Equipe das quatro argolas mosra dominância durante todo final de semana; time de Bruno Senna abandonou
Sob comando de Tom Kristensen no protótipo #2, a Audi
conquistou, de maneira dominante, na manhã deste domingo, sua 12ª
vitória nas 24 Horas de Le Mans.
Foi o terceiro triunfo da montadora alemã na temporada, e a nona na carreira do dinamarquês – a primeira desde 2008 -, que ampliou ainda mais seu recorde de vitórias na prova. Foi também a quarta conquista consecutiva da antiga Auto Union na mais tradicional prova de endurance.
Durante todo o final de semana, houve diferentes acidentes em pista, o que causou muitas intervenções por parte do safety car, que entrou repetidas vezes no traçado.
Na classe LMP1, o R18 #3, pilotado por Lucas di Grassi, Marc Gené e Oliver Jarvis, fechou o final de semana em terceiro. Para um brasileiro, é o melhor resultado na disputa desde 2008, quando Ricardo Zonta, com um Peugeot 908 HDi, chegou na mesma colocação. Entre as duas Audis, ficou o Toyota #8, pilotado por Sebastian Buemi.
No quarto final da disputa, a chuva veio forte na pista. Junto com ela, as condições do traçado também caíram, provocando alguns acidentes. O primeiro deles ocorreu com o Toyota #7, que derrapou no asfalto e bateu no muro de segurança na curva Porsche.
Após um reparo, o protótipo japonês voltou para a pista. Como estava com larga vantagem dos adversários que o seguiam, retornou na mesma posição em que entrou nos boxes, na quarta colocação, posição também final do time.
Na LMP2, a equipe OAK mostrou sua força e fechou o fim de semana com seus dois Morgan-Nissan na ponta: o #35, de Bertrand Baguette, Ricardo González e Martin Plowman na liderança, e o #24 logo atrás. Em seguida, veio o Oreca 03 #26, da equipe G-Drive.
Na classe GTE-Pro, o Vantage V8 de Bruno Senna, líder durante boa parte do percurso, sofreu um acidente no 249º giro – quando Frédéric Makowiecki estava no volante – e abandonou a disputa.
Com isso, a Porsche fez dobradinha na categoria, com o carro #92 de Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas à frente do #91, pilotado por Jorg Bergmeister, Patrick Pilet e Timo Bernhard. O Aston Martin #97, de Stefan Mucke, Darren Turner e Peter Dumbreck, fechou o top 3.
Na GTE Am, o Porsche 911, pilotado pelo trio Raymond Narac,
Christophe Bourret e Jean-Karl Vernay, levou a vitória para a equipe
Imsa Performance. O pódio foi completado pelas Ferraris da AF Corse – o
carro #55 de Piergiuseppe Perazzini, Darryl O’Young e Lorenzo Casè à
frente do #61 de Jack Gerber, Matt Griffin e Marco Cioci.
O trio comandado por Cioci liderou a divisão pelas primeiras seis horas de corrida. Porém, com as condições climáticas e da pista mudando constantemente, o carro italiano começou a cair de rendimento. O trio francês, então, assumiu a liderança nas últimas quatro horas, abrindo vantagem de um giro para os demais e cravando a conquista.
O pódio do evento prestou uma homenagem a Allan Simonsen, que morreu decorrente de um forte acidente logo nos primeiros minutos da corrida. Foi hasteada a meio palmo uma bandeira da Dinamarca, país natal do piloto, e do também vencedor Kristensen.
A próxima etapa do calendário do Mundial de Endurance (WEC) será as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos, no dia 1º de setembro.
Classificação final – 24 Horas de Le Mans:
Foi o terceiro triunfo da montadora alemã na temporada, e a nona na carreira do dinamarquês – a primeira desde 2008 -, que ampliou ainda mais seu recorde de vitórias na prova. Foi também a quarta conquista consecutiva da antiga Auto Union na mais tradicional prova de endurance.
Durante todo o final de semana, houve diferentes acidentes em pista, o que causou muitas intervenções por parte do safety car, que entrou repetidas vezes no traçado.
Na classe LMP1, o R18 #3, pilotado por Lucas di Grassi, Marc Gené e Oliver Jarvis, fechou o final de semana em terceiro. Para um brasileiro, é o melhor resultado na disputa desde 2008, quando Ricardo Zonta, com um Peugeot 908 HDi, chegou na mesma colocação. Entre as duas Audis, ficou o Toyota #8, pilotado por Sebastian Buemi.
No quarto final da disputa, a chuva veio forte na pista. Junto com ela, as condições do traçado também caíram, provocando alguns acidentes. O primeiro deles ocorreu com o Toyota #7, que derrapou no asfalto e bateu no muro de segurança na curva Porsche.
Após um reparo, o protótipo japonês voltou para a pista. Como estava com larga vantagem dos adversários que o seguiam, retornou na mesma posição em que entrou nos boxes, na quarta colocação, posição também final do time.
Na LMP2, a equipe OAK mostrou sua força e fechou o fim de semana com seus dois Morgan-Nissan na ponta: o #35, de Bertrand Baguette, Ricardo González e Martin Plowman na liderança, e o #24 logo atrás. Em seguida, veio o Oreca 03 #26, da equipe G-Drive.
Na classe GTE-Pro, o Vantage V8 de Bruno Senna, líder durante boa parte do percurso, sofreu um acidente no 249º giro – quando Frédéric Makowiecki estava no volante – e abandonou a disputa.
Com isso, a Porsche fez dobradinha na categoria, com o carro #92 de Marc Lieb, Richard Lietz e Romain Dumas à frente do #91, pilotado por Jorg Bergmeister, Patrick Pilet e Timo Bernhard. O Aston Martin #97, de Stefan Mucke, Darren Turner e Peter Dumbreck, fechou o top 3.
Bruno Senna com o Vantage V8 em Le Mans (Foto: Divulgação/MF2)
O trio comandado por Cioci liderou a divisão pelas primeiras seis horas de corrida. Porém, com as condições climáticas e da pista mudando constantemente, o carro italiano começou a cair de rendimento. O trio francês, então, assumiu a liderança nas últimas quatro horas, abrindo vantagem de um giro para os demais e cravando a conquista.
O pódio do evento prestou uma homenagem a Allan Simonsen, que morreu decorrente de um forte acidente logo nos primeiros minutos da corrida. Foi hasteada a meio palmo uma bandeira da Dinamarca, país natal do piloto, e do também vencedor Kristensen.
A próxima etapa do calendário do Mundial de Endurance (WEC) será as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos, no dia 1º de setembro.
Classificação final – 24 Horas de Le Mans:
Classe LMP1 (cinco primeiros) | ||
Pos. | Equipe/Modelo/Pilotos | Tempo final |
1º. | Audi #2 R18 e-tron quattro (Tom Kristensen/Allan McNish/Loic Duval) | 348 voltas |
2º. | Toyota #8 TS030 Hybrid (Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin) | a 1 volta |
3º. | Audi #3 R18 e-tron quattro (Marc Gené/Oliver Jarvis/Lucas di Grassi) | a 1 volta |
4º. | Toyota #7 TS030 Hybrid (Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki Nakajima) | a 7 voltas |
5º. | Audi #1 R18 e-tron quattro (André Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel Fassler) | a 10 voltas |
Classe LMP2 (cinco primeiros) | ||
1º. | OAK #35 Morgan-Nissan (Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo González) | 329 voltas |
2º. | OAK #24 Morgan-Nissan (Olivier Pla/Alex Brundle/David Heinemeier Hansson) | a 1 volta |
3º. | G-Drive #26 Oreca 03-Nissan (Roman Rusinov/John Martin/Mike Conway) | a 2 voltas |
4º. | Greaves #42 Zytek Z11SN-Nissan (Michael Krumm/Jann Mardenborough/Lucas Ordóñez) | a 2 voltas |
5º. | PeCom #49 Oreca 03-Nissan (Luis Pérez-Companc/Pierre Kaffer/Nicolas Minassian) | a 4 voltas |
Classe GTE-Pro (cinco primeiros) | ||
1º. | Porsche #92 911 RSR (Marc Lieb/Richard Lietz/Romain Dumas) | 315 voltas |
2º. | Porsche #91 911 RSR (Jorg Bergmeister/Patrick Pilet/Timo Bernhard) | a 2min10s631 |
3º. | Aston Martin #97 Vantage V8 (Stefan Mucke/Darren Turner/Peter Dumbreck) | a 1 volta |
4º. | Corvette #73 C6.R (Antonio García/Jan Magnussen/Jordan Taylor) | a 1 volta |
5º. | AF Corse #71 458 Italia GT2 (Olivier Beretta/Kamui Kobayashi/Toni Vilander) | a 3 voltas |
Aston Martin #99 Vantage V8 (Frédéric Makowiecki/Bruno Senna/Rob Bell) | abandonou na 249ª volta | |
Classe GTE-Am (cinco primeiros) | ||
1º. | Imsa #76 Porsche 997 GT3-RSR (Raymond Narac/Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret) | 306 voltas |
2º. | AF Corse #55 458 Italia GT2 (Piergiuseppe Perazzini/Darryl O’Young/Lorenzo Casè) | a 1 volta |
3º. | AF Corse #61 458 Italia GT2 (Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci) | a 1 volta |
4º. | Dempsey Del Piero #77 Porsche 997 GT3-RSR (Patrick Dempsey/Joe Foster/Patrick Long) | a 1 volta |
5º. | Larbre #50 Corvette C6.R (Patrick Bornhauser/Julien Canal/Ricky Taylor) | a 4 voltas |
Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado! Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário