Finalmente passamos dois seis dígitos em nosso guia de compra e, há alguns dias, perguntamos aos leitores: que carro você compraria gastando algo entre R$ 100 mil e R$ 150 mil? A primeira parte com as respostas você confere agora!
Mas antes, alguns esclarecimentos. Primeiro: listas são, por natureza, controversas — é por isso que as respostas a cada uma das perguntas sempre vêm em duas partes. Sempre vai ter um comentarista dizendo “faltou o [insira o nome do carro aqui], como é que vocês deixaram passar?”, e sempre tentamos incluí-lo na próxima parte — desde que, claro, seja mesmo um carro bacana.
Segundo: esta é uma lista feita por vocês. Sim, fazemos uma seleção criteriosa dos melhores, e os carros que são escolhidos refletem o gosto pessoal de todos vocês. Não estamos fazendo um guia para “melhores compras”, e sim para os carros mais legais — alguns carros agradam a todos, outro não, é natural. E nem todas escolhas são racionais. E, talvez a gente esteja muito a fim de colocar determinado modelo na lista, mas não podemos porque… vocês não sugeriram. É a vida.
Dito isso, aproveitem a primeira parte da lista e nos digam se esquecemos de algum!
BMW 320i
Não é preciso mais de R$ 100 mil para comprar um BMW novo, como já vimos na última parte da série. Mas se você acha que o Série 1 de 136 cv não é um BMW de verdade, uma bela opção é o 320i, com motor 2.0 turbo de 184 cv e 27,5 mkgf. O modelo mais barato custa R$ 129.950.
Mercedes-Benz C200
A situação é parecida na Mercedes-Benz: até dá para comprar um Mercedes com menos de R$ 100 mil (visto o sedutor Classe A), mas aqui temos um agravante: a tração do hatch é dianteira. Nesse caso, o Mercedes-Benz C200 Turbo Avantgarde pode te seduzir ainda mais. A potência e o torque são exatamente iguais aos do BMW 320i: 184 cv e 27,5 mkgf de torque, no entanto o Mercedes é um pouco mais caro: R$ 138.500.
Passat Variant
O Jetta TSI é um carro bacana, com um motor bacana, e preço bacana. Mas e se você quiser uma perua com este motor? A solução é o Passat Variant, que custa a partir de R$ 118.657 e traz o mesmo motor 2.0 TSI de 211 cv.
Ford Fusion Ecoboost AWD
O novo Fusion quer brigar com todo mundo, até com os grandes sedãs com motor V6. E, para isso, existe o Fusion Ecoboost AWD: 240 cv, tração integral, bem recheado de equipamentos; porte avantajado e cara de Aston Martin (pois é, pegou), tudo por R$ 114.990 — menos do que a dupla alemã lá em cima.
Lancer Sportback Ralliart
Não dá para acelerar os 295 cv do Lancer Evolution X com menos de R$ 200 mil reais. Mas você quer um Mitsubishi com tração integral e tempero esportivo por menos grana? O esquecido Lancer Sportback Ralliart custa R$ 139.990 e traz um bem disposto motor 2.0 turbo de 250 cv e 35 mkgf de torque, que leva o Sportback aos 100 km/h em 7,1 segundos, com máxima de 220 km/h. Claro, o visual da traseira é meio controverso, mas você vai do lado de dentro ou do lado de fora do carro?
Audi A4 2.0 TFSI
A razão te diz para comprar um Jetta TSI, mas se você fizer questão de um emblema mais nobre na grade dianteira, o A4 pode ser uma boa opção. O motor é o mesmo 2.0 turbo, mas com o sobrenome TFSI. A versão que pode ser colocada nesta lista é a Ambiente, com 180 cv e tração dianteira, que custa R$ 130.900 — a versão com 211 cv e tração integral vai ter que ficar para a próxima parte da série.
Mini Roadster
Se você não é do tipo que compra carro por metro, o Mini Roadster é uma das opções mais divertidas nessa faixa de preço. Ele também acaba com muitos preconceitos sobre o comportamento dinâmico dos conversíveis, pois dobra as curvas com o mesmo talento que seu irmão cupê. Custa R$ 145.000 e entrega 185 cv e muitas horas de diversão a céu aberto. Precisa mais?
Porsche 911
Da última vez sugerimos o Porsche 911SC Targa, do qual encontramos três unidades anunciadas na internet por menos de R$ 100 mil. Com um orçamento mais gordo (algo como R$ 130-150 mil)já é possível investir em um cupê legítimo, com motor boxer de seis cilindros e 2.7 litros, ou um mais moderno, de três litros. Claro que estes são só dois exemplares, mas não devem ser os únicos.
Pontiac G8
Encontramos este carro há pouco mais de dois anos, anunciado por R$ 160 mil. De lá para cá o valor caiu para R$ 155 mil, mas a proposta continua interessante: um sedã com motor V8 L76 de seis litros, 361 cv de potência e 53,2 kgfm de torque, que foi o último carro da Pontiac e está destinado a se tornar um futuro clássico. Nossa dica: o carro está à venda há pelo menos quatro anos, e já chegou a ser anunciado por R$ 225 mil, portanto, se você for um bom negociante, talvez consiga um preço ainda mais bacana por este Omega on steroids.
Chevrolet Trailblazer
A versão com motor turbodiesel de 2.8 litros e 180 cv ficou famosa por ser o carro nacional mais caro do Brasil, custando a partir R$ 159.490. No entanto, a versão com motor V6 a gasolina de 239 cv custa bem menos — a partir de R$ 133.000 — e promete desempenho interessante em um veículo capaz, espaçoso e robusto.
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