Líderes do campeonato, McNish, Kristensen e Duval lideraram dobradinha da marca com o #2, e vão largar do posto de honra do grid pela segunda vez na temporada
Apesar de um pequeno erro logo na curva 1 da primeira rápida,
Loic Duval e seu companheiro de #2 na Audi, Allan McNish, registraram a
menor média no cômputo dos quatro giros rápidos dados pelos dois durante
o classificatório do WEC (Mundial de Endurance) para as 6 Horas de
Austin, quinta etapa da temporada.
Duval era quem conduzia o R18 e-tron quattro no momento em que perdeu a tangência da famosa primeira perna do Circuito das Américas, mas mesmo assim ajudou o escocês a formar a média de 1min48s355. Com isso, a dupla, que também tem o eneacampeão das 24 Horas de Le Mans, Tom Kristenen, como companheiro, confirmou a segunda pole do veículo, que lidera o campeonato da divisão LMP1, no ano.
Os dois bateram seus colegas na montadora alemã, Marcel Fassler e André Lotterer, por 262 milésimos, garantindo uma dobradinha da marca das quatro argolas na primeira fila do grid. Enquanto isso, dois dos três representantes do único Toyota inscrito para a prova, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi, não passaram da terceira colocação a bordo do TS030, com déficit de 1s3 para os líderes na média.
Tamanha diferença, em partes, foi provocada por um incidente entre o #8 e o Lotus-Praga T128 #32 da classe LMP2, o mesmo carro com quem os japoneses haviam se enroscado em Interlagos, há três semanas. Dessa vez, o toque foi entre Sarrazin e Jan Charouz, também na curva 1. “[Sem esse lance] Teríamos ficado mais próximos, mas ainda terminaríamos em terceiro”, reconheceu o francês.
Na classe P2, o Oreca Nissan #26 da Delta-ADR, pilotado por John Martn e Mike Conway, chegou à segunda pole consecutiva na temporada, ao atingir a média de 1min54s951 nas quatro voltas rápidas e bater o Morgan-Nissan #24 da OAK, compartilhado por Olivier Pla e Alex Brundle durante a sessão, por mais de seis décimos.
Correndo com pintura nova, a Aston Martin voltou a ditar o ritmo entre os veículos Gran Turismo e, desta vez, foi o brasileiro Bruno Senna, que classificou o Vantage #99 ao lado de Frédéric Makowiecki, de volta à ação, quem ficou com a primeira colocação, graças à média de 2min04s628 obtida nas quatro passagens. Jorg Bermeister e Patrick Pilet, da Manthey, evitaram uma dobradinha da marca britânica, ao posicionarem o Porsche 911 #91 na segunda colocação, com defasagem de quase três décimos.
Pela GTE-Am, Rui Águas e Matteo Malucelli formaram a média de 2min06s515 para a 8 Star, que compete com a Ferrari 458, e cravaram a pole, num classificação em que os três primeiros da classe terminaram separados por menos de um décimo. Com muitas dificuldades para encontrar um bom acerto para o Corvette C6 #50 da Larbre, o brasileiro Fernando Rees vai largar da 27ª e penúltima posição, tanto de sua divisão quanto no geral.
As 6 Horas de Austin têm sua largada marcada para as 13h deste domingo, horário de Brasília.
Grid de largada – Circuito das Américas (três primeiros de cada classe):
Duval era quem conduzia o R18 e-tron quattro no momento em que perdeu a tangência da famosa primeira perna do Circuito das Américas, mas mesmo assim ajudou o escocês a formar a média de 1min48s355. Com isso, a dupla, que também tem o eneacampeão das 24 Horas de Le Mans, Tom Kristenen, como companheiro, confirmou a segunda pole do veículo, que lidera o campeonato da divisão LMP1, no ano.
Os dois bateram seus colegas na montadora alemã, Marcel Fassler e André Lotterer, por 262 milésimos, garantindo uma dobradinha da marca das quatro argolas na primeira fila do grid. Enquanto isso, dois dos três representantes do único Toyota inscrito para a prova, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi, não passaram da terceira colocação a bordo do TS030, com déficit de 1s3 para os líderes na média.
Tamanha diferença, em partes, foi provocada por um incidente entre o #8 e o Lotus-Praga T128 #32 da classe LMP2, o mesmo carro com quem os japoneses haviam se enroscado em Interlagos, há três semanas. Dessa vez, o toque foi entre Sarrazin e Jan Charouz, também na curva 1. “[Sem esse lance] Teríamos ficado mais próximos, mas ainda terminaríamos em terceiro”, reconheceu o francês.
Na classe P2, o Oreca Nissan #26 da Delta-ADR, pilotado por John Martn e Mike Conway, chegou à segunda pole consecutiva na temporada, ao atingir a média de 1min54s951 nas quatro voltas rápidas e bater o Morgan-Nissan #24 da OAK, compartilhado por Olivier Pla e Alex Brundle durante a sessão, por mais de seis décimos.
Correndo com pintura nova, a Aston Martin voltou a ditar o ritmo entre os veículos Gran Turismo e, desta vez, foi o brasileiro Bruno Senna, que classificou o Vantage #99 ao lado de Frédéric Makowiecki, de volta à ação, quem ficou com a primeira colocação, graças à média de 2min04s628 obtida nas quatro passagens. Jorg Bermeister e Patrick Pilet, da Manthey, evitaram uma dobradinha da marca britânica, ao posicionarem o Porsche 911 #91 na segunda colocação, com defasagem de quase três décimos.
Pela GTE-Am, Rui Águas e Matteo Malucelli formaram a média de 2min06s515 para a 8 Star, que compete com a Ferrari 458, e cravaram a pole, num classificação em que os três primeiros da classe terminaram separados por menos de um décimo. Com muitas dificuldades para encontrar um bom acerto para o Corvette C6 #50 da Larbre, o brasileiro Fernando Rees vai largar da 27ª e penúltima posição, tanto de sua divisão quanto no geral.
As 6 Horas de Austin têm sua largada marcada para as 13h deste domingo, horário de Brasília.
Grid de largada – Circuito das Américas (três primeiros de cada classe):
Pos. | Equipe (Pilotos) | Tempo |
LMP1: | ||
1º. | Audi #1 R18 e-tron quattro (Marcel Fassler/André Lotterer/Benoît Tréluyer) | 1min48s355 |
2º. | Audi #2 R18 e-tron quattro (Tom Kristensen/Allan McNish/Loic Duval) | 1min48s617 |
3º. | Toyota #8 TS030 Hybrid (Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin) | 1min49s696 |
LMP2: | ||
1º. | G-Drive #26 Oreca 03-Nissan (Roman Rusinov/Mike Conway/John Martin) | 1min54s951 |
2º. | OAK #24 Morgan-Nissan (Olivier Pla/Alex Brundle/David Heinemeier-Hansson) | 1min55s961 |
3º. | OAK #35 Morgan-Nissan (Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo González) | 1min56s033 |
GTE-Pro: | ||
1º. | Aston Martin #99 Vantage V8 (Bruno Senna/Frédéric Makowiecki) | 2min04s628 |
2º. | Porsche #91 911 RSR (Jorg Bergmeister/Patrick Pilet) | 2min04s898 |
3º. | Aston Martin #98 Vantage V8 (Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway) | 2min04s919 |
GTE-Am: | ||
1º. | 8 Star #81 Ferrari 458 Italia (Enzo Potolicchio/Rui Águas/Davide Rigon) | 2min06s515 |
2º. | Aston Martin #95 Vantage V8 (Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen/Nicki Thiim) | 2min06s528 |
3º. | AF Corse #61 Ferrari 458 Italia (Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci) | 2min06s593 |
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