14 de jul. de 2013

Indy:Dixon domina corrida final em Toronto e vira vice-líder; Helinho é 2º

Neozelandês não teve dificuldades para confirmar sua terceira vitória consecutiva no campeonato; Hunter-Reay e Kanaan abandonam

Scott Dixon, da Chip Ganassi, em Toronto (Foto: John Cote/IndyCar)Scott Dixon, da Chip Ganassi, em Toronto (Foto: John Cote/IndyCar)

Liderando 81 das 85 voltas, Scott Dixon venceu com tranquilidade a segunda bateria da rodada dupla da Indy em Toronto, na tarde deste domingo, e assumiu a vice-liderança do campeonato.
Em seu terceiro triunfo consecutivo no ano, o piloto da Chip Ganassi largou na pole position e, mesmo com a intervenção de duas bandeiras amarelas nas últimas voltas, nunca foi incomodado na ponta.
Esta foi a 32ª conquista do bicampeão, que também venceu a corrida de abertura no Canadá, em sua carreira na Indy.
Com ritmo sólido, embora nunca páreo contra Dixon, Hélio Castroneves cruzou em segundo, a 0s8 do oceânico. O brasileiro foi sucedido por Sébastien Bourdais, que obteve seu segundo pódio consecutivo, e Dario Franchitti, em excelente prova de recuperação após se envolver num toque no início da corrida.
Tony Kanaan partiu da sexta posição no grid, mas abandonou na 36ª volta após errar no contorno da curva 2 e espatifar seu carro no muro de proteção. O atual campeão Ryan Hunter-Reay também não completou o percurso: se enroscou com Takuma Sato, da KV, no penúltimo giro e ficou para trás.

As primeiras voltas em Toronto foram pouco movimentadas. Dixon manteve a ponta na volta de abertura e disparou na frente, acompanhado de Castroneves e Power, que pulou de quinto para terceiro. Segundo no grid, Franchitti se envolveu num toque com Helinho e foi obrigado a parar precocemente nos boxes para trocar o bico do carro. De volta à pista, posicionou-se em 22º, mais de 40s atrás do líder.
Dixon continuou seu domínio nas próximas passagens. Após a primeira janela de pits, Castroneves se atrapalhou no tráfego e facilitou o trabalho do neozelandês, que a cada volta só aumentou a distância para a Penske: 6s6 no 40º giro, 6s8 no 45º, 9s0 no 50º e 13s0 no 55º.
Já Kanaan, voltando dos boxes com pneus ainda frios, espatifou seu carro no muro da curva 2 e foi o primeiro a abandonar o páreo. Esta foi a primeira desistência do vencedor das 500 Milhas de Indianápolis desde a etapa de Long Beach, no fim de abril.
Depois da última rodada de pitstops, uma colisão de James Jakes, da Rahal Letterman, na saída da curva 5 provocou a primeira bandeira amarela na pista. No entanto, somente após nova intervenção, desta vez causada por acidente de Ed Carpenter, as cinco primeiras posições – Dixon, Castroneves, Power, Bourdais e Hunter-Reay – sofreram mudanças definitivas.
Na relargada, Hunter-Reay e Power tentaram dividir o mesmo espaço na curva 1, mas se tocaram e ficaram para trás do pelotão. Como consequência, Bourdais herdou a terceira colocação, seguido de Franchitti e Ernesto Viso, da Andretti.
Com a vitória, Dixon assumiu a vice-liderança do campeonato, com 394 pontos conquistados. O neozelandês está a 31 pontos atrás de Castroneves, líder da competição. Hunter-Reay se manteve no terceiro posto na classificação, com 356 pontos. A próxima etapa da Indy será disputada no circuito misto de Mid-Ohio, apenas no dia 4 de agosto.
Resultado final – 2ª bateria/ Toronto:
Pos. Piloto (Nac./Equipe) Tempo
1º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda) 85 voltas
2º. Hélio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) a 0s8772
3º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet) a 1s7213
4º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda) a 2s7630
5º. Ernesto Viso (VEN/Andretti-Chevrolet) a 3s5804
6º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda) a 4s4245
7º. Mike Conway (ING/RLL-Honda) a 5s0432
8º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda) a 5s4582
9º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) a 5s8601
10º. Alex Tagliani (CAN/BHA-Honda) a 7s1766
11º. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda) a 7s8430
12º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda) a 14s4211
13º. Sebastián Saavedra (COL/Dragon-Chevrolet) a 1 volta
14º. Graham Rahal (EUA/RLL-Honda) a 1 volta
15º. Simona de Silvestro (SUI/KV-Chevrolet) a 1 volta
16º. Tristan Vautier (FRA/Schmidt Peterson-Honda) a 1 volta
17º. Carlos Muñoz (COL/Panther-Chevrolet) a 1 volta
18º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) a 2 voltas
19º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) a 2 voltas
20º. Takuma Sato (JAP/A. J. Foyt-Honda) a 2 voltas
21º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) a 4 voltas




Abandonaram:

Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) na 78ª volta

James Jakes (ING/RLL-Honda) na 63ª volta

Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet) na 36ª volta

Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br

Nenhum comentário: