27 de jul. de 2013

Estas são as melhores peruas que você pode comprar para o seu dia-a-dia por até R$ 50.000

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Nos últimos anos as peruas foram cruelmente sacrificadas em favor dos SUV e crossovers. Se você tiver menos de R$ 100.000 e quiser uma dessas, sua única opção é recorrer aos classificados e procurar um modelo usado. Talvez você nem lembre de todas as opções disponíveis no mercado, e é por isso que elaboramos esta lista com as melhores peruas usadas


Toyota Fielder

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O Toyota Fielder é um dos carros menos Jalop do mercado nacional. Com exceção do seu ótimo motor 1.8 16v de 136 cv com comando variável, poucas coisas nele inspiram diversão ao volante. Ele é pouco comunicativo, quase anestesiado, e o câmbio automático só tem quatro marchas. O desenho do painel é simples e utilitário, não é um lugar que você faria de tudo para voltar.
Só que ele é uma perua, e todos esses defeitos se transformam em qualidades quando se fala em carro de família. As viagens são feitas confortavelmente, sem ruídos graças ao bom isolamento acústico e sem ter que dividir espaço com bolsas e mochilas graças aos 411 litros do porta-malas. A sensação anestesiada deixa você rodar em alta velocidade sem que ninguém perceba isso, e o painel reserva espaço para o rádio lá no topo, o lugar ideal para instalar um DVD para a criançada.
Ela também trata bem seu bolso, começando pela famosa robustez mecânica que conquistou uma legião de seguidores fiéis da marca, passando pela facilidade de manutenção e custo relativamente baixo de reparo.
Quanto custa? Entre R$ 26.500 (2005) a R$ 33.000 (2008)

Volkswagen SpaceFox

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O SpaceFox é pouco lembrado quando se fala em peruas, talvez pela carroceria estreita e alta, com ares de minivan. Nossa recomendação aqui vai para a versão reestilizada, ganhou as qualidades dos novos Volkswagen como o novo painel com ergonomia excelente e a apreciada sobriedade alemã. O acabamento interno usa materiais de qualidade e a posição verticalizada de dirigir agrada às mulheres, que geralmente preferem carros “altinhos”.
O principal trunfo da peruinha da Volkswagen é o conjunto mecânico e o motor 1.6 8v de 103 cv e 14,5 mkgf, compartilhados com toda a linha nacional da marca, o que facilita na hora de encontrar peças e oficinas, além de reduzir significativamente o custo de reparação.
Por ser derivada do Fox, o banco traseiro é estreito e por isso ela não é uma perua indicada para uma família de cinco, ou com filhos adolescentes, mas atende bem as necessidades de quem gosta de passar o fim de semana no sítio/praia e até fazer viagens mais longas graça ao porta-malas, que é uma agradável surpresa com seus 460 litros.
Quanto custa? De R$ 33.000 (2010) a R$ 45.000 (2013), e a dica aqui é procurar um modelo com airbag e ABS, relativamente fáceis de encontrar no mercado de usados.

Peugeot 307 SW

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Ao contrário do sedã e do hatch, a 307 SW era importada da França, o que segundo alguns a tornava ligeiramente superior que seus irmãos latinos. Difícil dizer se é verdade ou não, mas ela certamente se destaca pelo espaço interno (são três bancos individuais na traseira), pela qualidade do acabamento (com couro e metal) e pelo grande teto panorâmico de vidro, que a torna o carro ideal para uma viagem pelo campo naqueles dias ensolarados de inverno. O motor é basicamente o mesmo 2.0 16v usado até hoje em versão flex pela dupla 308 e 408, porém com 136 cv em vez dos 151 cv gerados pela queima de etanol.
Quanto custa? De R$ 23.000 (2007, frente antiga) a R$ 34.000 (2008)

Renault Mégane Grand Tour

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O Renault Grand Tour foi um dos mais votados desta lista, e sua popularidade pode ser justificada por seus atributos. Ela ficou barata, tem duas opções de motorização (1.6 16v de 116 cv semelhante ao do Clio, Duster e Sandero, ou 2.0 16v de 138 cv), e três versões de acabamento — sendo uma delas bem agressiva com seus para-choques alargados e rodas escuras.
Seus maiores atrativos, contudo, são o espaço e o conforto. Suspensão macia, bancos envolventes, posição de dirigir baixinha e carroceria larga, que proporciona mais espaço para os ocupantes do banco de trás. Dá para acomodar filhos adolescentes sem briga de ombros, e o porta-malas de 520 litros tem espaço de sobra para a bagagem da turma toda.
Quanto custa? De R$ 25.000 (2007) a R$ 41.000 (2013)

Hyundai i30 CW

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O Hyundai i30 CW está longe de ser a melhor perua do mundo, ou qualquer outra hipérbole marqueteira que você tenha visto nas propagandas da marca, mas isso não significa que ela não seja uma boa opção de perua usada para o seu dia-a-dia.
O motor 2.0 16v tem 145 cv e comando variável de válvulas. A suspensão traseira usa braços múltiplos, que garante uma rodagem confortável sem abrir mão da capacidade de fazer curvas e inspirar uma condução mais animada. O porta-malas é pouco maior que o do hatch, com 415 litros, mas o entre-eixos de 2,7 metros facilita a vida dos adultos e dos adolescentes mais espichados na traseira. A lista de equipamentos tem tudo o que se espera de um carro do século 21: ABS, airbag duplo e direção elétrica.
A manutenção pode ser um pouco cara na rede autorizada, mas a popularização do conjunto mecânico ( o motor é semelhante aos demais 2.0 do grupo Hyundai-Kia) facilita na hora de encontrar peças.
Quanto custa?  De R$ 39.000 (2010) a R$ 51.000 (2012)

Chevrolet Corsa Wagon

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Produto da época em que a GM do Brasil ainda reproduzia os modelos Opel, o Corsa Wagon tem uma gama de motores confiáveis e robustos (1.0 16v, 1.6 8v e 1.6 16v) e as versões GLS, topo de linha, podiam ser equipadas com airbag duplo e computador de bordo. Minha escolha pessoal seria a 1.6 8v, mais robusto e fácil de manter que a versão multiválvulas. Os componentes podem ser encontrados até hoje nas autorizadas e em qualquer loja de auto peças. Você pode até modernizar a dianteira com o conjunto frontal do Chevrolet Classic… pensando bem, melhor não.
Quanto custa? Entre R$ 12.000 (1999) e R$ 16.000 (2001)

Fiat Palio Weekend

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Bem… é um Palio mais espaçoso. A mesma oferta de motores, a mesma facilidade de reparo e manutenção e também os mesmos problemas. É um raro caso em que o porta-malas do sedã é maior que da perua: leva 460 litros, enquanto o Siena transporta 500 l, mas a abertura vai até o assoalho, o que facilita na hora de transportar cargas mais pesadas.
Quanto custa? Entre R$ 12.000 (1998) e R$ 35.000 (2013)

Peugeot 206/207 SW

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O 206 SW tem boa oferta de equipamentos e motores, além do design que marcou época. O 207 SW melhorou a problemática suspensão do anterior, mas teve suas linhas desfiguradas por uma adaptação do estilo do 207 europeu sobre o modelo antigo. Ambos foram equipados com os motores 1.4 8v (75 cv) e 1.6 16v (112 cv) e tiveram versões Escapade, com suspensão mais alta e acabamento mais caprichado. Também teve versões com teto solar (Moonlight) e câmbio tiptronic de quatro marchas.
Quanto custa? Entre R$ 17.000 (206 2006) a R$ 35.000 (207 2012)

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Um comentário:

Anônimo disse...

Ficou meio vago as descrições dos carros, alguns você fala muito do motor e outras do espaço interno e porta malas já que a mesma é bem inferior que outras concorrentes.