/
Aproveitando as condições totalmente peculiares do GP de
Mônaco, um circuito de rua extremamente travado e com baixíssimo
desgaste de pneus, Nico Rosberg enfim converteu uma de suas três pole
positions em vitória nesta temporada, ao dominar ponta a ponta uma prova
bastante agitada neste domingo.
O momento mais difícil para o alemão foi na largada, quando ele chegou a ficar lado a lado com o companheiro Lewis Hamilton na freada da primeira curva. Após sustentar a liderança, o germânico administrou com maestria o desgaste da borracha da Pirelli, não sendo mais ameaçado até o final.
Ao todo, a etapa de Monte Carlo, sexta da temporada 2013 da F1, teve duas bandeiras amarelas generalizadas e uma vermelha. A primeira intervenção veio com um forte acidente de Felipe Massa na 30ª volta, numa repetição quase idêntica da pancada de sábado de manhã, na Sainte Dévote.
O brasileiro deixou o carro sentindo dores no pescoço e nos ombros, e até chegou a colocar um colar imobilizador no caminho até o hospital, onde passou por uma bateria de exames e não foi constatada nenhuma lesão.
Naquele momento, Sebastian Vettel aproveitou para antecipar seu primeiro pitsop. As Mercedes fizeram o mesmo no giro seguinte, mas isso não foi o suficiente para evitar que Hamilton perdesse o segundo e terceiro postos para o tricampeão e seu companheiro de Red Bull, Mark Webber.
A interrupção mais séria ocorreu num forte acidente entre a Williams de Pastor Maldonado e as Marussias de Max Chilton e Jules Bianchi. Já a última entrada do safety car foi cortesia de Romain Grosjean, que provocou um acidente com Daniel Ricciardo na chicane do Porto.
Vettel confirmou o segundo lugar e subiu para 107 pontos na tabela de pontuação, abrindo vantagem de 21 pontos na liderança do campeonato. Isso porque seus principais rivais, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, terminaram somente em décimo e sétimo, respectivamente, indo a 86 e 78 pontos.
O espanhol da Ferrari fez sua atuação mais apagada no ano, chegando a sofrer ultrapassagens de Sergio Pérez, Adrian Sutil e Jenson Button ao longo das 78 voltas. O finlandês, por sua vez, estava em quinto, até ser tocado por um agresssivo Pérez e sofrer um furo de pneu, indo parar em 16º. O finlandês ainda teve tempo de fazer uma brilhante recuperação no fim, ultrapassando seis carros para manter viva a sequência de 23 GPs consecutivos na zona de pontuação.
Confira como foi o GP de Mônaco:
Volta 1 – Antes mesmo da largada, Jules Bianchi sofre problemas e Massa herda mais um posto, indo para 20º. Com a luz verde, Vettel ataca Hamilton pelo segundo lugar, sem sucesso. Os seis primeiros sustentam suas posições. Giedo van der Garde acerta a Williams de Pastor Maldonado na Loews, provocando danos nos dois carros. Ambos têm que procurar reparos nos boxes, mas seguem na corrida. Com isso, Massa completa a passagem de abertura em 18º.
Volta 4 – Pelo rádio, Jenson Button reclama que o companheiro Pérez cortou a chicane do Porto e o segundo S da Piscina quando seria ultrapassado por ele. O mexicano acaba cedendo posição ao companheiro de McLaren para evitar punição.
Volta 8 – Após vários minutos segurando o pelotão, Rosberg e Hamilton começam a abrir diferença em relação a Vettel. A distância de Rosberg para ele chega a 3s2 e de Hamilton, 1s9
Volta 9 – Charles Pic, que vinha em 16º, abandona com problemas de motor. O carro chegou a apresentar um princípio de incêndio, rapidamente controlado pelos fiscais.
Volta 18 – Alonso começa a ser atacado por Button, mas responde de prontidão e se torna o mais rápido da pista, com 1min20s7. A rápida resposta do espanhol mostra o quanto os pilotos estão controlando o ritmo para cuidar dos pneus.
Volta 22 – O engenheiro pede que Rosberg aperte um pouco o ritmo, que estava na casa de 1min21s7. Imediatamente, o líder da prova crava 1min21s1, dando outro exemplo de como o desempenho vem sendo controlado em prol da administração da borracha.
Volta 25 – Mark Webber é o primeiro entre os ponteiros a procurar os boxes para um pitstop, tirando os pneus supermacios por um jogo novo de macios.
Volta 26 – Com borracha nova, Di Resta ultrapassa Massa pelo 15º lugar. Raikkonen e Button entram para o primeiro pit, trocando pneus supermacios pelos macios. Massa também e segue uma tática inversa dos líderes, substituindo seu jogo de tarja amarela por um de banda vermelha.
Volta 28 – Alonso entra nos pits e substitui os pneus supermacios pelos macios. O espanhol regressa exatamente atrás de Raikkonen, onde já estava antes.
Volta 30 – Massa bate forte na Sainte Dévote, em acidente quase idêntico ao que sofreu no sábado de manhã. O brasileiro sai do carro sentindo dores no ombro e no pescoço, e volta aos boxes usando um colar imobilizador. Logo depois, é encaminhado ao hospital para fazer exames. O carro de segurança é acionado, e Vettel e Pérez aproveitam para fazer o primeiro pistop.
Volta 31 – Rosberg e Hamilton param com uma volta de atraso após a bandeira amarela generalizada. Lewis acaba se dando mal e perde posição para as duas Red Bulls.
Volta 39 – Relargada com Rosberg, Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Button, Pérez, Sutil e Jean-Éric Vergne como os dez primeiros.
Volta 40 – Hamilton mergulha por dentro na entrada da Rascasse e tenta ultrapassagem sobre Webber, que se segura por fora e mantém a posição.
Volta 42 – Pérez dá o troco em cima de Button e ganha a sétima colocação, em bela manobra na freada da chicane do Porto.
Volta 44 – Pérez tenta a mesma manobra sobre Alonso, que corta a chicane para se manter em sexto.
Volta 45 – Pastor Maldonado emparelha sua Williams com a Marussia de Max Chilton na saída da chicane do Porto. Contudo, o inglês fecha o espaço do venezuelano e ambos batem forte na entrada da Tabacaria, gerando bandeira vermelha. A outra Marussiam de Jules Bianchi, também é coletada na confusão e perde o bico.
Volta 46 – Após 12 minutos de paralisação, a corrida volta a ser realizada. Seguindo o regulamento, os competidores voltam à ação com um jogo totalmente novo de pneus. Entre os ponteiros, somente Raikkonen optou por um jogo de compostos macios. Os demais preferiram os supermacios.
Volta 47 – Relargada. Por cortar a chicane em defesa de posição, Alonso teve de ceder o sexto lugar a Pérez, caindo para sétimo.
Volta 51 – Sutil ultrapassa Button por dentro na Loews, assumindo o oitavo lugar.
Volta 57 – Sutil mergulha por dentro da Loews novamente, dessa vez ultrapassando Alonso pela sétima colocação.
Volta 62 – Em disputa com Daniel Ricciardo, Romain Grosjean perde a freada da chicane do Porto e enche a traseira do australiano, quebrando sua própria asa dianteira e o aerofólio traseiro da Toro Rosso. O carro de segurança foi novamente acionado, por conta dos detritos deixados na pista.
Volta 67 – Terceira relargada do GP de Mônaco. Rosberg lidera Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Pérez, Sutil, Alonso, Button e Vergne.
Volta 69 – Pérez força novamente para cima de Raikkonen, toca o bico no pneu traseiro e gera um furo na borracha do finlandês.
Volta 70 – Com um pneu furado, Raikkonen segura o pelotão atrás de si até entrar nos boxes, quando enfim realiza o pit extra. Button aproveita a confusão e ultrapassa Alonso, pulando para sétimo.
Volta 73 – Pérez sofre um problema de vazamento e abandona, deixando a quinta posição para Sutil. Com isso, Alonso volta a subir para sétimo.
Volta 78 – Rosberg cruza tranquilo para vencer de ponta a ponta no Principado, conquistando sua segunda vitória na carreira e primeira em 2013. Foi também o primeiro triunfo da Mercedes na temporada e 11º em toda a história da montadora na categoria. Vettel confirma o sólido segundo lugar, disparando no campeonato. Mark Webber fecha o pódio em terceiro, seguido por Hamilton, Sutil, Button, Alonso, Vergne, Di Resta e Raikkonen.
DESTAQUE POSITIVO
Nico Rosberg. Controlou as ações com maestria desde a primeira volta, mostrando total capacidade de domínio, assim como já havia feito no GP da China de 2012. Resta saber até que ponto os adversários vão acusar a Mercedes de ter se beneficiado do teste secreto com a Pirelli após o GP da Espanha.
DESTAQUE NEGATIVO
Felipe Massa e Romain Grosjean. Ambos repetiram em dois momentos do fim de semana erros praticamente idênticos. O francês ainda nos brindaria com outra manobra desastrada no fim da corrida, abalroando Daniel Ricciardo na saída do túnel.
CURIOSIDADE
Com o triunfo deste domingo, Rosberg se tornou o primeiro filho de um vencedor do GP de Mônaco a também conquistá-lo por si mesmo, igualando o feito de 30 anos antes do pai, Keke, que vencera a prova em 1983.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Pole position: Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min13s876
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min16s577
Líderes: Rosberg (1-78)
Volta 1 – Antes mesmo da largada, Jules Bianchi sofre problemas e
Massa herda mais um posto, indo para 20º. Com a luz verde, Vettel ataca
Hamilton pelo segundo lugar, sem sucesso. Os seis primeiros sustentam
suas posições. Giedo van der Garde acerta a Williams de Pastor Maldonado
na Loews, provocando danos nos dois carros. Ambos têm que procurar
reparos nos boxes, mas seguem na corrida. Com isso, Massa completa a
passagem de abertura em 18º.
Volta 4 – Pelo rádio, Jenson Button reclama que o companheiro Pérez cortou a chicane do Porto e o segundo S da Piscina quando seria ultrapassado por ele. O mexicano acaba cedendo posição ao companheiro de McLaren para evitar punição.
Volta 8 – Após vários minutos segurando o pelotão, Rosberg e Hamilton começam a abrir diferença em relação a Vettel. A distância de Rosberg para ele chega a 3s2 e de Hamilton, 1s9
Volta 9 – Pic, que vinha em 16º, abandona com problemas de motor. O carro chegou a apresentar um princípio de incêndio, rapidamente controlado pelos fiscais.
Volta 18 – Alonso começa a ser atacado por Button, mas responde de prontidão e se torna o mais rápido da pista, com 1min20s7. O aumento no ritmo do espanhol mostra o quanto o ritmo está sendo limitado pelo cuidado com os pneus.
Volta 22 – O engenheiro pede que Rosberg aperte um pouco o ritmo, que estava na média de 1min21s7. Imediatamente, o líder da prova crava 1min21s1. Outra mostra de como os competidores estão preocupados com o desgaste da borracha.
Volta 23 – Maldonado toca de leve em Chilton, em disputa pela 17ª colocação. O inglês ruma imediatamente aos boxes para um pitstop. Daniel Ricciardo é o primeiro a parar, colocando novo jogo de pneus supermacios.
Volta 25 – Mark Webber entra nos boxes e troca os pneus supermacios pelos macios.
Volta 26 – Com pneus novos, Di Resta ultrapassa Massa pelo 15º lugar. Raikkonen e Button entram para o primeiro pit, trocando pneus supermacios pelos macios. Massa também para, substituindo seus macios pelos supermacios.
Volta 28 – Di Resta continua a dar um show à parte, ultrapassando Esteban Gutiérrez, por fora na Sainte Dévote, pelo 13º posto. Alonso entra nos pits para substituir os pneus supermacios pelos macios. O espanhol regressa exatamente atrás de Raikkonen, onde já estava antes.
Volta 30 – Massa bate forte na Sainte Dévote, em acidente quae idêntico ao que sofreu no sábado de manhã. O brasileiro sai do carro sentindo dores no ombro e no pescoço, e volta aos boxes usando um imobilizador. Logo depois, é encaminhado ao hospital para fazer exames. O carro de segurança é acionado, e Vettel e Pérez aproveitam para fazer o primeiro pistop.
Volta 31 – Rosberg e Hamilton param com uma volta de atraso após a bandeira amarela generalizada. Lewis acaba se dando mal e perde posição para as duas Red Bulls.
Volta 39 – Relargada com Rosberg, Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Button, Pérez, Sutil e Vergne como os dez primeiros.
Volta 40 – Hamilton mergulha por dentro e tenta ultrapassagem sobre Webber, que se segura por fora e mantém a posição.
Volta 42 – Pérez dá o troco em cima de Button e ganha a sétima posição, em bela manobra na freada da chicane do Porto.
Volta 44 – Pérez tenta a mesma manobra sobre Alonso, que corta a chicane para manter posição.
Volta 45 – Maldonado coloca por fora para tentar ultrapassar Chilton na saída da chicane do Porto. O inglês fecha o espaço do venezuelano e ambos batem forte na entrada da Tabacaria, gerando bandeira vermelha. Bianchi também é coletado na confusão e perde o bico.
Volta 46 – Após 12 minutos de paralisação, a corrida volta a ser realizada. Seguindo o regulamento, os competidores substituem os pneus durante a paralisação. Entre os ponteiros, somente Raikkonen colocou um novo jogo de compostos macios. Os demais trocaram os macios desgastados por um novo jogo de supermacios.
Volta 47 – Relargada. Por cortar a chicane em defesa de posição, Alonso teve de ceder o sexto lugar a Pérez, caindo para sétimo.
Volta 51 – Sutil ultrapassa Button por dentro na Loews, assumindo o oitavo lugar.
Volta 53 – Pérez tenta outra manobra de ultrapassagem na saída do túnel, dessa vez sobre Raikkonen. Os dois acabaram cortando a chicane.
Volta 57 – Sutil mergulha por dentro da Loews mais uma vez e ultrapassa Alonso pela sétima colocação.
Volta 62 – Em disputa com Daniel Ricciardo, Romain Grosjean perde a freada da chicane do Porto e enche a traseira do australiano, quebrando sua asa dianteira e o aerofólio traseiro da Toro Rosso. O carro de segurança foi novamente acionado, por conta dos detritos deixados na pista.
Volta 67 – Terceira relargada do GP de Mônaco. Rosberg lidera Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Pérez, Sutil, Alonso, Button e Jean-Éric Vergne.
Volta 69 – Pérez força novamente para cima de Raikkonen, toca o bico no pneu traseiro e gera um furo na borracha do finlandês.
Volta 70 – Raikkonen segura o pelotão com o pneu avariado, até entrar nos boxes para fazer a trocar inesperada. Button aproveita a confusão e ultrapassa Alonso, assumindo a sétima colocação.
Volta 73 – Pérez sofre um problema de vazamento e abandona, deixando a quinta posição para Sutil. Com isso, Alonso volta a subir para sétimo.
Volta 78 – Rosberg cruza tranquilo para vencer de ponta a ponta no Principado, conquistando sua segunda vitória na carreira e primeira em 2013. Foi também o primeiro triunfo da Mercedes na temporada e 11º em toda a história da montadora na categoria. Vettel confirma o sólido segundo lugar, disparando no campeonato. Mark Webber fecha o pódio em terceiro, seguido por Hamilton, Sutil, Button, Alonso, Vergne, Di Resta e Raikkonen.
DESTAQUE POSITIVO
Nico Rosberg. Controlou as ações com maestria desde a primeira volta, mostrando total capacidade de domínio, assim como já havia feito no GP da China de 2012. Resta saber até que ponto os adversários vão acusar a Mercedes de ter se beneficiado com o teste secreto com a Pirelli após o GP da Espanha.
DESTAQUE NEGATIVO
Felipe Massa e Romain Grosjean. Os dois sofreram acidentes praticamente idênticos ao longo do fim de semana. O francês ainda completou o fim de semana desastrado abalroando Daniel Ricciardo no fim da prova.
CURIOSIDADE
Com o triunfo deste domingo, Rosberg se tornou o primeiro filho de um vencedor do GP de Mônaco a também conquistá-lo por si mesmo, igualando o feito de 30 anos antes do pai, Keke, que vencera a prova em 1983.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Pole position: Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min13s876
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min16s577
Líderes: Rosberg (1-78)
[Participe! Deixe aqui seu comentário. Obrigado!O momento mais difícil para o alemão foi na largada, quando ele chegou a ficar lado a lado com o companheiro Lewis Hamilton na freada da primeira curva. Após sustentar a liderança, o germânico administrou com maestria o desgaste da borracha da Pirelli, não sendo mais ameaçado até o final.
Ao todo, a etapa de Monte Carlo, sexta da temporada 2013 da F1, teve duas bandeiras amarelas generalizadas e uma vermelha. A primeira intervenção veio com um forte acidente de Felipe Massa na 30ª volta, numa repetição quase idêntica da pancada de sábado de manhã, na Sainte Dévote.
O brasileiro deixou o carro sentindo dores no pescoço e nos ombros, e até chegou a colocar um colar imobilizador no caminho até o hospital, onde passou por uma bateria de exames e não foi constatada nenhuma lesão.
Naquele momento, Sebastian Vettel aproveitou para antecipar seu primeiro pitsop. As Mercedes fizeram o mesmo no giro seguinte, mas isso não foi o suficiente para evitar que Hamilton perdesse o segundo e terceiro postos para o tricampeão e seu companheiro de Red Bull, Mark Webber.
A interrupção mais séria ocorreu num forte acidente entre a Williams de Pastor Maldonado e as Marussias de Max Chilton e Jules Bianchi. Já a última entrada do safety car foi cortesia de Romain Grosjean, que provocou um acidente com Daniel Ricciardo na chicane do Porto.
Vettel confirmou o segundo lugar e subiu para 107 pontos na tabela de pontuação, abrindo vantagem de 21 pontos na liderança do campeonato. Isso porque seus principais rivais, Kimi Raikkonen e Fernando Alonso, terminaram somente em décimo e sétimo, respectivamente, indo a 86 e 78 pontos.
O espanhol da Ferrari fez sua atuação mais apagada no ano, chegando a sofrer ultrapassagens de Sergio Pérez, Adrian Sutil e Jenson Button ao longo das 78 voltas. O finlandês, por sua vez, estava em quinto, até ser tocado por um agresssivo Pérez e sofrer um furo de pneu, indo parar em 16º. O finlandês ainda teve tempo de fazer uma brilhante recuperação no fim, ultrapassando seis carros para manter viva a sequência de 23 GPs consecutivos na zona de pontuação.
Confira como foi o GP de Mônaco:
Volta 1 – Antes mesmo da largada, Jules Bianchi sofre problemas e Massa herda mais um posto, indo para 20º. Com a luz verde, Vettel ataca Hamilton pelo segundo lugar, sem sucesso. Os seis primeiros sustentam suas posições. Giedo van der Garde acerta a Williams de Pastor Maldonado na Loews, provocando danos nos dois carros. Ambos têm que procurar reparos nos boxes, mas seguem na corrida. Com isso, Massa completa a passagem de abertura em 18º.
Volta 4 – Pelo rádio, Jenson Button reclama que o companheiro Pérez cortou a chicane do Porto e o segundo S da Piscina quando seria ultrapassado por ele. O mexicano acaba cedendo posição ao companheiro de McLaren para evitar punição.
Volta 8 – Após vários minutos segurando o pelotão, Rosberg e Hamilton começam a abrir diferença em relação a Vettel. A distância de Rosberg para ele chega a 3s2 e de Hamilton, 1s9
Volta 9 – Charles Pic, que vinha em 16º, abandona com problemas de motor. O carro chegou a apresentar um princípio de incêndio, rapidamente controlado pelos fiscais.
Volta 18 – Alonso começa a ser atacado por Button, mas responde de prontidão e se torna o mais rápido da pista, com 1min20s7. A rápida resposta do espanhol mostra o quanto os pilotos estão controlando o ritmo para cuidar dos pneus.
Volta 22 – O engenheiro pede que Rosberg aperte um pouco o ritmo, que estava na casa de 1min21s7. Imediatamente, o líder da prova crava 1min21s1, dando outro exemplo de como o desempenho vem sendo controlado em prol da administração da borracha.
Volta 25 – Mark Webber é o primeiro entre os ponteiros a procurar os boxes para um pitstop, tirando os pneus supermacios por um jogo novo de macios.
Volta 26 – Com borracha nova, Di Resta ultrapassa Massa pelo 15º lugar. Raikkonen e Button entram para o primeiro pit, trocando pneus supermacios pelos macios. Massa também e segue uma tática inversa dos líderes, substituindo seu jogo de tarja amarela por um de banda vermelha.
Volta 28 – Alonso entra nos pits e substitui os pneus supermacios pelos macios. O espanhol regressa exatamente atrás de Raikkonen, onde já estava antes.
Volta 30 – Massa bate forte na Sainte Dévote, em acidente quase idêntico ao que sofreu no sábado de manhã. O brasileiro sai do carro sentindo dores no ombro e no pescoço, e volta aos boxes usando um colar imobilizador. Logo depois, é encaminhado ao hospital para fazer exames. O carro de segurança é acionado, e Vettel e Pérez aproveitam para fazer o primeiro pistop.
Volta 31 – Rosberg e Hamilton param com uma volta de atraso após a bandeira amarela generalizada. Lewis acaba se dando mal e perde posição para as duas Red Bulls.
Volta 39 – Relargada com Rosberg, Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Button, Pérez, Sutil e Jean-Éric Vergne como os dez primeiros.
Volta 40 – Hamilton mergulha por dentro na entrada da Rascasse e tenta ultrapassagem sobre Webber, que se segura por fora e mantém a posição.
Volta 42 – Pérez dá o troco em cima de Button e ganha a sétima colocação, em bela manobra na freada da chicane do Porto.
Volta 44 – Pérez tenta a mesma manobra sobre Alonso, que corta a chicane para se manter em sexto.
Volta 45 – Pastor Maldonado emparelha sua Williams com a Marussia de Max Chilton na saída da chicane do Porto. Contudo, o inglês fecha o espaço do venezuelano e ambos batem forte na entrada da Tabacaria, gerando bandeira vermelha. A outra Marussiam de Jules Bianchi, também é coletada na confusão e perde o bico.
Volta 46 – Após 12 minutos de paralisação, a corrida volta a ser realizada. Seguindo o regulamento, os competidores voltam à ação com um jogo totalmente novo de pneus. Entre os ponteiros, somente Raikkonen optou por um jogo de compostos macios. Os demais preferiram os supermacios.
Volta 47 – Relargada. Por cortar a chicane em defesa de posição, Alonso teve de ceder o sexto lugar a Pérez, caindo para sétimo.
Volta 51 – Sutil ultrapassa Button por dentro na Loews, assumindo o oitavo lugar.
Volta 57 – Sutil mergulha por dentro da Loews novamente, dessa vez ultrapassando Alonso pela sétima colocação.
Volta 62 – Em disputa com Daniel Ricciardo, Romain Grosjean perde a freada da chicane do Porto e enche a traseira do australiano, quebrando sua própria asa dianteira e o aerofólio traseiro da Toro Rosso. O carro de segurança foi novamente acionado, por conta dos detritos deixados na pista.
Volta 67 – Terceira relargada do GP de Mônaco. Rosberg lidera Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Pérez, Sutil, Alonso, Button e Vergne.
Volta 69 – Pérez força novamente para cima de Raikkonen, toca o bico no pneu traseiro e gera um furo na borracha do finlandês.
Volta 70 – Com um pneu furado, Raikkonen segura o pelotão atrás de si até entrar nos boxes, quando enfim realiza o pit extra. Button aproveita a confusão e ultrapassa Alonso, pulando para sétimo.
Volta 73 – Pérez sofre um problema de vazamento e abandona, deixando a quinta posição para Sutil. Com isso, Alonso volta a subir para sétimo.
Volta 78 – Rosberg cruza tranquilo para vencer de ponta a ponta no Principado, conquistando sua segunda vitória na carreira e primeira em 2013. Foi também o primeiro triunfo da Mercedes na temporada e 11º em toda a história da montadora na categoria. Vettel confirma o sólido segundo lugar, disparando no campeonato. Mark Webber fecha o pódio em terceiro, seguido por Hamilton, Sutil, Button, Alonso, Vergne, Di Resta e Raikkonen.
DESTAQUE POSITIVO
Nico Rosberg. Controlou as ações com maestria desde a primeira volta, mostrando total capacidade de domínio, assim como já havia feito no GP da China de 2012. Resta saber até que ponto os adversários vão acusar a Mercedes de ter se beneficiado do teste secreto com a Pirelli após o GP da Espanha.
DESTAQUE NEGATIVO
Felipe Massa e Romain Grosjean. Ambos repetiram em dois momentos do fim de semana erros praticamente idênticos. O francês ainda nos brindaria com outra manobra desastrada no fim da corrida, abalroando Daniel Ricciardo na saída do túnel.
CURIOSIDADE
Com o triunfo deste domingo, Rosberg se tornou o primeiro filho de um vencedor do GP de Mônaco a também conquistá-lo por si mesmo, igualando o feito de 30 anos antes do pai, Keke, que vencera a prova em 1983.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Pole position: Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min13s876
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min16s577
Líderes: Rosberg (1-78)
Pos. | Piloto (Nac./Equipe) | Tempo |
1º. | Nico Rosberg (ALE/Mercedes) | 78 voltas |
2º. | Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) | a 3s8 |
3º. | Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) | a 6s3 |
4º. | Lewis Hamilton (ING/Mercedes) | a 13s8 |
5º. | Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) | a 21s4 |
6º. | Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) | a 23s1 |
7º. | Fernando Alonso (ESP/Ferrari) | a 26s7 |
8º. | Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari) | a 27s2 |
9º. | Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) | a 27s6 |
10º. | Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) | a 36s5 |
11º. | Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) | a 42s5 |
12º. | Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault) | a 42s6 |
13º. | Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) | a 43s2 |
14º. | Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth) | a 49s8 |
15º. | Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault) | a 1min02s5 |
16º. | Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes) | a 6 voltas |
Abandonaram | ||
Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) | na 64ª volta | |
Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari) | na 62ª volta | |
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth) | na 59ª volta | |
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) | na 45ª volta | |
Felipe Massa (BRA/Ferrari) | na 29ª volta | |
Charles Pic (FRA/Caterham-Renault) | na 8ª volta |
Volta 4 – Pelo rádio, Jenson Button reclama que o companheiro Pérez cortou a chicane do Porto e o segundo S da Piscina quando seria ultrapassado por ele. O mexicano acaba cedendo posição ao companheiro de McLaren para evitar punição.
Volta 8 – Após vários minutos segurando o pelotão, Rosberg e Hamilton começam a abrir diferença em relação a Vettel. A distância de Rosberg para ele chega a 3s2 e de Hamilton, 1s9
Volta 9 – Pic, que vinha em 16º, abandona com problemas de motor. O carro chegou a apresentar um princípio de incêndio, rapidamente controlado pelos fiscais.
Volta 18 – Alonso começa a ser atacado por Button, mas responde de prontidão e se torna o mais rápido da pista, com 1min20s7. O aumento no ritmo do espanhol mostra o quanto o ritmo está sendo limitado pelo cuidado com os pneus.
Volta 22 – O engenheiro pede que Rosberg aperte um pouco o ritmo, que estava na média de 1min21s7. Imediatamente, o líder da prova crava 1min21s1. Outra mostra de como os competidores estão preocupados com o desgaste da borracha.
Volta 23 – Maldonado toca de leve em Chilton, em disputa pela 17ª colocação. O inglês ruma imediatamente aos boxes para um pitstop. Daniel Ricciardo é o primeiro a parar, colocando novo jogo de pneus supermacios.
Volta 25 – Mark Webber entra nos boxes e troca os pneus supermacios pelos macios.
Volta 26 – Com pneus novos, Di Resta ultrapassa Massa pelo 15º lugar. Raikkonen e Button entram para o primeiro pit, trocando pneus supermacios pelos macios. Massa também para, substituindo seus macios pelos supermacios.
Volta 28 – Di Resta continua a dar um show à parte, ultrapassando Esteban Gutiérrez, por fora na Sainte Dévote, pelo 13º posto. Alonso entra nos pits para substituir os pneus supermacios pelos macios. O espanhol regressa exatamente atrás de Raikkonen, onde já estava antes.
Volta 30 – Massa bate forte na Sainte Dévote, em acidente quae idêntico ao que sofreu no sábado de manhã. O brasileiro sai do carro sentindo dores no ombro e no pescoço, e volta aos boxes usando um imobilizador. Logo depois, é encaminhado ao hospital para fazer exames. O carro de segurança é acionado, e Vettel e Pérez aproveitam para fazer o primeiro pistop.
Volta 31 – Rosberg e Hamilton param com uma volta de atraso após a bandeira amarela generalizada. Lewis acaba se dando mal e perde posição para as duas Red Bulls.
Volta 39 – Relargada com Rosberg, Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Alonso, Button, Pérez, Sutil e Vergne como os dez primeiros.
Volta 40 – Hamilton mergulha por dentro e tenta ultrapassagem sobre Webber, que se segura por fora e mantém a posição.
Volta 42 – Pérez dá o troco em cima de Button e ganha a sétima posição, em bela manobra na freada da chicane do Porto.
Volta 44 – Pérez tenta a mesma manobra sobre Alonso, que corta a chicane para manter posição.
Volta 45 – Maldonado coloca por fora para tentar ultrapassar Chilton na saída da chicane do Porto. O inglês fecha o espaço do venezuelano e ambos batem forte na entrada da Tabacaria, gerando bandeira vermelha. Bianchi também é coletado na confusão e perde o bico.
Volta 46 – Após 12 minutos de paralisação, a corrida volta a ser realizada. Seguindo o regulamento, os competidores substituem os pneus durante a paralisação. Entre os ponteiros, somente Raikkonen colocou um novo jogo de compostos macios. Os demais trocaram os macios desgastados por um novo jogo de supermacios.
Volta 47 – Relargada. Por cortar a chicane em defesa de posição, Alonso teve de ceder o sexto lugar a Pérez, caindo para sétimo.
Volta 51 – Sutil ultrapassa Button por dentro na Loews, assumindo o oitavo lugar.
Volta 53 – Pérez tenta outra manobra de ultrapassagem na saída do túnel, dessa vez sobre Raikkonen. Os dois acabaram cortando a chicane.
Volta 57 – Sutil mergulha por dentro da Loews mais uma vez e ultrapassa Alonso pela sétima colocação.
Volta 62 – Em disputa com Daniel Ricciardo, Romain Grosjean perde a freada da chicane do Porto e enche a traseira do australiano, quebrando sua asa dianteira e o aerofólio traseiro da Toro Rosso. O carro de segurança foi novamente acionado, por conta dos detritos deixados na pista.
Volta 67 – Terceira relargada do GP de Mônaco. Rosberg lidera Vettel, Webber, Hamilton, Raikkonen, Pérez, Sutil, Alonso, Button e Jean-Éric Vergne.
Volta 69 – Pérez força novamente para cima de Raikkonen, toca o bico no pneu traseiro e gera um furo na borracha do finlandês.
Volta 70 – Raikkonen segura o pelotão com o pneu avariado, até entrar nos boxes para fazer a trocar inesperada. Button aproveita a confusão e ultrapassa Alonso, assumindo a sétima colocação.
Volta 73 – Pérez sofre um problema de vazamento e abandona, deixando a quinta posição para Sutil. Com isso, Alonso volta a subir para sétimo.
Volta 78 – Rosberg cruza tranquilo para vencer de ponta a ponta no Principado, conquistando sua segunda vitória na carreira e primeira em 2013. Foi também o primeiro triunfo da Mercedes na temporada e 11º em toda a história da montadora na categoria. Vettel confirma o sólido segundo lugar, disparando no campeonato. Mark Webber fecha o pódio em terceiro, seguido por Hamilton, Sutil, Button, Alonso, Vergne, Di Resta e Raikkonen.
DESTAQUE POSITIVO
Nico Rosberg. Controlou as ações com maestria desde a primeira volta, mostrando total capacidade de domínio, assim como já havia feito no GP da China de 2012. Resta saber até que ponto os adversários vão acusar a Mercedes de ter se beneficiado com o teste secreto com a Pirelli após o GP da Espanha.
DESTAQUE NEGATIVO
Felipe Massa e Romain Grosjean. Os dois sofreram acidentes praticamente idênticos ao longo do fim de semana. O francês ainda completou o fim de semana desastrado abalroando Daniel Ricciardo no fim da prova.
CURIOSIDADE
Com o triunfo deste domingo, Rosberg se tornou o primeiro filho de um vencedor do GP de Mônaco a também conquistá-lo por si mesmo, igualando o feito de 30 anos antes do pai, Keke, que vencera a prova em 1983.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
Pole position: Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min13s876
Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min16s577
Líderes: Rosberg (1-78)
Disponível no(a):http://tazio.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário