o piloto ressaltou o desenvolvimento de algumas melhorias em seu monoposto, o que pode ser positivo para a etapa de amanhã. ”
Estou definitivamente infeliz com minha posição e quando sua diferença para o top-10 é tão pequena, você também tem que ficar desapontado. Entretanto, comparando onde estávamos ontem, conseguimos melhorar o carro, mas não fizemos melhorias suficientes para sermos mais competitivos do que isso. Agora temos que nos focar na corrida, e  lado bom de ter ficado fora do Q3 é ter um jogo extra de pneus supermacios, que espero que consigamos usá-los bem”.
Jean-Éric Vergne mostrou decepção com o 16º lugar conquistado nesta tarde, em Yeongam. Para o francês, apesar dos bons avanços que sua equipe fez, seus adversários seguiram o mesmo perfil de melhoras, o que então, não ajudam a situação da Toro Rosso.
“Desde ontem estávamos lutando para ajustar o carro da maneira que queríamos, mas o trabalho duro da equipe neste final de semana mostra que, ao menos, este é o melhor que conseguiríamos. Entretanto, com as outros times fazendo progressos, o que fizemos não parece ter sido o suficiente. Devo ser otimista, mas creio que conseguir alguns pontos será difícil amanhã. Darei o meu melhor e ver o que conquistarei”.
FORCE INDIA
Adrian Sutil: 14º (1min38s431)
Paul di Resta: 15º (1min38s710)
Largando pela segunda vez consecutiva à frente do companheiro de equipe, Adrian Sutil ressaltou o equilíbrio no pelotão intermediário em Yeongam e aposta numa estratégia alternativa para confirmar um bom resultado nesta sexta-feira. “Trabalhamos duro no acerto do carro durante o fim de semana e fiquei bem feliz com o balanço [do carro], como em Cingapura”, disse. “Muitos carros parecem ter o mesmo ritmo, então temos que tentar fazer algo diferente na estratégia e abrir apções na prova.”
Paul di Resta pareceu conformado com o 15º lugar após salientar que trabalhou mais o ritmo de corrida do carro durante o fim de semana. “Espero que isso nos valha a pena amanhã [domingo], porque o desempenho do carro com tanque cheio e a administração dos pneus pareceram muito bons”, disse. “Temos um bom carro de corrida, possivelmente melhor do que alguns ao nosso redor. Também estou largando do lado limpo do grid, o que vai fazer uma grande diferença aqui [em Yeongam].”
WILLIAMS
Valtteri Bottas: 17º (1min39s470)
Pastor Maldonado: 18º (1min39s987)
Para Valtteri Bottas, o ritmo apresentado pela Williams durante o classificatório não era forte o suficiente para poder brigar por uma melhor posição no grid de largada para a prova da Coreia do Sul. “Consegui fazer uma boa volta, mas infelizmente não tínhamos o ritmo no carro para nos levar ao Q2, pois sofri com a falta de aderência. Claro que a equipe está desapontada com este resultado, mas estou totalmente focado no trabalho duro com eles para melhorar o desempenho para a etapa de amanhã”, avaliou.
Concordando com seu companheiro, Pastor Maldonado não acredita que o desempenho de sua equipe poderia ter sido melhor. O venezuelano afirmou também que o excesso de carros à sua frente durante sua volta rápida acabou prejudicando-o.
“Eu encontrei um pouco de tráfego em meu último setor, o que me custou algum tempo na minha corrida final. Mas nós apenas não tínhamos a velocidade necessária para passar para a segunda parte da tomada de tempos, e eu ainda estava com problemas de degradação nos pneus. Nossa simulação de corrida pareceu ser boa aqui, então isso é algo que poderemos nos focar para a etapa, e assim, tentar melhorar nossas posições”, analisou.
Pastor Maldonado, da Williams, em Yeongam (Foto: Mark Baker/AP)
Pastor Maldonado, da Williams, em Yeongam (Foto: Mark Baker/AP)
CATERHAM
Charles Pic: 19º (1min40s864)
Giedo van der Garde: 20º (1min40s871)
Para Charles Pic, as mudanças no carro foram positivas para o sábado, mas ainda existe algum trabalho a ser feito. Ele emendou afirmando se sentir mais confiante do que no primeiro dia de atividades em Yeongam. “Fizemos algumas mudanças no carro durante a noite e o equilíbrio parecia melhor no Q3. Na minha volta rápida acabei encontrando um pouco de tráfego na minha frente, mas mesmo com isso não seríamos capazes de pressioná-los. Então, amanhã, começaremos com o que era esperado, e agora, me sentindo muito melhor do que na sexta-feira, estou ansioso para a disputa”.
Giedo van der Garde pontuou que o principal objetivo da equipe é conseguir brigar com as Williams durante a prova, uma vez que a Caterham já mostrou, no GP de Cingapura, ter a velocidade necessária para acompanhar o time adversário. “O classificatório foi muito apertado. A primeira corrida no Q1 foi ok. Apesar de não conseguirmos superar as Williams, ficamos à frente de Biachi e Chilton. Iremos então começar atrás de Maldonado e Bottas, mas esperamos repetir o que fizemos em Cingapura, lutando com eles por todo o tempo. Mostramos recentemente que temos o ritmo pra isso, então vamos ver o que acontecerá amanhã”.
MARUSSIA
Max Chilton: 21º (1min41s322)
Jules Bianchi: 22º (1min41s169)
Max Chilton mostrou satisfação com sua atuação durante a tomada de tempos desta tarde. Para o piloto, correr próximo ao seu companheiro lhe deu dose extra de confiança, encorajando-o para a prova da Coreia do Sul. “Estou muito satisfeito com o progresso que fizemos com o carro neste final de semana. Estou também muito encorajado por meu ritmo se comparado ao de Jules, que hoje estava muito distante de mim. Claro que não sabemos o que o clima nos reserva, mas estou animado para minha primeira corrida em Yeongam”.
Após bloquear Paul di Resta durante o Q1, Jules Bianchi recebeu uma reprimenda e punição, perdendo três posições no grid de largada, saindo agora em último. Entretanto, o piloto mostrou confiança com seu ritmo, e disse esperar estar competitivo na corrida.
“Parece que estamos fazendo um trabalho melhor ficando próximo das Caterhams, mesmo que a diferença de tempos tenha sido menor durante as sessões desta manhã. Espero que possamos brigar na prova do domingo, mesmo com a punição do grid. Fizemos um bom trabalho melhorando o equilíbrio do carro, e não conseguimos realmente uma oportunidade para mostrar isso no classificatório, mas estou mais confiante agora”.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br/

Nenhum comentário: