Mercedes Classe A, BMW 118i e Citroën DS4 ganharam mais uma companhia na categoria dos hatches premium: acabamos de acelerar o Volvo V40 no evento de seu lançamento em Vitória, Espírito Santo. Confira neste post seus principais destaques e os pacotes de equipamentos e acessórios.
O V40 é o novo carro de entrada da Volvo – mas esta é a sua única semelhança com o finado C30. Mais largo, longo e com entre-eixos bem mais generoso, o hatch com toque de perua (ou seria uma perua com toque de hatch?) usa a plataforma C1, também usada pelo atual Focus europeu (que será apresentado no Salão de Buenos Aires e chegará no Brasil no fim do ano).
A perua V60 e o hatch V40 – ou seria peruetch? Belo shape!
Ainda esta semana vocês lerão nossa avaliação completa do V40. Os gearheads vão curtir bastante o fato de a versão importada para cá ser a T4, com motor 2.0 turbo de cinco cilindros: são 180 cv a 5.000 rpm e 30,6 mkgf de torque a 2.700 rpm, acompanhado do câmbio automático Geartronic de seis marchas. Números: acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 s, com máxima limitada a 250 km/h. Quem é fã de Marea, de Audi RS3 e do antigo Jetta sabe de qual música mecânica estamos falando – de bônus, gravei um pequeno vídeo com o ronco dele. Aguardem!
Neste post, vou apresentar os principais equipamentos de série e os preços dos pacotes de opcionais.
Equipamentos de série
Para o Brasil, a Volvo optou por uma estratégia diferente da adotada pela BMW e Mercedes-Benz: os carros são trazidos mais completos (e, portanto, mais caros) e com maior gama de opcionais.Vamos começar pelos equipamentos de série: o V40 traz ar digital de duas zonas, bancos de ajustes elétricos na dianteira, revestimentos todos em couro (incluindo o volante), sensores de estacionamento traseiro, de chuva e crepuscular, controlador automático de velocidade, chave do tipo keyless com partida por botão, rodas aro 17, direção elétrica regulável em carga de rigidez, painel de instrumentos todo em TFT customizável em três modos (Eco, Elegance e Performance – cujo grande diferencial é o conta-giros assumindo a posição central do velocímetro, veja imagem abaixo) e sistema multimídia com tela de 7″ (não é touchscreen. A versão touchscreen, acompanhada de conexão à internet via celular ou modem USB, é um acessório de cerca de R$ 6.800).
Na parte de segurança, ele já vem equipado desde a versão básica com sete air bags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), freios ABS com EBD, controle de tração e de estabilidade e o sistema City Safety, que freia o carro automaticamente (em velocidades de até 50 km/h) se os sensores não detectarem nenhuma reação do motorista em um impacto iminente.
Opcionais em pacotes
Sport, High Tech e Safety. São os nomes dos três pacotes de equipamentos opcionais oferecidos pela Volvo, que podem ser combinados. Alguns itens dentro deles podem ser adquiridos separadamente – mas certamente a um valor que não compensa sair do pacote.Sport (R$ 12.000): adiciona teto solar panorâmico (foto acima), faróis de xenônio adaptativos, rodas de liga aro 18.
High Tech (R$ 10.000): GPS (sim, ele não vem de série, mesmo pecado do Mercedes-Benz Classe A), câmera traseira de estacionamento (Park Assist) e leitor de DVD.
Safety (R$ 15.000): sistemas de proteção de impacto lateral (BLIS), de detecção de pontos cegos, de piloto automático adaptativo (mantém a distância determinada pelo motorista em relação ao carro da frente), leitura de placas de velocidade, assistente de mudanças incidentais de faixa, alerta de tráfego lateral (para saídas cegas, como ao sair de uma vaga de shopping de ré) e o air bag externo para pedestres, que dispara sob o capô, projetando-se em direção ao para-brisa.
Se é verdade que uma unidade forrada com todos estes pacotes passa dos R$ 150 mil, também é verdade que nenhum de seus concorrentes consegue ser equipado com tanta coisa. Faremos esta balança na avaliação completa do Volvo V40, ainda esta semana, acompanhado do que realmente importa para nós, gearheads: impressões dinâmicas.
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