27 de jul. de 2013

Garagem do Bellote: Fiat Oggi CSS – o único esportivo feito para homologação no Brasil


oggicsssss

Muitos dos melhores esportivos de rua da história nasceram da exigência de unidades de homologação em competições – uma quantidade mínima de carros de rua para permitir a participação daquele modelo em corridas de turismo. Lancia Delta HF, Dodge Daytona, Ferrari 288 GTO, Audi Quattro são alguns dos exemplos.
O que temos neste post é o único carro brasileiro que foi construído com fins de homologação: o Fiat Oggi CSS.

Neste post aqui, contamos a seguinte história sobre o CSS – cuja sigla significa
Cansei de Ser SexyComfort Super Sport.
“O campeonato era o Brasileiro de Marcas e Pilotos, que a Fiat recém conquistara no ano de lançamento do pequeno sedã. Vendo uma oportunidade de divulgar o modelo na categoria, a marca construiu 300 unidades para homologar o motor 1.4 (1415 cm³, mais precisamente, que era elevado para 1490 cm³ nas versões de pista), usando uma configuração digna de um italianinho invocado: cabeçote com fluxo otimizado, carburador maior, cilindrada aumentada, homocinéticas reforçadas, câmbio de relações encurtadas, barra estabilizadora mais grossa e bandejas traseiras maiores – que deram ao Oggi aquele visual bacanudo da cambagem negativa. Com as modificações o conjunto ganhou 19 cv, fôlego suficiente para competir com os rivais de 1,6 litro.
oggicsscorr
Para completar o pacote, a Fiat dedicou algum tempo ao visual do carro, equipando-o com novos retrovisores, rodas de liga leve exclusivas, cintos de segurança vermelhos, pintura preta com grafismos em vermelho e um volante esportivo igual ao do Lancia Stratos. Uma preparação cuidadosa que jamais seria vista novamente no país.”
Nosso parceiro Renato Bellote teve a honra de acelerar um dos carros mais raros e bacanas do País. Confira:
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br

Nenhum comentário: