Faltando poucos dias para a primeira apresentação do novo Focus ao público do Mercosul, que será feita durante o Salão de Buenos Aires a partir do dia 20, novas informações sobre o carro a ser vendido no Brasil vão surgindo.
A Ford já fez uma pré-apresentação do modelo para a imprensa argentina (ao lado do também novo Kuga e do New Fiesta) e nesta quinta-feira (13) lançou um site para cadastro de interessados e divulgação das atrações do veículo. Pelo visto, a marca vai repetir a estratégia de ir mostrando o novo Focus aos poucos, como fez com o EcoSport e com o New Fiesta brasileiro num passado recente.
Conforme antecipamos em abril, a chegada do Focus de terceira geração às lojas brasileiras só acontecerá mesmo em outubro/novembro, com lançamento para a imprensa previsto para setembro – ao contrário de algumas mídias que davam como certa a estreia do carro já em agosto. Como fez na época da estreia do atual modelo, a Ford vai priorizar a versão sedã nas campanhas de marketing. Pode reparar que apenas o três volumes foi mostrado na pré-apresentação na Argentina e, agora no site dedicado ao carro, é esta configuração que aparece em destaque, com o hatch ao fundo da imagem (abaixo). Certamente isso se deve ao fato de que o segmento de sedãs médios é bem mais concorrido (e com nomes fortes como Civic e Corolla) do que o dos hatches médios, onde os rivais mais fortes serão o Cruze hatch e o Peugeot 308. Mas, cá pra nós, é bem mais fácil prever o sucesso do Focus hatch que o do sedã – basta olhar a concorrência.
A Ford já fala abertamente que o novo Focus será a “vitrine de tecnologias” da empresa. O modelo vai trazer itens como a central multimídia MyFord Touch, emprestada do Fusion, e até o park assist, que manobra o carro sozinho. Esses serão luxos oferecidos pela versão Titanium topo de linha, que agregará ainda ar digital de duas zonas, seis airbags, botão de partida e os sensores de iluminação, estacionamento e chuva. Mas desde a versão básica S o modelo virá com ar-condicionado, direção elétrica, vidros/travas/retrovisores elétricos, duplo airbag, ABS e rodas de liga. Na sequência, o intermediário SE deverá incorporar os controles de tração/estabilidade e o ar digital, além de outros mimos.
Os atuais motores darão lugar a versões mais evoluídas deles mesmos. O Sigma 1.6 16V será da versão TiVCT (com duplo comando de válvulas variável) que equipa o New Fiesta, mas com potência superior aos 130 cv oferecidos no compacto. “O novo Focus é mais pesado que o atual, mas a relação peso-potência será mais favorável que a de hoje”, adianta um informante. “Já a versão 2.0 16V será a grande surpresa”, completa. Ainda que os detalhes estejam sob sigilo, espera-se que o propulsor incorpore tecnologias vindas do Sigma TiVCT, como o comando duplo variável e o sistema easy-start, que dispensa o tanquinho de partida a frio. A potência ficará acima dos 160 cv da versão norte-americana. E a transmissão automática de quatro marchas atual dará lugar à novíssima Powershift de dupla embreagem e seis marchas, também já usada no EcoSport e no Fiesta.
A Ford brasileira está avaliando o uso do motor 1.6 Ecoboost (turbo e injeção direta) no Brasil, mas diz que não dá para lançá-lo na versão somente a gasolina. Enquanto não sai um Ecoboost flex, os preços dos 1.6 e 2.0 evoluídos deverão ficar entre R$ 56 mil (hatch 1.6 S) e R$ 84 mil (sedã 2.0 Titanium).
Antes do Focus, porém, a Ford lançará por aqui a versão reestilizada do New Fiesta Sedan. Ainda importado do México, o três volumes terá as mesmas novidades do hatch, como o motor 1.5 e o 1.6 evoluído, o câmbio Powershift e o ar digital de duas zonas. A apresentação à imprensa está marcada para o começo de julho.
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