Por: Daniel Messeder
Desenvolvida na Alemanha com foco nos mercados emergentes, a nova
geração do Ford Ka (projeto B562) será produzida no Brasil a partir de
março de 2014 – com estreia nas lojas até o começo do segundo semestre,
no mais tardar.
Até então, porém, a única unidade do modelo flagrada por
uma agência internacional rodava pela Europa, gerando dúvidas sobre o
cronograma de lançamento do carro por aqui. Pois nesta semana nosso
parceiro UOL Carros publicou, em primeira mão, imagens do protótipo desembarcando no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e em testes pelo sul do país.
Os flagras feitos por leitores do UOL confirmam que as projeções publicadas por CARPLACE
no começo de julho estavam no caminho certo – até as rodas de New
Fiesta aro 15″ que usamos em nossas ilustrações estão sendo usadas pelo
protótipo do Ka! O fato de estar ao lado do New Fiesta em algumas das
fotos facilita a comparação de porte: o Ka será mais curto e alto que o
irmão, além de ter linhas menos rebuscadas. É possível observar, pela
imagem lateral, que o novo compacto aparenta ter espaço interno mais
amplo, especialmente no banco traseiro. Vale lembrar que o Ka terá a
missão de atender muitas famílias em busca do primeiro 0 km, e daí a
necessidade de mais espaço tanto para os passageiros quanto no
porta-malas. Embora não seja muito visível no flagra, a cabine terá
desenho semelhante ao da dupla New Fiesta/EcosSport, assim como deve
compartilhar alguns componentes internos.
A dianteira seguirá a atual tendência de estilo da Ford, com faróis
espichados e a grade “bocão”, lembrando o conceito do novo Escort
apresentado na China. Os faróis de neblina ficam em nichos bem
específicos no para-choque, enquanto as laterais são marcadas por um
forte vinco na altura das maçanetas. Os retrovisores se assemelham aos
do VW Gol, ao passo que a inclinação acentuada da porta traseira remete
ao Chevrolet Onix. Essa inclinação existe pelo fato de a futura versão
sedã do Ka usar a mesma porta, por questões de custo (assim como fazem
Onix e Prisma). Por fim, a traseira volta a fazer referência ao Gol,
tanto pelo formato da tampa quanto pelo discreto aerofólio. O vidro
traseiro tem um recorte acima das lanternas, algo que não aparecia em
nossa projeção. Já as lanternas têm disposição parecida com as do VW,
mas serão mais esticadas para as laterais. Ao contrário do New Fiesta,
no Ka as lanternas são sobem pelas colunas. A placa fica no para-choque.
Seguindo a onda dos três cilindros inaugurada no Brasil pelo Kia
Picanto, e depois seguida pelo Hyundai HB20 e agora pelo VW Fox, o novo
Ka será responsável por estrear o motor 1.0 tricilíndrico da Ford por
aqui. Trata-se de uma versão simplificada do 1.0 Ecoboost, sem turbo e
injeção direta – afinal o novo hatch será um carro de entrada e,
portanto, terá de ser barato. Mas nem por isso o propulsor deixará de
ser moderno, trazendo bloco de alumínio, quatro válvulas por cilindro
(12V no total) e sistema de aquecimento do etanol, para dispensar o
tanquinho extra de gasolina para a partida a frio. Fala-se em potência
na casa dos 80 cv. Além do novo “mil”, o compacto terá opção do motor
Sigma 1.5 16V (111 cv), emprestado do New Fiesta, nas versões mais
caras. O câmbio será sempre manual de cinco marchas. A transmissão
automatizada Powershift não está nos planos, ao menos inicialmente.
O modelo será fabricado em Camaçari (BA), com plataforma
compartilhada pelo New Fiesta e EcoSport. Com a chegada dele, o Ka atual
deixa de ser produzido, mas o Fiesta Rocam segue em linha por mais
algum tempo com preço reposicionado e apenas versão hatch 1.0, como
modelo de entrada da Ford. A ideia é que o novo Ka atue na faixa de R$
30 mil a R$ 40 mil, ocupando o lugar que era do Rocam tanto na
configuração hatch quanto na sedã. Diferente do Ka original, desta vez
uma versão de duas portas pode nem existir.
Fotos Robson B. Carvalho/UOL
Projeções Maurício Alves
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Disponível no(a):http://carplace.virgula.uol.com.br/
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