Prova americana não chega a ser nominada, mas está prevista para ocupar espaço do dia 1º de junho, logo antes do GP do Canadá; lista fica com 22 etapas
Antes deixada de fora do primeiro calendário provisório apresentado
às equipes para a temporada 2014 da F1, a etapa de Nova Jersey
finalmente ganhou espaço em uma nova versão da lista, que deve ser
apreciada pelo Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC, na sigla em
inglês), em reunião marcada para o fim da semana que vem, na cidade
croata de Dubrovnik.
O novo calendário, divulgado neste sábado pela revista inglesa “Autosport”, não chega a nominar a prova, prevista para acontecer em um circuito de rua às margens do rio Hudson, mas reserva data para uma corrida no dia 1º de junho, fim de semana anterior ao GP do Canadá. O entendimento geral é que a reserva já visa à inclusão posterior do evento americano.
Pouco depois da apresentação do primeiro calendário, os organizadores do GP de Nova Jersey alegaram que ele só não teria entrado no roteiro original pela falta de preenchimento da documentação obrigatória, bem como do pagamento da taxa cobrada pela Accus (Automobile Competitions Comittee for the United States), órgão que sanciona corridas de automóvel no país. Agora, o problema parece ter sido solucionado.
Com isso, o número de etapas para o ano que vem, que já estava em 21, agora passa a ser de incríveis 22 GPs, dois a mais do que o recorde estabelecido na última temporada, quando foram disputadas 20 rodadas.
O principal problema dessa nova configuração é que as corridas de Mônaco, Nova Jersey e Canadá aconteceriam em três fins de semana seguidos, algo que poderia atrapalhar toda a logística da categoria – e cair ainda mais no desagrado dos 11 times, que relutam em aceitar um certame com mais de 20 provas.
Para piorar, o dia 15 de junho, domingo posterior à etapa de Montréal, foi reservado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para usufruto exclusivo das 24 Horas de Le Mans, o que inviabiliza o adiamento desta última. Dessa forma, há grandes chances de o Conselho sugerir novas adequações na listagem.
Outra mudança foi a inversão dos GPs da Coreia do Sul e da China: a prova em Yeongam passou a ser a terceira do ano, no dia 6 de abril, jogando a de Xangai para 13 de abril, como quarta etapa. Contudo, o evento coreano segue marcado com um asterisco, assim como o do México, em 9 de novembro, indicando que ambos ainda dependem de confirmação. Já o GP do Brasil continua programado para fechar o campeonato, em 30 de novembro.
Confira a lista atualizada:
(*) Etapa sujeita a confirmação.
(**) Embora não haja nominação, sabe-se que a data estaria reservada para o GP em Nova Jersey.
O novo calendário, divulgado neste sábado pela revista inglesa “Autosport”, não chega a nominar a prova, prevista para acontecer em um circuito de rua às margens do rio Hudson, mas reserva data para uma corrida no dia 1º de junho, fim de semana anterior ao GP do Canadá. O entendimento geral é que a reserva já visa à inclusão posterior do evento americano.
Pouco depois da apresentação do primeiro calendário, os organizadores do GP de Nova Jersey alegaram que ele só não teria entrado no roteiro original pela falta de preenchimento da documentação obrigatória, bem como do pagamento da taxa cobrada pela Accus (Automobile Competitions Comittee for the United States), órgão que sanciona corridas de automóvel no país. Agora, o problema parece ter sido solucionado.
Com isso, o número de etapas para o ano que vem, que já estava em 21, agora passa a ser de incríveis 22 GPs, dois a mais do que o recorde estabelecido na última temporada, quando foram disputadas 20 rodadas.
O principal problema dessa nova configuração é que as corridas de Mônaco, Nova Jersey e Canadá aconteceriam em três fins de semana seguidos, algo que poderia atrapalhar toda a logística da categoria – e cair ainda mais no desagrado dos 11 times, que relutam em aceitar um certame com mais de 20 provas.
Para piorar, o dia 15 de junho, domingo posterior à etapa de Montréal, foi reservado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) para usufruto exclusivo das 24 Horas de Le Mans, o que inviabiliza o adiamento desta última. Dessa forma, há grandes chances de o Conselho sugerir novas adequações na listagem.
Outra mudança foi a inversão dos GPs da Coreia do Sul e da China: a prova em Yeongam passou a ser a terceira do ano, no dia 6 de abril, jogando a de Xangai para 13 de abril, como quarta etapa. Contudo, o evento coreano segue marcado com um asterisco, assim como o do México, em 9 de novembro, indicando que ambos ainda dependem de confirmação. Já o GP do Brasil continua programado para fechar o campeonato, em 30 de novembro.
Confira a lista atualizada:
Etapa | Data | GP | Circuito (Cidade) |
1 | 16/03/2014 | AUSTRÁLIA | Albert Park (Melbourne) |
2 | 23/03/2014 | MALÁSIA | Sepang (Kualla Lumpur) |
3 | 06/04/2014 | COREIA DO SUL (*) | Coreia (Yeongam) |
4 | 13/04/2014 | CHINA | Xangai (Xangai) |
5 | 27/04/2014 | BAHREIN | Sakhir (Manama) |
6 | 11/05/2014 | ESPANHA | Barcelona (Montmeló) |
7 | 25/04/2014 | MÔNACO | Monte Carlo (Monte Carlo) |
8 | 01/06/2014 | A DEFINIR (**) | a definir (**) |
9 | 08/06/2014 | CANADÁ | Gilles Villeneuve (Montréal) |
10 | 22/06/2014 | ÁUSTRIA | Red Bull Ring (Spielberg) |
11 | 06/07/2014 | INGLATERRA | Silverstone (Silverstone) |
12 | 20/07/2014 | ALEMANHA | Hockenheimring (Hockenheim) |
13 | 27/07/2014 | HUNGRIA | Hungaroring (Budapeste) |
14 | 24/08/2014 | BÉLGICA | Spa-Francorchamps (Spa) |
15 | 07/09/2014 | ITÁLIA | Monza (Monza) |
16 | 21/09/2014 | CINGAPURA | Marina Bay (Cingapura) |
17 | 05/10/2014 | JAPÃO | Suzuka (Suzuka) |
18 | 19/10/2014 | RÚSSIA | Sóchi (Sóchi) |
19 | 26/10/2014 | ABU DHABI | Yas Marina (Yas) |
20 | 09/11/2014 | MÉXICO (*) | Hermanos Rodríguez (Cidade do México) |
21 | 16/11/2014 | ESTADOS UNIDOS | Circuito das Américas (Austin) |
22 | 30/11/2014 | BRASIL | Interlagos (São Paulo) |
(**) Embora não haja nominação, sabe-se que a data estaria reservada para o GP em Nova Jersey.
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