Na década de 70, o Fusca estava entrando em seus últimos anos de vida na Europa. Em 1974 seria lançado o Golf de primeira geração, que transformou para sempre o modo como as pessoas enxergavam a Volkswagen e, na versão GTI, deu origem a um novo tipo de automóvel, o hot hatch. Mas o Fusca ainda era muito querido pelo público, e a Volks deu a uma atenção especial.
O 1302, fabricado em 1971 e 1972, era um Fusca melhorado, com novo sistema de suspensão McPherson substituindo os antigos eixos de torção. A nova suspensão melhorava bastante o comportamento do carro, e também permitiu mais espaço no porta-malas dianteiro.
A partir de 1973 entrava em cena o 1303, com seu para-brisa curvo que permitiu a adoção de um painel de verdade, feito de plástico. Além disso, o aquecedor de duas velocidades era um conforto a mais. No quesito motor, existiam opções de 1.200 cm³ e 34 cv, 1.300 cm3 e 44 cv e, no modelo S, um 1.600 cm³ de 50 cv. Para os EUA, houve ainda uma versão de 60 cv. Para 1975, último ano de fabricação do Fusca sedã na Europa (o Cabrio durou até 1978), ainda foi lançado um sistema de injeção baseado no sistema Bosch, chamado de AFC (Air Fuel Control).
Estes carros não são muito comuns mesmo na Europa, e qualquer unidade que esteja no Brasil já pode ser considerada um achado. Mas quando um deles está à venda, e em estado impecável, é realmente digno de nota.
O carro das fotos começou a ser importado em 2012 pelo proprietário, que o colocou à venda este ano. Trata-se de um 1303 “Sun Bug” americano (note os para-choques maiores) fabricado em 1974. Segundo o dono, esta série especial na cor dourada e com teto solar foi fabricada apenas naquele ano.
O carro está aparentemente impecável, e o 1303 é realmente um objeto de desejo entre os fãs dos Volkswagen refrigerados a ar pelo mundo todo.
O carro está anunciado em um grupo do Facebook dedicado aos Volkswagen antigos e também no Volksporsche.com.br. O dono pede por ele R$ 75 mil. Já entramos em contato com o vendedor em busca de mais detalhes, e atualizaremos o post quando tivermos a resposta.
Dica do leitor Eduardo_CL!
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://www.jalopnik.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário