Americano liderou dobradinha da modesta Front Row com David Gilliland, em corrida marcada por fortes acidentes e longa interrupção por conta da chuva
O primeiro lance “estranho” da prova foi o retorno de Denny Hamlin a bordo da bolha Toyota da Joe Gibbs, porém apenas pelas primeiras 23 voltas. Conforme prevê o regulamento da categoria, toda equipe tem direito a trocar de pilotos no meio da corrida, sem com isso perder os pontos daquele carro no resultado final.
Como o americano ainda não estava com as costas totalmente recuperadas de sua batida com Joey Logano em Fontana, aA tática foi adotada e Brian Vickers assumiu o comando do #11 durante a primeira parada. Entretanto, ele foi envolvido no primeiro big one da tarde (vídeo abaixo), iniciado quando Marcos Ambrose espremeu Kyle Busch contra Kasey Kahne, levando o piloto da Hendrick a rodar e acertar diversos outros competidores que vinham atrás. Entre os 13 envolvidos estavam vários favoritos, como Kevin Harvick, Tony Stewart e Greg Biffle.
A corrida seguiu entre bandeiras verdese a amarelas até 63 voltas para o final, quando uma forte chuva na cidade do Alabama provocou longa bandeira vermelha no superspeedway de 2,66 milhas. Quando foi autorizado o reinício, ainda houve tempo para que Ricky Stenhouse Jr. gerasse outro big one, em tentativa desastrada de ultrapassagem sobre o retardatário JJ Yeley.
No final, Ragan e Gilliland fizeram um trabalho de dupla perfeito para superar os favoritos Carl Edwards e Matt Kenseth, alcançando primeira e segunda posições e levando o piloto do #34 à segunda vitória na série. O competidor do Fusion #99 da Roush Fenway ainda sustentou o terceiro lugar, enquanto o Toyota #20 da Joe Gibbs despencou para oitavo no resultado final.
Michael Waltrip recebeu a quadriculada em quarto, à frente do líder do campeonato, Jimmie Johnson. Em uma prova tão confusa, o pentacampeão conquistou uma importante quinta posição, mantendo-se na ponta da tabela com vantagem de 41 pontos sobre Edwards.
O atual campeão Brad Keselowski foi outro sobrevivente, mas completou somente em 15º. O resultado foi suficiente só para fazer o representante da Penske ganhar o posto de Kasey Kahne e reaparecer entre os cinco primeiros na classificação geral. A 11ª etapa da Sprint Cup será disputada no próximo sábado, no oval de Darlington.
Resultado final – Talladega (dez primeiros):
Pos. | Piloto (Nac./Equipe) | Tempo |
1º. | David Ragan (EUA/Front Row Ford) | 192 voltas em 3h26min02s |
2º. | David Gilliland (EUA/Front Row Ford) | a 0s213 |
3º. | Carl Edwards (EUA/Roush Fenway Ford) | a 0s227 |
4º. | Michael Waltrip (EUA/Michael Waltrip Toyota) | a 0s293 |
5º. | Jimmie Johnson (EUA/Hendrick Chevrolet) | a 0s307 |
6º. | Regan Smith (EUA/Phoenix Chevrolet) | a 0s403 |
7º. | Martin Truex Jr. (EUA/Michael Waltrip Toyota) | a 0s416 |
8º. | Matt Kenseth (EUA/Joe Gibbs Toyota) | a 0s416 |
9º. | Scott Speed (EUA/Leavine Ford) | a 0s489 |
10º. | Aric Almirola (EUA/Richard Petty Ford) | a 0s492 |
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