Esportivo conversível rosna alto em avaliação. Preços começarão em 420 mil.
Da independência para as mãos da Ford, e daí para os indianos da Tata, a Jaguar acumulou uma dívida com os admiradores da marca: desde 1975 não oferecia um esportivo conversível. O F-Type chega para saldar o débito. Com juros.
Aceleramos as três versões do novo conversível, que pode ser equipado com motores turbo V6 (de 335 e 375 cavalos) e V8 (448 cv). Todas contam com transmissão automática de oito marchas, com opção de trocas por aletas no volante. Marcos Saade, gerente de marketing da Jaguar para a America Latina, prevê que as vendas do F-Type no Brasil devem começar entre julho e agosto, por a partir de R$ 420 mil para o V6 até "pouco mais" de R$ 500 mil para a versão de maior luxo e desempenho, equipada com o V8.
O Jaguar S-Type é um carro para dois. Uma barra transversal do lado direito do console e bem sugestiva como ponto de apoio. Dependendo do ímpeto e habilidade do motorista do novo modelo da Jaguar, e bem possível que o passageiro sinta-se mesmo tentado a agarrar-se nela.
Não se trata de cliché para falar de esportivos com motorzão! Os engenheiros da Jaguar trabalharam o sistema de escape do carro para ir de um rosnado de gato selvagem ao ronco grave e metálico de um carro de competição. Esse ruído é companhia permanente e tempera a experiência ao volante.
Um bem localizado botão no console altera a condução do carro para um estágio ainda mais esportivo. O conjunto motor/transmissão fica arisco, a suspensão um pouco mais firme e o ronco do motor mais bravo; a direção, naturalmente bastante direta, não sofre muita alteração no modo esportivo.
A versão 3.0 V6S acrescenta 40 cavalos de potência, rodas aro 19 e alguns requintes ao acabamento. Um canhão, que a Jaguar, sem medo de ser feliz, botou na pista do circuito de Navarra para avaliação dos jornalistas. Tarde difícil...
A versão V8 de 5 litros pode ser reconhecida de fora pelas rodas aro 20 e pelas quatro saídas do escapamento (os V6 tem duas saídas centrais de escape). As borboletas atrás do volante são acobreadas, assim como o botão de partida e a tecla de acionamento do modo esportivo. Mas diferença mesmo você sente, claro, ao acelerar.
Afunde o pé numa reta e em três segundos a velocidade já bate os 200 km/h. Não dá para explorar a faixa vermelha do conta giros numa estradinha pública... Quanto ao comentário que fiz acima da conversa em tom confortável: basta acelerar o V8 para que o dialogo fique entre a turbulência e o ronco do motor.
Haverá uma versão cupê do F-Type? A Jaguar afirma que não há planos, mas extra-oficialmente admite-se que ela virá, no próximo ano . Deverá pesar cerca de 70 kg a menos que o conversível. A fera vai ficar ainda mais brava.
Viagem a convite da Jaguar
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