Nesta semana a Ford antecipou a apresentação da próxima geração do Ford Focus em um evento na Argentina, onde será produzido. O modelo será lançado oficialmente no dia 20 de junho no Salão de Buenos Aires e deve chegar ao Brasil entre outubro e novembro. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o próximo Focus.
O novo Focus é a principal arma da Ford em sua estratégia de tornar-se uma referência nos segmentos superiores, como ela parece estar conseguindo fazer com o Fusion. A concorrência do Focus, contudo, é mais acirrada, pois com versões sedã e hatch, ele encara rivais de marcas mais bem sucedidas neste segmento dos sedãs e hatches médios como Chevrolet Cruze, Peugeot 308/408 e a dupla Honda Civic/ Toyota Corolla.
Por isso especula-se que, ao contrário do New Fiesta, a Ford lançará as duas versões simultaneamente e reforçará a publicidade para a versão sedã, seu ponto fraco desde o lançamento em 2002.
As versões seguirão a nomenclatura atual da Ford, já usada no New Fiesta: a básica S, a intermediária SE e a topo de linha Titanium. Esta última será a vitrine tecnológica da marca antecipando a tendência de adotar recursos antes vistos apenas em modelos mais luxuosos e caros em carros de segmentos inferiores para agregar valor. Assim espere equipamentos como a central multimídia do Fusion, assistente de estacionamento, partida por botão, controle de tração e estabilidade, seis airbags, e sensores de chuva, de estacionamento e crepuscular.
Apesar de fazer do Focus uma vitrine tecnológica, a Ford dificilmente trará o aclamado motor Ecoboost — imaginamos que devido à proximidade de preços com o modelo de entrada do Fusion. Sendo assim, as opções de motorização oferecidas continuarão as mesmas: 1.6 Sigma — porém agora comando duplo variável como o do New Fiesta, capaz de gerar 130 cv com etanol —, e o atual Duratec 2.0 renovado com pré-aquecimento do combustível para partida a frio e injeção direta, que deve aumentar sensivelmente a potência do motor. Espere algo próximo aos 160 cv, a atual média do segmento. O 2.0 terá como opcional o câmbio automatizado Powershift, de dupla embreagem, tal como Fiesta e Ecosport.
Como você já deve estar esperando, a versão Station Wagon não será trazida para o mercado latino, assim como a versão ST, com seu 2.0 turbo de 255 cv e 38,5 mkgf que leva o carro a 100 km/h em 6,5 segundos.
Ainda não há preços nem data de chegada oficial para o Focus, mas como dissemos anteriormente, ele deve estar entre nós já no segundo semestre. Por quanto? Aceitamos o palpite do nosso leitor Luiz Felipe: a partir de R$ 58.900,00 no hatch e R$ 59.900,00 na versão sedã.
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