18 de set. de 2013

Nem só do 917 vivem os protótipos da Porsche

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 alvez o mais famoso dos protótipos de endurance feitos pela Porsche seja o 917, o pequeno flat-12 com fama de assassino que tantas vezes já citamos aqui. Só que outro carro de corrida menos famoso é tão sensacional quanto ele: o 956.
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Estamos falando da pintura Rothmans, fabricante de cigarros que, antes de desaparecer das corridas junto com as concorrentes, patrocinou Walter Röhrl no WRC em 1982, a equipe da Honda de Moto GP entre 1985 e 1993, e a Williams F1 entre 1994 e 1997 — além, claro, da própria Porsche desde 1982.
O 956 usa um boxer de seis cilindros e 2,65 litros — a cilindrada baixa é consequência de seu projeto original ter sido pensado para a IndyCar — que, turbinado, rende 644 cv. É um número comum entre os prorótipos do Grupo C, mas o 956 conseguiu duas façanhas espetaculares.
A primeira foi vencer as 24 Horas de Le Mans com Jack Ickx no volante em 1982 — e o melhor: com uma vitória tripla. A outra foi ser o carro mais rápido a dar uma volta completa em Nürburgring, percorrendo os 20.832 metros do circuito em 6:11.13 durante a classificação para os 1000 km de Nürburgring no dia 28 de maio de 1983 — e mantendo este recorte até hoje. Ironicamente, no dia seguinte o piloto Stefan Ballof não terminou a corrida por causa de um acidente.
Em 1985 o 956 deu lugar a uma evolução de si mesmo, o mais conhecido Porsche 962. Você deve se lembrar daquele cara que usa um deles como daily driver pelas ruas do Japão:


Então, na próxima vez que alguém perguntar qual é o maior Porsche de corrida de todos os tempos, pense bem antes de responder. E depois, agradeça  a nós por colocarmos mais uma dúvida na sua cabeça!
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