29 de abr. de 2013

Volvo testa sistema inspirado no KERS da F-1

Economia de combustível pode chegar a 25%
A Volvo divulgou informações sobre os testes que vem fazendo relativos à criação de um sistema de recuperação de energia cinética, o equivalente ao KERS utilizado na Fórmula 1. De acordo com a montadora sueca, os resultados foram positivos e indicam que, com o dispositivo instalado, é possível alcançar até 25% de economia de combustível.


Os testes foram realizados até o momento com um S60, um carro com tração dianteira. Assim, o KERS fica localizado no eixo traseiro, armazenando energia durante as frenagens e utilizando-a nas retomadas ou quando o carro alcança altas e constantes velocidades – situação de estrada, por exemplo.

Assim como o dispositivo da F-1, este criado pela Volvo em parceria com a SKF propicia 80 cavalos de potência adicionais ao veículo. No caso do S60 dos testes, o teste de aceleração de 0 a 100 km/h foi feito em 5,5 segundos, o que representa uma redução de 1,1s na comparação com o S60 convencional.

Apesar de apresentar os avanços, a Volvo ainda não mencionou qualquer prazo para que a tecnologia seja introduzida nos veículos de rua.

Disponível no(a):http://quatrorodas.abril.com.br

Nenhum comentário: