Muito se fala sobre a diferença de classificação de carros no Brasil e em outros lugares do mundo. Viaje até os Estados Unidos, e verá inscrições em vagas de estacionamento, com os dizeres compact car only (somente carros compactos). Não se espante, pois, se a vaga for – digamos – grandinha para o que você pensa ser um automóvel do porte de um Celta. Espere alguns minutos, e verá que um Toyota Corolla ou um Honda Civic logo irão ocupar aquele espaço. Ficou abismado? Pois não deveria. Essa é a categoria à qual pertencem esses dois nipônicos no mercado americano.
Para sanar as dúvidas sobre à qual categoria pertencem os automóveis, seja no Brasil, na Europa ou nos Estados Unidos, criamos uma lista com todas as categorias de veículos existentes nesses mercados. As diferenças são tantas que chega a ser comum ler em matérias nacionais que determinado médio é na verdade um compacto (coisas dos releases). Pode ser, só que do outro lado do oceano ou mais ao norte. Vamos pegar a classificação oficial brasileira, que se perde na classificação de boa parte do mercado (quem dita o enquadramento dos seus modelos são os fabricantes) e veremos como é feito lá fora, onde os parâmetros são mais acertados.
Brasil
1) Hatch Pequeno/ Carro Popular: Classe de entrada do mercado brasileiro de automóveis. Pertencem a ela os populares Chevrolet Celta, Ford Ka, Chery QQ, Fiat Uno.
2) Hatch Compacto/ Carro Compacto: Composta por carros sem traseira, maiores que os hatches pequenos e menores que os hatches médios. Pertencem a ela o VW Gol, o Fiat Palio, o Ford Fiesta, Jac J3, Nissan March.
3) Hatch Médio: Carros com maior espaço interno do que os hatches compactos, mas não necessariamente mais compridos. Pertencem a essa categoria o Honda Fit, o Chevrolet Sonic, o Ford New Fiesta, o Citröen C3. Há controvérsias na classificação oficial da Fenabrave, para nós, esses são compactos grã-finos e só.
4) Hatch Grande/ Hatch: Composta por carros hatchback de maior tamanho, como o Chevrolet Cruze Sport6, o Ford Focus Hatch, o Fiat Bravo, o Hyundai i30, o VW Golf e o Nissan Tiida. Médios, na verdade.
5) Hatch Premium: Carros sem traseira e com habitáculo pequeno, porém com acabamento interno requintado e, muitas vezes, desempenho mais ágil do que os hatches médios, compactos e pequenos. Pertencem a essa categoria o Fiat 500, o Mini Cooper, o Audi A1 e o Smart Fortwo, alguns subcompactos (caso do Smart) ou compactos.
6) Sedã Compacto: Automóveis do tamanho de um hatch compacto, mas com traseira proeminente, e, assim, são os carros familiares mais baratos. Exemplos: Chevrolet Classic, Nissan Versa, Chevrolet Cobalt, Ford Fiesta Sedã, VW Voyage, Honda City.
7) Sedã Médio/ Sedã: Carros familiares comuns, geralmente com quatro portas e espaço razoável. Motorização costuma ficar na faixa dos 1.6 a 1.8 litros, porém existem automóveis dessa categoria com propulsores 2.0 e 2.5. Alguns exemplos são o Honda Civic, o Toyota Corolla, o VW Jetta, o Nissan Sentra, o Ford Focus Sedã, o Chevrolet Cruze, o Renault Fluence, Fiat Linea (tem bitolas estreitas e menos espaço por ser derivado do compacto Punto) e Mitsubishi Lancer.
8) Sedã Grande/ Carro Grande: A opção por carros com maior espaço interno, carroceria mais longa do que 4,8 metros sempre foi algo somente reservado a pessoas ricas no Brasil. Diferente do que ocorre na Europa e nos Estados Unidos, onde essa envergadura de carroceria é a mais comum. Isto fez com que a categoria “sedã grande” englobe qualquer sedã que seja maior do que um sedã médio. Assim, se tomarmos como exemplo sedãs VW, tanto o Passat quanto o Phaeton estariam na mesma categoria, o que é um engano. Exemplos de outros carros nesta categoria são Chevrolet Malibu, Ford Fusion, Hyundai Sonata, Hyundai Azera, Honda Accord e Toyota Camry.
9) Perua Pequena: Categoria que, assim como a dos cupês, já foi bem mais numerosa. Hoje em dia, o mercado está escasso de peruas, sejam elas grandes ou pequenas. Exemplos: VW Spacefox, a VW Parati e a Peugeot 207 SW.
10) Perua Grande: Categoria “dominada” pela Volkswagen. São vendidas aqui as importadas VW Jetta (média) e VW Passat (ambas chamadas de Variant). Representantes de outras marcas são a Renault Mégane Grand Tour e a Fiat Palio Weekend (que está para perua média como o Punto está para médio).
11) Monocabine/ Microvan: Pequenas vans, menores do que as minivans e levemente maiores do que hatches compactos. A Chevrolet Meriva é uma ex-representante de muito sucesso dessa categoria. Outros exemplos são o Nissan Livina e o Fiat Idea.
12) Cabine Grande/Minivan: Categoria de carros para transporte de passageiros que viveu seu auge com a briga entre as francesas Citröen Xsara Picasso e Renault Scénic. Hoje em dia os melhores exemplos dessa classe são a Chevrolet Spin e a Nissan Grand Livina. Porém, por falta de mais integrantes, essa categoria abrange veículos maiores também, como as importadas parrudas Chrysler Town & Country e Kia Carnival.
13) Utilitários/ SUV: Carros que compartilham plataformas com picapes grandes, possuem tração integral, oferecem conforto e geralmente são dotadas de motores volumosos. Exemplos: Toyota Hilux SW4, Mitsubishi Pajero, Honda CR-V (crossover), Jeep Cherokee.
14) Picape Média: Carros derivados de hatches compactos, porém, com caçambas. Exemplos: Chevrolet Montana, VW Saveiro, Fiat Strada. Achamos que todas são compactas, o pessoal deveria mudar isso também.
15) Picape Grande: Carros com tração 4×4, com grandes caçambas, motores de dois litros ou maior. Por conta das características, são veículos caros e isso faz com que os consumidores desejem maior espaço para passageiros. Assim, essa categoria que já teve fortes concorrentes de cabine simples hoje é dominada por veículos cabine dupla. Exemplos: Nissan Frontier, Ford Ranger, Chevrolet S10, VW Amarok, Toyota Hilux e Mitsubishi L200. A falta de opções fullsize no nosso mercado acabou elevando essas médias ao patamar superior, mas todas ficariam envergonhadas ao lado de uma Ram.
As categorias acima são as que respondem por mais de 90% das vendas dos automóveis no País. Porém, há ainda outras categorias de veículos que contam com representantes no mercado.
16) SUV de Luxo: Carros de carroceria com a mesma configuração das SUV, porém com acabamento interno mais primoroso, desempenho mais esportivo, desenho mais agressivo e, muitas vezes, todos esses aspectos. Exemplos: Land Rover Range Rover Evoque, Porsche Cayenne e BMW X5.
17) Crossover: Como o próprio nome indica, “cruzamento” entre utilitário e carro de passeio. Exemplos: Mistubishi ASX (construído sobre a plataforma do Lancer), Lexus RX (construído sobre a plataforma do Lexus ES) e Audi Q5 (que compartilha a plataforma com o A5).
18) Cupê: Carros originados de um sedã, porém somente com duas portas (ao invés de quatro), pegada mais esportiva e visual mais agressivo. No passado, esta categoria era muito mais numerosa no Brasil. Com o passar do tempo, ela foi minguando. Exemplos: Mini Coupe e Kia Cerato Koup.
19) Esportivo: Essa categoria é outra que, por ser tão exclusiva, abarca carros tão diferentes quanto a Ferrari 458 Italia, a Lamborghini Murciélago, o Chevrolet Camaro e o Audi R8.
20) Conversíveis: Categoria de carros raramente vendidos no País. Composta por todos os veículos descapotáveis, seja um Smart, um Mini, um roadster da BMW ou uma Mercedes-Benz E conversível.
Estados Unidos
São mais de vinte categorias de carros nos Estados Unidos. Só de SUVs, são cinco classes diferentes de carros. Esportivos, seis. Picapes, quatro. Carros de luxo, três. As nomeclaturas abaixo são parâmetros estabelecidos pela NHTSA (Administração Nacional da Segurança do Tráfego nas Estradas) e pela EPA (Agência de Proteção Ambiental) dos EUA. Por se tratar de um mercado automotivo tão maduro e altamente desenvolvido, muitas dessas categorias possui no mínimo uma dezena de modelos diferentes
Vejamos quais são elas, e quais os carros que as representam:
1) Microcar (Microcarros): Como o próprio nome diz, carros de tamanho “micro”. O comprimento desses carros não pode ultrapassar os 3 metros. Um dos poucos carros à venda nos EUA dessa categoria é indiano Reva NEV, afora o Fortwo. Outros microcarros servem como veículos dos correios ou como carros de serviços, como o Polaris GEM.
2) Subcompact (Subcompactos): Categoria que vem ganhando adeptos num país tipicamente associado a enormes “banheiras” beberronas. É caracterizada por automóveis com 3 metros a 4,15 metros (não ultrapassando essa medida) de comprimento. Pertencem a esta categoria o Chevrolet Sonic, o Honda Fit, o Nissan Versa e o Ford Fiesta.
3) Compact (Compactos): Os maiores dentre os menores. Essa é uma descrição normalmente usada pela indústria para se referir ao carros que pertencem dessa categoria. São modelos cujo comprimento varia de 4,15 metros a 4,45 metros para hatches e 4,4 metros a 4,75 metros para conversíveis, sedãs e peruas. Uma das características que definem essa categoria é a presença de um banco traseiro. Por ser uma categoria que permite tantos tipos de veículos diferentes, com variados tamanhos, compreende uma grande parte dos automóveis mais vistos nas ruas americanas. Exemplos são o Kia Forte (o nosso Cerato, disponível nas carrocerias hatchback e sedã), o Honda Civic, o Hyundai Elantra (as duas versões disponíveis, hatch e sedã, são da mesma categoria), o Toyota Corolla, o Ford Focus (tanto o hatch quanto o sedã), o Chevrolet Cruze e o novo Dodge Dart 2013.
4) Entry-Level Luxury Car (Compactos de Luxo): Carros com porte levemente maior do que o dos carros compactos – seu comprimento fica entre os 4,6 e os 4,8 metros – porém com acabamento refinado, dirigibilidade e desempenho aprimorados. O nível de conforto esperado também contribui para aumentar um pouco as dimensões desse tipo de automóvel. Fazem parte dessa categoria os BMW Série 3, o Cadillac ATS, os Mercedes-Benz Classe C, o Audi A4, e o Lexus IS.
5) Mid-Size Cars (Carros de Tamanho Médio): Categoria que mais vende carros no mercado americano. Os representantes dessa classe automotiva têm de 4,75 a 4,9 metros de comprimento. Exemplos são o Toyota Camry, o Honda Accord, o Dodge Avenger, o Ford Fusion e o VW Passat.
6) Mid-Size Luxury Car (Carro de Luxo de Tamanho Médio): Carros com o mesmo tamanho da categoria dos automóveis médios, porém, com maior conforto e melhor desempenho. Categoria dominada pelos europeus: Audi A6, Mercedes-Benz Classe E, BMW Série 5, Volvo S80, Jaguar XF e Chrysler 300.
7) Full-Size Car (Carro Grande): Automóveis com tamanho que varia de 5,0 a 5,35 metros de extensão. Consequentemente, o espaço entreeixos desses carros também é grande, o que contribui enormemente para o alto nível de conforto existente na cabine, especialmente no banco de trás. Possuem motores grandes e, geralmente, “gasolinólatras”. Exemplos dessa categoria são o Dodge Charger, o Toyota Avalon, o Chevrolet Impala e o Ford Taurus (que até 2007 pertencia à classe dos carros médios).
8) Full-Size Luxury Car (Carro Grande de Luxo): Carros com mais de 5 metros de comprimento, muito confortáveis, de rodar silencioso e motor potente e de alta cilindrada. Exemplos típicos são os BMW Série 7, os carros da Classe S da Mercedes-Benz, o Cadillac XTS, o Audi A8, o Rolls-Royce Phantom VII, o Lincoln MKS e a Maserati Quattroporte.
9) Sports Compact (Compacto Esportivo): Carros do tamanho dos compactos, mas com pegada mais esportiva, o que significa suspensões mais duras, maior potência e melhores motores. São os carros de entrada no mundo dos esportivos. Nos EUA, pertencem a essa categoria o Subaru WRX, o Mitsubishi Lancer EVO, o Mitsubishi Eclipse, o VW Golf GTi, o Dodge Caliber SR/T e o Mini Clubman S.
10) Sports Sedan (Sedã Esportivo): Carros do tamanho de automóveis “médios”, porém que esbanjam potência, assim como esportividade em seus adereços e desempenho. Geralmente possuem carroceria cupê, mas isto não é a regra. Fazem parte desse clube o Audi RS5, o BMW M5, e o Mercedes-Benz E63 AMG.
11) Sports Car (Esportivo): Abrange carros de comportamento esportivo, e fazem parte dessa categoria tanto roadsters pequenos mas “ariscos” como o Mazda MX-5 e o Porsche Boxster quanto carros mais potentes e maiores, como o Dodge Viper. Outros representantes são o Chevrolet Corvette, o Porsche 911, o Lotus Elise, o Audi TT e a Ferrari 458 Italia.
12) Grand Tourer (GT): Maiores, mais potentes e mais pesados do que a maioria dos carros esportivos, são geralmente mais caros que os esportivos, mas são mais baratos do que os supercarros. Entre os GTs estão as Ferrari Califórnia, a F12 Berlinetta e a FF. Outro GT italiano é, como diz o nome, a Maserati Gran Turismo. O Aston Martin DB9 também é um Grand Tourer, segundo a classificação americana.
13) Supercars (Supercarros): Carros cuja velocidade máxima é de 200 Mph ou mais (322 km/h). São automóveis exclusivos, muito caros, muito rápidos e muito potentes. Fazem parte desse time as Lamborghini Aventador e Reventón, a Mercedes-Benz SLR McLaren, a Ferrari 599 GTO e o Bugatti Veyron 16.4.
14) Muscle Cars / Pony Cars: Carros de tração traseira, com motores em V, tamanho relativamente contido e desempenho esportivo. Designa uma classe de veículos que entrega velocidade e performance a preços baixos (pelo menos nos EUA). Foi muito popular nos EUA nos anos 60 e 70. Hoje a categoria está voltando ter apelo junto ao público consumidor cativo de esportivos. Seu tamanho geralmente é compatível com os veículos de Tamanho Médio (Muscle) e Compacto (Pony). Exemplos são o Dodge Challenger, o Chevrolet Camaro e o Ford Mustang.
15) Cabriolet (Conversíveis): Podem pertencer a qualquer uma das categorias acima. Geralmente, porém, é uma classe composta por automóveis compactos, esportivos (roadsters) ou compactos esportivos. Exemplos: Honda S2000, Volvo C70, Ford Mustang Convertible.
16) Mini-Sports Utility Vehicle (Mini-Utilitário): Veículo utilitário, com jeitão off-road, mas com chassis menor do que o dos utilitários convencionais. É um jipe pequeno. Exemplos no mercado americano são o Nissan Juke, o Jeep Wrangler e o Chevy Tracker.
17) Compact SUV (Utilitário Compacto): Utilitários que, mesmo que possuam chassis similar ao de caminhões leves (uma das principais características que definem os utilitários), possuem menos espaço interno para os passageiros e para a carga. Os utilitários típicos são carros do tamanho de um veículo médio (4,8 metros de comprimento). Os compactos são menores, com cerca de 4,4 m de comprimento. Geralmente usam motores menores que os SUV típicos, e assim conseguem menor consumo de combustível. Exemplos são o Ford Edge, o Jeep Compass, o VW Tiguan, o Honda CR-V, o Toyota RAV4, o Hyundai Tucson, o Kia Sportage, o Volvo XC60 e o Range Rover Evoque.
18) Mid-Size SUV (Utilitário de tamanho médio): São os utilitários de tamanho intermediário entre os compactos e os grandes. Seus tamanhos variam de 4,9 a 5,2 metros de comprimento. Além de possuirem as características típicas de um utilitário, muitas vezes são veículos de tração integral. Exemplos são o Dodge Durango, o BMW X5, o Volvo XC90, a Ford Explorer, o Hyundai Veracruz, o VW Touareg, o Nissan Pathfinder e o Land Rover Discovery.
19) Full-Size SUV (Utilitário Grande): Carros com bom nível de conforto para todos os passageiros e ótimo compartimento de carga. No entanto, costumam ser automóveis muito pesados, caros de serem fabricados e bem beberrões. Afora o risco de capotagem, costumam oferecem bom nível de segurança aos ocupantes, possuem motores de cinco litros ou mais, na maioria das vezes com configuração de cilindros em V. Carros dessa categoria comuns nos EUA são o Nissan Armada, a Chevrolet Suburban, a Ford Expedition, o Cadillac Escalade, o Lincoln Navigator, o Toyota Sequoia, o Audi Q7, o Mercedes-Benz GL e o Lexus XL.
20) Crossover Utility Vehicle – CUV (Crossover): Utilitários construídos sobre a plataforma de um carro, e que combinam elementos da carroceria e do interior de um SUV e de um carro de passeio, geralmente uma perua ou hatchback. Exemplos: Dodge Journey, Nissan Murano e BMW X6.
21) Minivan: Carros familiares, com carrocerias que parecem uma perua grande e alta. As maiores costumam ter espaço para até oito passageiros. Veículos maiores que isso, nos EUA, já são considerados “Vans” (furgões), e não são tidos como automóveis propriamente ditos. Por serem mais altos do que as outras categorias de automóveis, o motorista possui maior visibilidade da via. Na maioria das vezes, possuem uma capacidade de carga maior do que os veículos sedãs e hatches e até peruas. Exemplos à venda no mercado americanos são a Chrysler Town & Country (Dodge Grand Caravan), Ford Galaxy, Toyota Siena e a Honda Odyssey.
22) Compact Pickup Truck (Picape Compacta): Carro construído como se fosse uma versão mini de um caminhão de dois eixos. Seu comprimento é de 4,4-4,7 metros (cabine simples) a 4,8 a 5,1 (cabine estendida). Exemplos são a Chevrolet Colorado/ GMC Canyon e a Ford Ranger.
23) Mid-Size Pickup Truck (Picape de tamanho médio): Picapes cujo comprimento são levemente maiores do que as compactas: 4,8-4,9 metros (cabine simples); 5,1-5,2 metros (estendida) e 5,4 a 5,7 metros (cabine dupla). Exemplos são a Chevrolet Avalanche, a Toyota Tacoma, a Nissan Frontier e a Honda Ridgeline.
24) Full-Size Pickup Truck (Picape Grande): Veículos de motores pesados e grandes, bem espaçosos, e que se assemelham mais a caminhões do que a carros, no que diz respeito à construção e especificações. Seu comprimento é de 5,3-5,6 metros (cabine simples); 5,65 a 5,85 metros (estendida) e 5,9 a 6,3 (cabine dupla). Exemplos são a Nissan Titan, a Chevrolet Silverado/GMC Sierra, a Toyota Tundra, a Ford F-150 e a RAM 1500.
25) Full-Size Heavy Duty Pickup Truck (Picape Grande de Carga Pesada): Veículos do mesmo porte das picapes grandes, mas suportam mais carga, de 2,2 a 2,6 toneladas, enquanto que as picapes grandes comportam até duas toneladas. Somente fabricantes americanas produzem e vendem esses veículos nos EUA: a RAM, a Ford, a GM e a VIA, uma empresa de veículos elétricos de carga. Exemplos nessa categoria são o RAM 3500 Laramie, o Ford Super Duty, Chevrolet Silverado GMT900 HD e o VIA Vtrux HD.
Europa
A exemplo do que ocorre nos Estados Unidos, os países do continente categorizam os carros pelo tamanho, e não pelo tipo de carroceria. Porém, no Reino Unido é usada uma nomenclatura diferente do resto dos países europeus, que adotam as classes de carros baseadas em letras do alfabeto da Comissão Europeia. Para efeito de comparação, tentarei fazer um paralelo entre a classificação automotiva americana e a europeia.
1) A-Segment / Citycars(Segmento A/ Carros Urbanos): Abrange os automóveis das categorias microcarros e subcompactos de até 3,75 metros de comprimento, tais como classificados nos Estados Unidos. Exemplos: Fiat Panda, VW Fox, Tata Nano e o Smart Fortwo.
2) B-Segment / Supermini (Segmento B/ Supermini): Corresponde aos subcompactos de 3,8 a 4,2 metros de comprimento. Veículos à venda na Europa que fazem parte dessa classe são Ford Fiesta, Fiat Grande Punto (o nosso Punto), Audi A1, Nissan Micra (o nosso March), Honda Jazz (o nosso Fit), Citroën DS3, Citroën C3, Peugeot 208, Renault Clio e VW Polo.
3) C-Segment/ Small Family Car (Segmento C/ Carros familiares pequenos): Corresponde à categoria americana dos carros compactos. Os tamanhos, porém, variam um pouco entre os adotados na Europa e os usados nos EUA. Os hatches dessa categoria variam de 4,25 a 4,4 metros de comprimento enquanto que os sedãs vão de 4,4 a 4,55 metros de comprimento. Carros dessa categoria à venda no Velho Continente são o Ford Focus (todas as versões), Opel Astra, Chevrolet Cruze, BMW Série 1, BMW Série 3, Alfa Romeo Giulietta, Audi A3, Honda Civic, Citroën C4, Chevrolet Volt, Hyundai i30, Hyundai Veloster, Mercedes-Benz Classe C, VW Jetta, Peugeot 308 e Volvo C30.
4) D-Segment/ Large Family Cars (Segmento D/ Carros familiares grandes): Equivale às categorias americanas dos carros de porte médio e dos compactos de luxo, não importando se a carroceria é de utilitário, de sedã, de perua ou de minivan. São automóveis de 4,6 a 4,75 metros de comprimento. Carros que representam essa categoria no mercado europeu são Ford Mondeo (Novo Fusion), VW Passat, Audi A4, Chevrolet Malibu, Kia Sorento, Honda Accord, Renault Grand Scénic e Volvo V60.
5) E-Segment/Executive Cars (Segmento E/ Carros Executivos): Carros grandes, espaçosos, luxuosos e com motores potentes. Bons exemplos dessa classe são o Volvo S80, Audi A6, BMW Série 5, Jaguar XF, Mercedes-Benz Classe E, Citroën C6, Lexus GS e Toyota Camry.
6) F-Segment/ Luxury Cars (Segmento F/Carros de Luxo): São automóveis muito bem feitos, bem acabados, que oferecem muito luxo e conforto à bordo e bom desempenho ao motorista. O preço dos veículos dessa categoria está sempre entre os mais altos. Típicos representantes dessa classe no mercado europeu são Rolls-Royce Ghost, Audi A8, Porsche Panamera, Mercedes-Benz Classe S, BMW Série 7 e Maserati Quattroporte.
7) S-Segment /Sports Cars (Segmento S/Carros Esportivos): Engloba todas as seis categorias de carros esporte existentes nos EUA, além dos Roadsters. Carros dessa categoria são Nissan 370Z, Nissan GTR, Bugatti Veyron, BMW M6, Ferrari 458 Italia, Maserati Gran Turismo, Lotus Elise, Porsche 911 e Lamborghini Aventador.
8) M-Segment / Multi-Purpose Cars (Segmento M/ Carros Multiuso): Inclui minivans e vans. Exemplos: Ford Galaxy, Renault Espace, Peugeot 807, Citroën C3 Picasso e Opel Meriva.
9) J-Segment / Sport Utility Cars (Segmento J/ Carros Utilitários Esportivos): Compreende todas as cinco classes (americanas) diferentes de utilitários, e inclui veículos off-road e picapes. BMW X5, VW Touareg, Land Rover Range Rover, Volvo XC 90, Mercedes-Benz Classe M e Porsche Cayenne pertencem a essa categoria.
É possível notar o grau de desenvolvimento e a oferta gigantesca de veículos disponíveis no mercado americano pelo grande número de categorias existentes naquele país. Nos EUA, os carros são ordenados por classes baseadas no comprimento do veículo (carros de passeio); no desempenho do motor (carros esporte); no número de ocupantes (SUVs) e na capacidade e tamanho das caçambas (picapes). Na Europa, a organização das categorias automotivas é feita mais baseada no uso do veículo (se é somente para transporte próprio; transporte familiar; pilotagem esportiva; ou uso fora-da-estrada).
Já no Brasil, o que se percebe é que as categorias baseiam-se primeiramente no tipo, e depois no tamanho das carrocerias (mesmo não havendo uma medição exata tal qual ocorre nos Estados Unidos). Com a evolução da oferta no nosso mercado, está na hora também de começar a mudar essa classificação.
Fontes: Fenabrave, Comissão Europeia, NHTSA e EPA.
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