5 de out. de 2013

F-1:Pela primeira vez em 18 GPs, Sauber classifica dois pilotos ao Q3

Equipe suíça apresentou seu melhor desempenho em treinos classificatórios desde o GP do Japão de 2012, quando Kamui Kobayashi largou em quarto e Sergio Pérez, sexto

Nico Hulkenberg, da Sauber, em Yeongam (Foto: Aaron Favila/AP)Nico Hulkenberg, da Sauber, em Yeongam (Foto: Aaron Favila/AP)

Apesar do domínio esperado de Sebastian Vettel, a sessão classificatória para o GP da Coreia do Sul, neste sábado, apresentou uma ótima surpresa: a Sauber de volta às primeiras filas do grid.

Embora Nico Hulkenberg tenha obtido a terceira posição na grelha de Monza, no mês passado, a equipe de Hinwil não colocava dois pilotos entre os dez primeiros, como ocorreu em Yeongam, desde o GP do Japão de 2012. Naquela ocasião, Kamui Kobayashi, em sua prova doméstica, fez o quarto melhor tempo, enquanto Sergio Pérez, hoje na McLaren, obteve o sexto.

Aliás, diferentemente da briga entre o japonês e o mexicano no ano passado, o confronto entre Nico Hulkenberg e Esteban Gutiérrez apresenta enorme desequilíbrio. Em 14 GPs disputados nesta temporada, o germânico largou 13 vezes à frente do novato – em média, 0s888 mais rápido. Em comparação a Sauber, somente Red Bull e Marussia apresentam cenários semelhantes: em especial a primeira, onde Vettel largou 14 ocasiões à frente de Mark Webber, tendo sido em média 0s5 mais veloz que o australiano.
Os demais duelos permanecem como no GP de Cingapura, exceção feita à Force India, em que Adrian Sutil superou Paul di Resta e empatou o confronto em 7 x 7. Nos últimos GPs, o alemão tem sido mais constante que o escocês, marcando três pontos contra nenhum do rival. No cronômetro, Sutil também leva a melhor, tendo sido em média 30 milésimos mais veloz que Di Resta.
Na Ferrari, Fernando Alonso superou Felipe Massa pela primeira vez desde o GP da Bélgica, no fim de agosto, ao registrar uma marca 0s185 superior à do brasileiro em Yeongam. Esta também será a sétima vez em 14 GPs que o espanhol vai largar da terceira fila – a primeira ao lado do companheiro de equipe.
O GP da Coreia do Sul será disputado neste domingo, a partir das 3h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela Rede Globo.
Confira o placar completo após 14 treinos classificatórios:
Equipe Placar Dif. média geral
RED BULL Sebastian Vettel 14 x 0 Mark Webber 0s561
FERRARI Fernando Alonso 9 x 5 Felipe Massa 0s251
MCLAREN Jenson Button 8 x 6 Sergio Pérez 0s382
LOTUS Kimi Raikkonen 9 x 5 Romain Grosjean 0s299
MERCEDES Nico Rosberg 5 x 9 Lewis Hamilton 0s220
SAUBER Nico Hulkenberg 13 x 1 Esteban Gutiérrez 0s288
FORCE INDIA Paul di Resta 7 x 7 Adrian Sutil 0s030 (*) (**)
WILLIAMS Pastor Maldonado 6 x 8 Valtteri Bottas 0s279
TORO ROSSO Jean-Éric Vergne 4 x 10 Daniel Ricciardo 0s186
CATERHAM Charles Pic 9 x 5 Giedo van der Garde 0s301 (***)
MARUSSIA Jules Bianchi 13 x 1 Max Chilton 0s596
(*) Diferença a favor de Sutil.
(**) A diferença entre Di Resta e Sutil no GP da Malásia – 7s975 – foi desprezada no acúmulo final de intervalos, pois o escocês não chegou a completar voltar rápida durante o Q2, quando foi eliminado da sessão. No GP da Itália, Sutil foi mais rápido que Di Resta, mas o escocês largou à frente após o alemão ser punido com perda de três posições por atrapalhar Hamilton no Q2.
(***) A diferença entre Van der Garde e Pic no GP da Bélgica – 6s820 – foi desprezada no acúmulo final de intervalos, pois o francês não chegou a completar sua última volta rápida durante o Q1, no momento em que a pista se encontrava na melhor condição.

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: